Escola de Formação e Criação do Ceará

convite_lançamento Fortaleza-destac

Porto Iracema recebe lançamento do livro ” Papéis Efêmeros da Fotografia” hoje

convite_lançamento Fortaleza

O pesquisador e curador de fotografia Rubens Fernandes Junior lança a obra “Papéis Efêmeros da Fotografia”hoje (18) no Porto Iracema. O evento tem início às 19h, no auditório da Escola. Além do lançamento, o idealizador debaterá os temas que permeiam o livro, como as mudanças na cultura e sociedade de São Paulo na primeira metade do século XX e o aumento da fotografia amadora naquele período.

Segundo Rubens Fernandes Junior, é natural que a fotografia ocupe um lugar de destaque no cenário de transformações intensificadas do entre guerras. “A imagem produzida pelo fotógrafo amador adquiriu status diferenciado, pois ele desenvolveu não mais as regras rígidas a que era submetido no estúdio profissional, mas experiências sensoriais de um universo visual totalmente novo. Puro êxtase ao registrar fotograficamente o mundo em movimento. Diante dessa demanda, as marcas dos produtos e as casas fotográficas passam a oferecer um serviço cada vez melhor. Isso inclui a produção de envelopes de papel nos quais devolviam os filmes revelados e as cópias. Nesses pequenos fragmentos do processo, desarticulados e quase desconhecidos, é que concentrei minha atenção a fim de ressignificá-los para a história. O encontro se deu aos poucos, pois no início o que me encantava era exatamente encontrá-los desordenados, perdidos nos percursos erráticos dos documentos inexpressivos”.

Rubens Fernandes Junior, nasceu em Rio Claro, SP, em 1949. É pesquisador e curador de fotografia. Também é professor da Faculdade de Comunicação da Fundação Armando Alvares Penteado e um dos editores do Blog Iconica. É Curador do Prêmio de Ensaio Fotográfico da Fundação Conrado Wessel. É autor do livro Labirinto e Indentidades – panorama da fotografia brasileira [1946-1998], pela Cosac Naify. Pela mesma editora organizou os livros de Otto Stupakoff, Thomaz farkas, Geraldo de Barros, Benedito Junqueira Duarte, Guilherme Gaensly, Aurélio Becherini e Militão Augusto de Azevedo. Ganhou o prêmio da APCA de melhor curadoria/exposição em 1995, com a exposição Mario Cravo Neto, no Masp, e em 2006, com a exposição A(s)simetrias, fotografias de Geraldo de Barros, na Galeria Brito Cimino.

 O livro “Papéis Efêmeros da Fotografia” foi contemplado com o XIV Prêmio Marc Ferrez de Fotografia e publicado pela editora Tempo d’imagem.

Serviço
Lançamento do livro “Papéis Efêmeros da Fotografia” + Palestra de Rubens Fernandes Junior
Quando: Quinta-feira, 18 de junho, às 19 h
Onde: Porto Iracema das Artes, auditório
Rua Dragão de Mar, 160- Praia de Iracema
Telefone: (85) 3219 – 5865 / (85) 3219 – 5842
Entrada Gratuita