“Maremoto: Compartilhamento de pesquisas artístico-acadêmicas” com Jéssica Teixeira

No dia 23 de agosto, às 19 horas, a Escola Porto Iracema das Artes realiza mais uma edição do “Maremoto”, encontro de artistas-pesquisadores que compartilham suas pesquisas artístico-acadêmicas com o público. O encontro será realizado no CENA 15 e terá o formato de roda de conversa.

A convidada da vez é a atriz, performer, produtora e diretora de teatro, Jéssica Teixeira. Ela vai dividir com o público a pesquisa “Restos cavam janelas: uma reunião de acontecimentos em busca do teatro performativo”. A pesquisa serviu para o desenvolvimento do espetáculo “Comedores de Abacaxi S/A”, desenvolvido no Laboratório de Teatro do Porto Iracema, em 2016, com tutoria do argentino Emílio Garcia Wehbi e orientação dramatúrgica de Thereza Rocha.

Confira o resumo acadêmico da pesquisa:

Essa pesquisa é fruto do projeto “Um corpo em estado de demolição: um percurso poético a partir do Edifício São Pedro – Fortaleza/CE”, que obteve dois resultados: o espetáculo de teatro performativo “Restos Cavam Janelas” e a dissertação “Restos cavam janelas: uma reunião de acontecimentos em busca do teatro performativo”. Esta dissertação fricciona algumas noções das linguagens do teatro, da performance e da instalação, colocando em cheque uma realidade criada no espetáculo “Restos Cavam Janelas” a partir de fragmentos e colagens, métodos potencializadores de produção de subjetividades nos artistas, criadores e pesquisadores, como também nos espectadores por suas formas de inteligibilidades múltiplas. Além dessa reunião de acontecimentos, os atores-performers agem como geradores de presença, confundindo as ações presentes no teatro e as ações presente em vídeo, construindo a tessitura dramatúrgica da obra, entrelaçando-se e interrogando sobre o que poderia ser fato ou ficção. Sendo assim, a performatividade investigada no espetáculo faz da obra um processo, por manter-se desconstruindo mecanismos já postos em um estilo de teatro normativo e por repensar outras formas de acontecer nos espaços por onde a obra transita.

Sobre Jéssica Teixeira 

Jéssica Teixeira é atriz, performer, produtora e diretora de teatro. Começou a fazer teatro aos 7 anos e, em 2010, ingressou na primeira turma de Licenciatura em Teatro pela UFC e, em 2018, concluiu o Mestrado em Artes pelo PPGARTES UFC, onde desenvolve sua pesquisa sobre “um corpo em estado de demolição”. Integrou diversos grupos em Fortaleza como o “Pavilhão da Magnólia”, onde ocupou como grupo residente por três anos do Teatro Universitário Paschoal Carlos Magno. Atualmente, desenvolve trabalhos com o “Terceiro Corpo”, com a “Trupe Motim de Teatro” (Quixeré-CE) e com os “Comedores de Abacaxi S/A,” neste último, além da pesquisa que desenvolve sobre a hibridização entre as linguagens do teatro, performance e audiovisual, investe também na produção de um novo espaço de artes e resistências, Chá de Abacaxi. Tem no currículo mais de 20 espetáculos como atriz, 3 performances e 1 vídeo performance e, hoje, debruça-se numa investigação pessoal do próprio corpo: impossível, estranho e disforme. Circula, atualmente, como atriz com os espetáculos “Entra na Roda” e “Tudo ao Mesmo Tempo Agora”, como diretora e produtora com “Restos Cavam Janelas” e “Imaginário Criador”, como iluminadora do “Quatro Passos” e como produtora da banda Casa de Velho.

SERVIÇO

O que: “Maremoto: Compartilhamento de pesquisas artístico-acadêmicas” com Jéssica Teixeira

Quando: 23 de agosto, às 19h

Onde: Cena 15 (Rua José Avelino, 495, Praia de Iracema)

GRATUITO

Publicado em 07/08/2018