Escola de Formação e Criação do Ceará

lab-danca-21_conversa_travessias-e-macumbarias_capa-site

“Travessias e macumbarias”: Porto Iracema das Artes recebe as artistas Tieta Macau e Lucimélia Romão em conversa online

Uma mulher negra está de costas, com os braços para trás, e abaixada sobre uma perna. Ela possui areia sobre o próprio, e adereços nos braços.
“ANCÉS”, Tieta Macau | Foto: Paula Barros

Encontro propõe ao público pensar as artes a partir de perspectivas negras. Live acontece na próxima sexta-feira, dia 22 de janeiro, às 15 horas, no canal do Porto Iracema das Artes no Youtube

As artistas Tieta Macau e Lucimélia Romão se encontram no dia 22 de janeiro para conversar sobre suas trajetórias e processos criativos em ação desenvolvida pelo Laboratório de dança do Porto Iracema das Artes. O encontro é online e acontece às 15 horas, no canal da Escola no Youtube. A live finaliza o projeto “Travessias e Macumbarias: conversAções e rastros afropindorâmicos na cena” de Tieta, artista do Lab Dança 2020-2021, realizado por meio da Lei Aldir Blanc, via Secultfor.

A live-conversa será uma ação transversal iniciada através do percurso criativo “Lança de Cabocla”, projeto em desenvolvimento no Laboratório de Criação da Escola, que visa construir uma conversAção sobre trajetórias, rastros e processos criativos. A atividade é um espaço possível para pensarmos encruzas de experiências e criação a partir de perspectivas negras, num encontro entre criadoras afropindorâmicas.

Sobre as artistas

Tieta Macau

Artista transdisciplinar, filha da serpente, criadora de macumbarias cênicas e outras espirais. Tieta Macau é interessada em processos de criação, produção cênica afroreferenciada, poéticas populares e afrodiaspórica, historiografia da arte, escrita em dança entre outras encruzas. Uma das criadoras do Coletivo DiBando, atua em colaboração com vários artistas e grupos entre o Maranhão e o Ceará como Grupo Afrôs, Brecha Coletiva, LABORARTE, Viramundo entre outros. Recente foi aprovada no Laboratório de Criação do Porto Iracema das Artes com o projeto Lança de Cabocla. É licenciada em Teatro pela UFMA (MA), cursa o bacharelado em Dança e o mestrado em História Social na UFC (CE), atua na relação constante entre memória, ancestralidade, rastro, ilha e continente.

Lucimélia Romão

Lucimélia Romão é artista de rua e performer. Natural de Jacareí, interior de São Paulo. Atriz, formada em 2013 no curso técnico em Teatro pela Escola Municipal de Artes Maestro Fêgo Camargo em Taubaté/ SP. Graduanda em Teatro pela Universidade Federal de São João Del Rei – MG onde pesquisa teatro e performance negra. É co-criadora do grupo Cia Mineira de Teatro. Atualmente é atriz convidada do grupo 28 Patas Furiosas – São Paulo/SP.

Sobre a Escola

O Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, ligada à Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há sete anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Os Laboratórios de Criação do Porto Iracema das Artes têm a parceria, através da Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece) e da Companhia de Gás do Ceará (Cegás).

Serviço

O quê: “Travessias e macumbarias”: Porto Iracema das Artes recebe as artistas Tieta Macau e Lucimélia Romão em conversa online
Quando: 22 de janeiro, sexta-feira, às 15 horas
Onde: Canal do Porto Iracema das Artes no Youtube

Equipe de Assessoria de Comunicação do Porto Iracema das Artes | Texto: Pedro Victor Lacerda (estagiário) | Supervisão e edição: Raphaelle Batista

Publicado em 18/01/2021