Escola de Formação e Criação do Ceará

Deyses

12ª Mostra de Artes da Escola Porto Iracema (MOPI) apresenta programação relacionada ao Dia Mundial do Teatro

A Mostra de Artes da Porto Iracema (MOPI), composta pelo resultado dos trabalhos dos alunos integrantes dos Laboratórios de Criação da Escola, apresenta atividades marcantes no dia mundial do teatro 

Fotos Micaela Menezes 55 8

Projeto “Deyses” com tutoria de Castiel Vitorino (Foto: Micaela Menzes)

 

A Escola Porto Iracema das Artes – Escola de Formação e Criação do Ceará, que integra a Rede Pública de Equipamentos da Secretaria de Cultura do Estado (Rece), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) – promove uma programação especial para o Dia Mundial do Teatro, celebrado em  27 de março, trazendo ao público duas atividades que destacam a força e a resistência do teatro. A iniciativa reforça não só o compromisso da Escola com a valorização e a experimentação cênica, mas também a apresentação de trabalhos realizados no Laboratório de Artes Cênicas da Escola, trazendo ao público reflexões sobre a arte em nosso cotidiano.

Com entrada gratuita e tradução em libras, a programação contará com a exibição do documentário teatral “DOSSIÊ: O SINAL – Narrativas Artivistas” e a apresentação do espetáculo “Eternas sob o manto de Deyse”.

Sobre o espetáculo “O SINAL – Narrativas Artivistas”

Abrindo a noite de celebração, o documentário teatral “DOSSIÊ: O SINAL – Narrativas Artivistas” desenvolvido pelos artistas Gleilton Silva, Carlos Coreano, Raquel Pereira e a tutora Sâmia Bittencourt, mergulha no universo dos artistas de rua que ficam nos semáforos de Fortaleza, explorando como a arte e a resistência se entrelaçam nos cruzamentos da cidade, mostrando não só a força como a criatividades desses artistas autônomos. 

A produção é fruto da pesquisa que investiga a arte pública como forma de expressão e ativismo desenvolvida no Laboratório de Teatro da Porto Iracema das Artes. Teatro, circo e performances são os pilares de sustentação dessa narrativa, revelando as lutas e conquistas de artistas independentes cujo palco principal são as ruas. Dessa forma, a atividade fortalece a cena teatral local e estimula criações para dialogar com a sociedade e suas múltiplas expressões. O evento é uma grande oportunidade para celebrar a potência dessa linguagem artística e prestigiar produções que promovem reflexões profundas sobre o mundo e nossas relações com ele.

Sobre o espetáculo “Eternas sob o manto de Deyse”

Encerrando a noite, o espetáculo “Eternas sob o manto de Deyse”, dos artistas Maya Vic, Aurora Arcana, Jean Jirau e a tutora Castiel Vitorino Brasileiro, conduz o público por uma jornada sensível e poética sobre ancestralidade, memória e resistência. A montagem celebra aqueles que vieram antes e abriram caminhos, homenageando as lutas e as histórias que moldam a trajetória de cada ser. Ao longo da nossa existência, o espetáculo traz imagens de renascimento e fortalecimento coletivo, convidando a plateia a refletir sobre o passado, o presente e o futuro da luta por reconhecimento e liberdade, trazendo a reflexão do que é, o que já foi e o que será. 

A programação especial reforça o compromisso da Porto Iracema das Artes com o teatro como ferramenta de transformação social e cultural. Além de promover eventos e atividades como esta, a Escola mantém ao longo do ano uma intensa programação de cursos, laboratórios e apresentações que incentivam a pesquisa e a experimentação cênica.

Sobre os laboratórios de criação

São espaços de experimentação, pesquisa e desenvolvimento de projetos culturais em cinco linguagens: Artes Visuais, Audiovisual, Dança, Música e Teatro. Funcionam em regime de imersão, por meio de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno das propostas previamente selecionadas. Os artistas recebem orientação de tutores e tutoras, que conduzem à qualificação dos projetos por meio de orientações individuais, além de oficinas, palestras e masterclasses pelo período de sete meses. Os laboratórios funcionam em regime de imersão, através de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno de propostas previamente selecionadas. Durante esse tempo, os artistas selecionados recebem ajuda de custo para que possam se dedicar integralmente ao desenvolvimento de suas propostas. Ao longo de onze edições, de 2013 a 2024, 699 artistas passaram pelos Labs e 285 projetos foram selecionados.

Sobre a escola 

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há onze anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço 

Espetáculo “Eternas sob o manto de Deyse” 

  • Horário: 20h
  • Local: Sala Wilemara Barros na Porto Iracema das Artes
  • Acessibilidade: Tradução em libras
  • Classificação indicativa: 16 anos 

Exibição do Doc-teatro “DOSSIÊ: O SINAL – Narrativas Artivistas”

  • Horário: 18h30
  • Local: Pátio da Porto Iracema das Artes
  • Acessibilidade: Tradução em libras
  • Classificação indicativa: Livre

 

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Conan Peixoto (estagiário) com supervisão e edição de Gabriela Dourado (jornalista) | Publicado em 26 de março de 2025