Escola de Formação e Criação do Ceará

wile

Wilemara Barros: intérprete do corpo

wilemara
Crédito: Caio Ferreira

Homenageada do ano pelo Theatro José de Alencar, Wilemara Barros considera a sua maior conquista em  40 anos dedicados à dança o reconhecimento do seu talento como bailarina. “Se você é só bailarino ou dançarino, você é deixado um pouco de lado porque você não trabalha com o pensamento, só com o corpo. […] Eu não sou pesquisadora, mas as pessoas reconhecem meu trabalho como simplesmente uma intérprete, uma bailarina”.

Natural de Fortaleza, Wilemara deu os primeiros passos no universo da dança quando tinha 10 anos na Escola de Dança Clássica do Serviço Social da Indústria – SESI na Barra do Ceará, instituição pioneira no ensino desta arte no Estado.

Sua primeira experiência como professora foi na Companhia Vidança, de Anália Timbó, na qual dançou por 8 anos. A bailarina ainda passou pelo cinema, quando foi dirigida pelo cineasta Rosemberg Cariry no filme Siriará, e pela moda. “Tudo isso sendo uma bailarina, mas eu me dou a oportunidade de transitar por essas outras áreas”, explica.

Wilemara dançou em grupos como Pano de Boca, de Vera Passos, Colégio de Dança do Ceará, e há mais de dez anos dança pela Cia. Dita, com direção de Fauller. Atualmente, a bailarina coordena o curso técnico em dança da Escola Porto Iracema das Artes.