Escola de Formação e Criação do Ceará

Vadim

[Amarrações Estéticas] Porto Iracema lança novo programa com Masterclass do dramaturgo Vadim Nikitin

masterclass_amarracoes-01-01

Na próxima quarta-feira (02), às 19h, o Porto Iracema das Artes inicia as atividades do Amarrações Estéticas, com o ator, dramaturgo e diretor russo Vadim Nikitin, que realiza a masterclass “Literatura em cena: Da página ao palco”, no auditório da escola. O evento integra a programação de setembro do novo programa, que ainda prevê encontros, debates e apresentações artísticas.

Com o objetivo de promover conexões entre os processos criativos desenvolvidos nos Laboratórios de Criação, o Amarrações Estéticas – como sugere o próprio nome – coloca-se na perspectiva de consolidar os atos criativos, através de amarrações construídas a partir de diálogos entre os projetos em desenvolvimento nos laboratórios. Atualmente são 22 projetos, nas áreas de artes visuais, audiovisual, teatro, dança e música.

O Amarrações Estéticas articula-se em torno de cinco (05) eixos temáticos, definidos a partir dos interesses comuns entre os projetos: Sexualidade e Gênero; Palavra e Imagem; Arte e Tecnologia; Territorialidade; e Memória, fabulação e narrativas biográficas”.

PALAVRA-IMAGEM NA  POÉTICA DE VADIM NIKITIN

O russo-brasileiro Vadim Nikitin inicia o Programa Amarrações Estéticas, explorando questões articuladas em torno do Eixo Palavra-Imagem. O artista desenvolve pesquisa desde 1992 promovendo o diálogo entre literatura e teatro. Vadim experimentou os palcos do Oficina e do Arena: o primeiro, em cena, como membro da trupe de Zé Celso Martinez Corrêa (Bacantes, Ela, Ham-Let); o segundo, como um dos organizadores do projeto Cia. Livre Conta Arena 50 Anos, ao lado de Cibele Forjaz.
Participou ainda dos processos de adaptação teatral do romance O idiota, de Dostoiévski, e da novela O duelo, de Tchékhov, duas contracenações intensas, em língua portuguesa, de palco e literatura, na lida por um teatro que reflita as questões (éticas e estéticas) da contemporaneidade e a busca por novas formas de narrar. Antes, traduziu outros Tchékhovs, Tennessee Williams, Shakespeare, Lorca – e até um Nelson Rodrigues para o russo –, sempre entrelaçando a luta com as palavras aos trabalhos de atuar e dirigir. O trabalho de Vadim Nikitim é movido pelas tensões do diálogo entre a palavra e a cena.

FORTALEZA-MOSCOU: RUA DE MÃO MÚLTIPLA

Em Fortaleza, além do Master Class, Vadim Nikitim desenvolverá um trabalho de pesquisa com o Grupo Terceiro Corpo de Teatro, que desenvolve o projeto Asja Lacis já não me escreve. O projeto, selecionado para o Laboratório de Pesquisa Teatral, inspira-se na dedicatória apaixonada que o filósofo alemão Walter Benjamin fez à sua namorada Asja Lacis (Anna Ernéstovna Látsis, 1891-1979), bela bolchevique letã, atriz, escritora e diretora teatral, no seu livro Rua de mão única: “Esta rua chama-se rua Asja Lacis, em homenagem àquela que, na qualidade de engenheiro, a rasgou dentro do autor.”
Asja lançou-se ao teatro motivada pela sua vivência com órfãos vítimas da Primeira Guerra Mundial (Oriol, URSS, 1918). Vislumbrou nas crianças a possibilidade de fazer uma nova arte – o seu Programa para um teatro de crianças proletárias –, salvando-as assim da deliquência e transformando penúria em educação e poesia.
Amarrações estéticas: a origem do nome

O Porto Iracema das Artes trabalha com o imaginário do mar, em seus processos de construção do conhecimento. O novo programa também busca inspiração no repertório simbólico da cultura marítima. “Amarração” é o ato que consolida a atracação das navegações no cais dos portos e dar firmeza aos “nós” da rede de pesca. Portanto, uma metáfora que expressa os objetivos do programa, no sentido de atar os diálogos transdisciplinares das nossas práticas.

SERVIÇO:
Masterclass Lab de Pesquisa Teatral
Literatura em cena: Da página ao palco
Data: 2 de setembro de 2015 (quarta-feira)
Horário: 19h
Local: Auditório da escola Porto Iracema das Artes – Rua Dragão do Mar, 160
ENTRADA GRATUITA
Mais Informações:(85) 3219 – 5842