Escola de Formação e Criação do Ceará

000

Primeira edição do projeto Criadores em Cena terá Thiago Arrais e Alexandre Veras

00O diretor de teatro Thiago Arrais e o cineasta Alexandre Veras são os novos colaboradores do Porto Iracema no projeto “Criadores em Cena”. Os artistas comandam a primeira edição do programa, que se utilizará das poéticas de criação dois artistas para guiar os alunos no desenvolvimento de projetos artísticos. Criadores em Cena tem como objetivo formular um espaço de trocas e reflexão no âmbito de um processo de formação. As inscrições estão abertas  no site da Escola.

O projeto é um momento de estabelecer uma experiência em que o próprio artista reflita sobre seus processos, ao mesmo tempo em que partilha suas experiências. Os artistas da primeira edição têm uma sólida trajetória e desenvolvem, em suas respectivas áreas propostas, estéticas de reconhecida potência criativa.

Alexandre Veras e “A Conversa Infinita”
O realizador em audiovisual Alexandre Veras é um dos “Criadores em Cena”, projeto do novo ano letivo do Porto Iracema. Veras irá conduzir “A Conversa Infinita”, processo de criação de exposição para o Museu de Arte Contemporânea (MAC-CE). Para participar, é preciso preencher o formulário de inscrição, disponível no site da Escola, até o dia 8 de maio. Clique aqui para mais informações sobre a atividade.

Veras é um dos mais importantes artistas da arte contemporânea do Ceará, trabalhando nas fronteiras do cinema, dança e artes visuais. Criador do Alpendre-Casa de Arte, Pesquisa e Produção, onde desenvolveu atividades de coordenação e curadoria de mostras, seminários, cursos, exposições, entre outros. Desde 2000, vem desenvolvendo trabalhos em documentário, vídeoarte, vídeo-dança e instalações, dentre eles: “Partida”, “Marahope 14/07” e “O Regresso de Ulisses”.

Thiago Arrais em “Para o Inesperado os Deuses Sempre Abrem os Caminhos”
O diretor teatral Thiago Arrais vai conduzir “Para o Inesperado os Deuses Sempre Abrem os Caminhos”, processo criativo em Artes Cênicas. A atividade toma o teatro como ponto de partida, passando por outros meios de arte, como a música e o texto escrito. As inscrições seguem até o dia 8 de maio no site da Escola.

Thiago Arrais além de Mestre em História do Teatro – pela Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (ECA/USP) e professor do Instituto Federal do Ceará -, é diretor teatral, estando à frente do Coletivo Soul, onde dedica-se à pesquisa teatral nos aspectos de encenação, espacialidade e relação texto-cena. Participou da primeira edição do Laboratório de Criação do Porto Iracema das Artes, com o espetáculo “Ros & Guil estão mortos”.

SERVIÇO
Criadores em Cena com Alexandre Veras e Thiago Arrais
Inscrições abertas
“A Conversa Infinita”: https://portoiracemadasartes.org.br/a-conversa-infinita/
“Para o Inesperado os Deuses Sempre Abrem os Caminhos”: https://portoiracemadasartes.org.br/processo-seletivo-criadores-em-cena-2/