Search
Close this search box.

Escola de Formação e Criação do Ceará

Search
Close this search box.
IMG_0009

#OcupaPorto10anos: projeto Procura-se Marly realiza oficina e bate-papo na Escola Porto Iracema das Artes

portoiracemadasartes.org.br ocupaporto10anos projeto procura se marly realiza oficina e bate papo na escola porto iracema das artes img 0009

Parte da programação de aniversário da Escola, os dois momentos são gratuitos e abertos ao público

 

Em comemoração ao 10º aniversário da Porto Iracema das Artes – instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) –, Procura-se Marly, projeto desenvolvido em 2022 na 10ª edição dos Laboratórios de Criação em Teatro da Escola, retorna à Porto com oficina, exibição de vídeos do processo de pesquisa e bate-papo aberto ao público no próximo dia 04 de agosto. A oficina dispõe de 20 vagas e as pessoas interessadas podem inscrever-se por meio do formulário até às 12h do dia 04. 

Mediada pela atriz, dramaturga e jornalista Rosana Braga Reis, a oficina ‘Transe guiado para o erótico no corpo-carta’ é orientada pelo conceito ‘corpo-carta’, elaborado em consonância com o projeto. A oficina será realizada de 14h às 18h no próximo dia 04, sexta-feira, na Sala de Teatro da Escola. Pessoas interessadas com ou sem experiência prévia podem se inscrever. 

Em seguida, às 19h, ocorre a atividade ‘Toda busca traça um mapa: rastros de apavoração’, com exibição de vídeos do processo de pesquisa do Procura-se Marly, realizados pela artista garcyvyna, seguida por um bate-papo com a equipe do projeto. Para este momento, a inscrição prévia não é necessária.

“É muito simbólico abrirmos a programação da #OcupaPorto10anos com uma dupla ação do Procura-se Marly, um projeto que celebra a festa e a potência do coletivo”, comenta Levy Mota, coordenador do Laboratório de Criação em Teatro. 

A #OcupaPorto10anos é uma ação com artistas, estudantes e projetos que passaram ou ainda estão na Escola, ocupando os espaços da instituição em comemoração aos 10 anos de atividades.

Via Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, os Laboratórios de Criação da Porto Iracema das Artes contam com o Patrocínio Master da Solar Coca-Cola.

Sobre a oficina
Procura-se Marly é disparada por uma carta de amor escrita de Marly para W. em 1957 que foi encontrada em uma rua de Fortaleza. O ‘Transe guiado para o erótico no corpo-carta’ é uma experiência baseada em um dos primeiros momentos do grupo de Procura-se Marly em sala de ensaio, e constitui-se de uma vivência coletiva que instiga a escrita de cartas no corpo e no papel, baseando-se, dentre outras teorias, no erótico em Audre Lorde, no transe em Dénètem Touam Bona e no manifesto contrassexual em Paul Preciado.

“Corpo-carta” é um conceito em desenvolvimento na Pós-Graduação em Artes da UFC (PPGArtes/UFC) por Rosana Braga Reis, e que foi elaborado em consonância com o projeto Procura-se Marly na décima edição do Laboratório de Criação em Teatro da Porto Iracema das Artes.

 

Sobre a Escola
A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há 10 anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

 

SERVIÇO

O quê: #OcupaPorto10anos – Oficina e bate-papo com “Procura-se Marly”

Quando: 4 de agosto de 2023 (sexta-feira)

Onde: 

Oficina “Transe guiado para o erótico no corpo-carta”, com Rosana Braga Reis

14h às 18h, na Sala de Teatro da Porto
Bate-papo “Toda busca traça um mapa: rastros de Apavoração”, com garcyvyna
19h, no Pátio da Escola

Oficina gratuita, com 20 vagas mediante inscrição prévia no formulário. Bate-papo gratuito e aberto ao público.

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Liv de Moraes (estagiária) | Supervisão e Edição: Marina Solon (jornalista) | Publicado em 01 de agosto de 2023