Escola de Formação e Criação do Ceará

IMG_cava

Exposição do Lab. de Artes Visuais segue em cartaz no MAC

IMG_9144
Projeto “Cava”. Foto: Angélica Maia

Até o dia 1º de fevereiro, fica em cartaz no Museu de Arte Contemporânea a exposição que reúne os trabalhos do Laboratório de Artes Visuais. Participam da mostra seis projetos de diversas investigações visuais, todos desenvolvidos ao longo de quatro meses de pesquisa, tutorias, palestras e oficinas oferecidas pelo Porto Iracema. A exposição faz parte da programação de encerramento do ano do Porto Iracema das Artes.

Selecionados em agosto, os projetos são: A Rezadeira Vândala (O Evangelho), Xique-Xique, Cava, Deambulando, Fronstíspio e O Ateliê do Artista. Cada proposta foi acompanhada por um tutor, dentre eles artistas visuais, curadores e críticos de arte.

Confira abaixo os resumos dos trabalhos que farão parte da exposição final do Laboratório de Artes Visuais do Porto Iracema.

A Boa Notícia (Projeto A Rezadeira Vândala)
Proponente: Juliana Capibaribe
Integrante: Alexandre Ruoso
Tutora: Daniela Labra
O projeto A Boa Notícia (inspirado na personagem A Rezadeira Vândala), iniciou em  janeiro deste ano. A performance consiste na  construção de uma dramaturgia no cotidiano a partir da criação e apresentação da personagem Rezadeira Vândala, no cenário que percorre 9 praças do centro da cidade de Fortaleza (acompanhe em julianacapibaribe.com.br). Considera-se a etimologia da palavra ‘drama’ e seu significado ‘ação’ nessa criação performática. O desejo nesse projeto é a criação de uma instalação associada a dramaturgia.

Cava
Proponente: Adriele Freitas
Integrante: Juliane Peixoto
Tutor: Yuri Firmeza
Trata-se de uma investigação artística, a partir das atividades de uma exploração mineira, em especial sobre o processo de extração da brita. A proposta é registrar na paisagem uma investigação do rasgo, a partir de suas fissuras “naturais” e através dos desenhos gerados nas diferentes atividades de uma mineradora. Aproximar-se da paisagem com a disposição de questionar seus processos de criação e colocá-los em diálogos no desenvolvimento de fotografias e performances em vídeo.

Descaminhos (Projeto Deambulando)
Proponente: Júnior Pimenta
Integrante: Ana Cecília Soares
Tutora: Marisa Flórido
O projeto consiste em dar continuidade a uma pesquisa sobre o ato de caminhar.  A partir de rituais cotidianos, pensar a relação do corpo e mundo, a experiência na vida como ato performativo.

FrontisPÍcio
Proponente: Flávia Memória
Integrante: Luciana Rodrigues
Tutor: Josué Mattos
Se as platibandas assinalavam uma feição monumental, hoje a fusão das formas geométricas e suas cores sugerem não mais que uma força de exceção que captura e seduz. Nossa proposta pretende pensar essa atenção cotidiana do olhar caminhante, que percorre afetivamente transformações que perpassam a cidade. Através de uma técnica de montagem chamada chroma key pretendemos simular esse modo de habitar a cidade a partir de uma implicação afetiva com o que permanece/queremos que permaneça.

Residência
Proponente: Marcelo Ikeda
Integrante: Clara Campos
Tutora: Ana Maria Maia
O projeto prossegue as experimentações audiovisuais do artista Marcelo Ikeda em torno da questão da autorrepresentação no ambiente da casa, e as relações entre criação e vida. O ateliê do artista é sua própria casa, é ele mesmo. Não se trata de desenvolver relações autobiográficas ou de vasculhar a intimidade do autor numa perspectiva subjetivista, mas sim uma investigação de um jogo de representações, entre o artista e a casa, entre ele e o personagem de si mesmo. Viver é criar, criar é viver.

Xique-Xique
Proponente: Euzébio Zloccowick
Integrante: Viviane Rocha
Tutora: Cristiana Tejo
O projeto propõe uma catalogação de espinhos de xique-xique. Através de um vídeo será apresentada uma colheita (sertão de Quixadá) apresentando o cenário real, colocando o espectador diante da paisagem distante e “perigosa”. No ano de 2015 será comemorado o centenário do livro “O Quinze” de Rachel de Queiroz; quero prestar essa homenagem a literatura cearense, em especial, a esta escritora tão importante para nossa literatura.

 

Confira imagens de algumas obras que integram a Exposição do Laboratório de Artes Visuais:

SERVIÇO

Exposição Final dos Projetos do Lab Artes Visuais – 2ª edição

Quando: até 1º de fevereiro

Onde: MAC – Museu de Arte Contemporânea (Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura)