Escola de Formação e Criação do Ceará

destaques_site

Porto Iracema das Artes recebe evento da Caminhada Rumos Itaú Cultural 2015

Porto Iracema das Artes recebe evento da Caminhada Rumos Itaú Cultural 2015

OKflyer_virtual_C.Rumos_fortaleza_rev (1)

Com o objetivo de apresentar o programa Rumos Itaú Cultural e tirar possíveis dúvidas ligadas aos processos de inscrição e avaliação dos trabalhos, os membros da comissão de seleção do Rumos vão participar de conversas em cidades espalhadas por todo o país. Em Fortaleza, a conversa será nesta quinta-feira, 10 de setembro, às 18h30, no Cena 15, com entrada gratuita. Serão disponibilizadas 200 vagas e os ingressos serão distribuídos por ordem de chegada.

O Itaú Cultural, representado pela gerente do Núcleo Enciclopédia Tânia Rodrigues e pelo de Inovação Marcos Cuzziol, apresenta a 17ª edição do programa Rumos, cujas inscrições estão abertas e vão até o dia 6 de novembro. Eles falarão sobre esta plataforma de fo­mento do instituto à produção artística brasileira e as inovações que consolidam a reformulação realizada em 2013.

O modelo segue aberto, podendo ser inscritos projetos de todas as áreas de expressão e iniciativas híbridas, sem limitação dos campos de investigação, com grande liberdade para artistas, produtores e pesquisadores definirem as regras de produção e apresentação de seus trabalhos. Entre as novidades está a organização das propostas em três grandes campos: criação e desenvolvimento (concepção e/ou desenvolvimento de projetos artísticos-culturais), documentação (organização e preservação de acervos relacionados à arte e à cultura brasileiras) e pesquisa (desenvolvimento de pesquisas em arte e cultura brasileiras), definidos para facilitar o processo de inscrição. Outra inovação é o fim do teto orçamentário para as propostas, o que abre novas possibilidades para os proponentes.

O processo de seleção dos projetos também ganha uma nova fase. Antes de passarem para a Comissão de Seleção, as propostas agora serão examinadas por 30 avaliadores contratados pelo instituto entre as mais diversas áreas de atuação e regiões do país, os quais farão a primeira fase seletiva. Os nomes desta comissão prévia não serão revelados antes do resultado final para preservar a idoneidade do processo. Os critérios de seleção a serem observados serão a singularidade do projeto, a sua relevância e consistência.

Vamos dar continuidade ao modelo que inauguramos em 2013 em que as definições não são dadas mais pela instituição e sim pelos agentes culturais, invertendo uma ordem histórica que, ao nosso ver, estava represando a criação e perpetuando vícios de formatação de projeto”, diz Eduardo Saron, diretor do Itaú Cultural. “Rompemos com a forma em que os projetos tinham que se enquadrar aos propósitos preconizados pela instituição e pelos editais. Com isso deslocamos o eixo de poder de decisão para quem produz o conteúdo cultural, abrindo um novo modo de apoio”, complementa.

Inscrições

As inscrições se iniciaram em 1° de setembro e devem ser efetuadas até as 23h59 (horário de Brasília) do dia 6 de novembro, exclusivamente no siterumositaucultural.org.br. Os projetos começam a ser avaliados logo após o fechamento das inscrições e o trabalho da Comissão de Seleção será concluído até maio de 2016. Os contemplados serão informados por e-mail, no dia 10 daquele mês. Em seguida, o site do Itaú Cultural e os meios de comunicação divulgarão os resultados.

Como no edital passado, não há número mínimo ou máximo de projetos, propostas ou obras a serem contemplados. Esta decisão será de exclusiva atribuição da Comissão de Seleção Rumos Itaú Cultural.

 

 

SERVIÇO

Caminhada Rumos 2015-2016

Com Tânia Rodrigues e Marcos Cuzziol, gerentes do Itaú Cultural

Quando: 10 de setembro, às 18h30

Onde: Cena 15 (Rua José Avelino, 495, Praia de Iracema)

Vagas 200

ENTRADA GRATUITA