Escola de Formação e Criação do Ceará

credito_MarceloFernandes

Workshop com curadora Rosely Nakagawa

Além do curso, ela ministra a aula aberta “A imagem, o substantivo e o adjetivo”, no dia 31 de agosto, no auditório do Porto

O Porto Iracema das Artes abre inscrições, de 30 de julho a 12 de agosto, para o workshop “A fotografia, a imagem, a palavra”, com a arquiteta e curadora Rosely Nakagawa. A formação, que será ministrada nos dias 29 e 30 de agosto, das 17 às 21h, propõe analisar as diversas camadas da imagem e a forma como sua estrutura gráfica e fotográfica constrói significados, dentro de um processo de edição. Serão ofertadas 15 vagas e o curso é gratuito.

Entre os pré-requisitos para fazer o workshop, é preciso ter ensino fundamental completo, mais de 16 anos e experiência com fotografia. Além disso, o candidato deverá apresentar, no ato da inscrição, projeto fotográfico autoral com 10 fotos e um texto com até 500 caracteres com informações sobre o projeto.

A primeira etapa da seleção acontece de 13 a 20 de agosto, com divulgação do resultado preliminar em 20 de agosto. A segunda fase, que consiste em entrevista com os candidatos pré-selecionados, será de 21 a 24 de agosto. A lista final dos selecionados será divulgada no dia 27 de agosto, no site do Porto.

Masterclass

Além da formação, Rosely ministrará no dia 31 de agosto a masterclass “A imagem, o substantivo e o adjetivo”, no auditório da escola Porto Iracema das Artes. No exercício criativo e no processo de desenvolvimento de um discurso escrito, as relações entre a palavra, a frase e o texto se assemelham à construção do discurso visual. Como essas relações são articuladas e relacionadas? A construção do discurso através da imagem não deixa de obedecer a alguns códigos de comunicação dentro do qual moldamos nossa percepção. É a partir desse mote que a curadora fará sua aula.

A atividade é gratuita, sem necessidade de inscrição prévia, aberta a todos os interessados.

Sobre Rosely Nakagawa

Rosely Nakagawa é curadora e arquiteta. É graduada em Arquitetura pela FAU-USP em 1977. Fez especialização em Museologia pela USP em 1978/80 e em Comunicação e Semiótica pela PUC SP em 2005. Rosely desenvolveu atividades de curadoria em diversos espaços e galerias, entre eles o Armazém Cultural 11, a FNAC Brasil, a Casa da Fotografia FUJI, o Festival de mídia eletrônica VideoBrasil, o Senac Escola de Comunicações e Artes, Núcleo Amigos da Fotografia NAFOTO, e no Seminário Internacional da Fotografia. É membro da Rede Nacional de Produtores de Fotografia, do Conselho do Paraty em Foco, do Instituto Choque Cultural SP, do Conselho Curador do Centro Cultural Memorial da Cultura Cearense CE e do Conselho da Associação Cultural Videobrasil SP. Rosely também foi responsável pela edição de vários livros de fotografia.

Serviço

O quê: Abertas inscrições para workshop com curadora Rosely Nakagawa

Quando: De 30 de julho a 12 de agosto | Inscrições AQUI 

Período do workshop: dias 29 e 30 de agosto, das 17 às 21h

Masterclass: Dia 31 de agosto, às 19h

Onde: Ateliê e Auditório do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)

 

Publicado em 28/07/2018