Nesta quarta-feira (5), às 19h, o Porto Iracema das Artes recebe a bailarina e coreógrafa Denise Stutz, uma das mais importantes solistas da dança contemporânea brasileira, para o ensaio aberto do espetáculo “Entre Ver”. A artista antecipa ao público cearense esse seu novo espetáculo, ainda em processo de criação, que só terá sua estreia programada para novembro, no festival Panorama, do Rio de Janeiro. O ensaio está dentro da programação de aniversário da escola e tem entrada gratuita.
O projeto “Entre Ver” nasceu de uma pesquisa para a edição do Rumos Legado Dança. A proposta inicial era pensar sobre a trajetória de Denise, assim como o compartilhamento da memória dela com o publico. Surgiu então”Entre Ver”. “É uma tentativa de pensar em movimentos de virar o outro ou outra coisa ou o que é minha história que sempre volta e é do outro também”, explica Denise Stutz. Além do ensaio aberto, a bailarina está realizando tutoria no Laboratório de Dança da escola Porto Iracema.
Denise Stutz iniciou seus estudos de dança em Belo Horizonte. Em 1975, junto com outros 10 bailarinos fundou o Grupo Corpo. Trabalhou com Lia Rodrigues como bailarina, professora e assistente de direção, também foi professora do curso técnico da Escola Angel Viana. A partir de 2003 começa a desenvolver seu próprio trabalho solo, tendo se apresentado na França, Espanha e África. Seu solo “DeCor” foi apontado pela crítica do “O Globo” como um dos dez melhores espetáculos apresentados no Rio de Janeiro em 2004. Em 2009 apresentou “3 solos em 1 tempo” nos festivais Move Berlim e na Bienal de Dança de Fortaleza. Foi convidada pelo Festival Panorama da Dança para trabalhar com os artistas do Colaboratório no Rio de Janeiro e em Teresina, assim também como foi selecionada pelo Projeto Rumos Itaú Cultural para desenvolver sua pesquisa para o solo “Justo uma Imagem”.
SERVIÇO:
Ensaio aberto do espetáculo “Entre Ver” com Denise Stutz
Quando: 5 de agosto, às 19h
Onde: Cena 15 – (Rua José Avelino, 495)
ENTRADA GRATUITA