Search
Close this search box.

Escola de Formação e Criação do Ceará

Search
Close this search box.

Turma do Curso de Games elabora trabalho de conclusão

_MG_0295
Equipe IronChast apresenta o jogo Agadoizó

A turma do curso de Animação Gráfica para Jogos Eletrônicos do Porto Iracema das Artes têm como trabalho de conclusão de curso a elaboração de um game. Os alunos estão tendo disciplinas voltadas para o exercício da função de técnico em computação gráfica, segundo as competências, habilidades e bases tecnológicas. No terceiro semestre eles defenderam os seus projetos e apresentaram as suas ideias e concepts dos jogos que serão feitos.

Os alunos estão divididos em três grupos: Offboard, 2Quintos e IronChast. A equipe Offboard é formada pelos alunos: Josias Severo “Sapo”, Lucas Pena, Johnnathan Albano, Edigleison Lima, Olivo Oliveira, Antonio Neto e Lukas Lima “Montanha”. A 2Quintos é composta por: Denise Bargos, Flaviana, Larissa Lima, Ronaldo Nogueira, Mariana Ramalho, Sharon Karoline, Ulisses Sombra e a IronChast é constituída por Anderson Caetano, Daniel Chastinet, João Victor, Leandro Secundino, Lucas Secundino, Samuel Guedes, Wictor Xavier e Wilson Teixeira Jr.

>> 2Quintos
A equipe apresentou o game chamado Ciranda do Mar, que é um jogo planejado para crianças, jovens e adultos que consomem jogos eletrônicos. O enredo do jogo conta a história de um menino que se chama Dragão do Mar, que vive em uma Ilha-Mundo fantástica com seu amigo Tubarão. É baseado na história de Chico da Matilde. Denise Bargos, líder do grupo explica como foi a concepção do game.

“A ideia foi que a gente fizesse um jogo regional e a gente escolheu como inspiração o Chico da Matilde, sobre a idealização da liberdade, e a partir dela a gente resolveu fazer um jogo que também tivesse essa mesma filosofia, essa mesma proposta de liberdade, então trouxemos a ideia do Dragão do Mar pro universo fantástico”, explica.

>> IronChast 
Agadoizó é o jogo da equipe IronChast , onde em uma Fortaleza futurista, a água se tornou um recurso escasso e um cientista busca uma solução para o problema dessalinizando a água do mar, mas ele é sequestrado por criaturas desconhecidas. Sua filha deve dar continuidade ao trabalho do pai, mas o perigo está a espreita, tem como tema central a escassez da água e a batalha pela sobrevivência das pessoas. A equipe apresenta Fortaleza, fazendo jus ao tema regionalismo proposto pelos professores.

“Nos ficamos felizes ao receber o tema regional, porque quando recebemos um tema, a gente meio que se limita um pouco, a gente aceitou esse desafio de trazer esse lado regional, mas que não ficasse uma coisa muito clichê, a gente usou a temática de Fortaleza para representar um tema global, que é o tema da escassez da água, no nosso concept a gente coloca alguns pontos turísticos de Fortaleza etc”, conta Wilson Teixeira, componente da equipe.

>> Offboard
A Offboard, tem como enredo o salvamento da vida na terra de uma possível catástrofe ambiental, por conta da poluição e má uso de seus recursos, causando a destruição lenta e mortal para terra. O jogo se chama BIO, onde o jogador deve combater os males criados pelo próprio descaso. “A gente elaborou esse conceito do mal que o homem faz pro meio ambiente, a gente ficou pensando nesse tema com poluição. O processo criativo começou pelo brainstorm, queriamos fazer uma coisa que inovasse, jogamos vários nomes, vários temas até chegar nesse tema da poluição”, relata um dos líderes da equipe, Lucas Pena.

Cada equipe apresentou seu projeto de game, com os seus devidos concepts, processo criativo e composição com a ajuda dos professores através das disciplinas de Edição Audiovisual, Animação Gráfica Digital Tridimensional, Criação em Animação Gráfica Digital, Direção de Arte para Animação Gráfica Digital e Projeto Final – Especificação, além de apresentar uma animação e um trailer acerca do game.  O produto final deverá ser entregue pelos alunos do curso no dia 13 de novembro de 2015. Agora é esperar para ver o resultado final.