No evento, haverá a presença de convidados especiais, entre eles o delegado para o Brasil do Festival de Berlim e a produtora do premiado “Eu não quero voltar sozinho”
Os roteiros são resultados do processo de desenvolvimento oferecido pelo Laboratório de Audiovisual – Cinema, que consiste no aperfeiçoamento teórico e prático de seis projetos de longa-metragem selecionados pelo Porto Iracema. Este ano, seis roteiros foram desenvolvidos. Quatro são do Ceará, um da Bahia, outro de Pernambuco. (ver abaixo)
Dos 16 roteiros trabalhados desde 2013 pelo Laboratório de Audiovisual, seis projetos foram contemplados por editais de Produção do Programa Brasil de Todas as Telas da Ancine, para serem realizados nos próximos anos. São eles: Abissal, Fortaleza Paraíso, O Inferninho, Os Herdeiros, Fortaleza Hotel e Casa. Além desses, outros cinco projetos foram contemplados por editais de desenvolvimento de roteiro do Programa da Ancine – Brasil de Todas as Telas. São eles: A Represa, Save The Date, O Rio, Clandestinos e Edificante.
Para a apresentação dos seis novos roteiros, estarão presentes convidados do Porto Iracema, que irão questionar, sugerir e opinar sobre os projetos.
Conheça os convidados:
Eduardo Valente
(delegado para o Brasil do Festival de Berlim e curador do Festival de Brasília)
Eduardo Valente – cineasta, crítico e curador de cinema, formado em cinema pela UFF, com mestrado na USP. Dirigiu três curtas e um longa-metragem, todos exibidos em distintas mostras do Festival de Cannes, entre outros. Foi editor das revistas de crítica Contracampo (1998-2005) e Cinética (2006-2011). Fundador da Semana dos Realizadores (2009), fez curadoria para vários festivais do Brasil, entre eles o de Brasília em 2016. Entre 2011 e 2016 trabalhou como Assessor Internacional da ANCINE. Atualmente é o delegado para o Brasil do Festival de Berlim.
Diana Almeida (Produtora do premiado “Eu não quero voltar sozinho”)
Diana Almeida é uma produtora Brasileira-Moçambicana que mora e trabalha em São Paulo. Ela nasceu em Maputo em 1983 e formou-se na Escola de Comunicação e Arte da Universidade de São Paulo. Em 2006, participou da fundação da LACUNA FILMES, com Daniel Ribeiro, com quem produziu vários curtas. Vale a pena mencionar “Alguns Recados” (2006), dirigido por Thiago Faelli, que participou dos mais importantes festivais brasileiros como os festivais de Brasília e de Gramado; “CAFÉ COM LEITE” (2007), dirigido por Daniel Ribeiro, que estreou internacionalmente no Berlinale 2008, recebeu o Urso de Cristal de melhor curta na mostra Generation e foi exibido em mais de 80 festivais em todo o mundo tendo recebido 33 prêmios; e “EU NÃO QUERO VOLTAR SOZINHO” (2010), dirigido por Daniel Ribeiro, que foi exibido em mais de 100 festivais em todo o mundo, recebendo mais de 80 prêmios. Em 2014 Diana lançou seu primeiro longa, “HOJE EU QUERO VOLTAR SOZINHO”, também dirigido por Ribeiro. O filme teve a sua estreia mundial na Berlinale, recebendo os prêmios FIPRESCI e Teddy. Já foi exibido mais de 80 festivais, recebendo 44 prêmios e foi o filme escolhido para representar o Brasil no Oscar de 2015 Em 2015 produziu e lançou o documentário “O DISCRETO CHARME DE UMA CAMPEÔ, que estreou em dezembro na ESPN e atualmente finaliza o longa-metragem “AS DUAS IRENES”, dirigido por Fábio Meira.
Juliana Soares (Produtora da Gullane Filmes)
Roteirista e produtora criativa, formada em Rádio e TV pela Faculdade Cásper Líbero, com especialização em Roteiro Audiovisual pelo SENAC e Dramaturgia pela ROTEIRARIA ESCOLA. Em 2004, foi premiada pelo concurso Rumos Itaú Cultural – Audioficção, como roteirista e produtora da adaptação do conto literário “Infiltrado” de Roberto de Sousa Causo. De 2005 a 2008, atuou como analista de Comunicação e como produtora e roteirista de Publicidade para diversas agências e produtoras. Desde 2011, trabalha na produtora Gullane, tendo passado pela Produção e Produção Executiva. Desde 2014, coordena o departamento de Desenvolvimento da produtora, responsável pela análise e acompanhamento dos projetos da casa e pela prospecção e avaliação de novos projetos.
Carlos da Silva Pinto (Senac/SP)
É roteirista, dramaturgo e docente. Graduado em RTV e mestrado em dramaturgia de séries televisivas pela ECA USP. Estudou e trabalhou em Florença e Roma. Viveu na Alemanha onde trabalhou como Storyliner (desenvolvedor de escaletas) na soap-opera “Verbotene Liebe”; e em outros projetos para a Grundy UFA. Autor do roteiro de longa “Der Brasilianer”, premiado pela Prefeitura de São Paulo em 2009. Autor da série “Taxista Empreendedor” para a TV Brasil, 2011. Co-autor da série dramática “Olho por Olho”, de 2015, em desenvolvimento no Brasil pela Gullane filmes e nos EUA pela Wise Entertainment. Participou da Oficina de Teledramaturgia na Rede Globo em 2010. Desde 2001 membro do Nudrama, grupo de pesquisa em dramaturgia audiovisual da ECA USP. Desde 2010 leciona na pós graduação em roteiro de ficção audiovisual do Senac Lapa Scipião. Mora atualmente entre São Paulo e Berlim.
Joca Reiners Terron (Escritor)
Joca Reiners Terron é escritor, editor e tradutor (Cuiabá, 1968). Publicou livros de poemas e narrativas, além dos romances “Não Há Nada Lá” (2011), “A tristeza extraordinária do leopardo-das-neves” (2013) e “Do fundo do poço se vê a lua”, todos pela Companhia das Letras. Por este último, recebeu o Prêmio Machado de Assis da Biblioteca Nacional, em 2010. Traduziu obras de Enrique Vila-Matas, Richard Brautigan, Mario Levrero e Roberto Bolaño. Seu próximo romance, “Noite dentro da noite”, ganhador do Petrobras Cultural, será publicado em março de 2017 pela Companhia das Letras.
Pitching dos projetos
Os pitchings (defesas dos projetos) terão um total de 30 minutos. Serão 15 minutos de defesa dos autores e outros 15 minutos de perguntas e feedback por parte da platéia e dos convidados. Conheça os seis projetos deste ano:
Mara Hope (de Alan Góes e Marcos Ferreira) – Ceará
Fortaleza, 2020. A prefeitura municipal executa o ambicioso Projeto Mara Hope, praticando o desmonte do navio encalhado homônimo ao projeto e diversas obras infindáveis pela cidade. Enquanto o desenvolvimento prometido não chega, seis habitantes de diferentes regiões da cidade são afetados pelas intervenções produzidas no espaço urbano. Na região da Barra do Ceará, Batista, um tratorista de meia-idade, recusa-se a concluir a demolição de uma casa ao se deparar com a dona da residência ainda habitando o local. Na Aldeota, Laura enfrenta seu medo de ficar sozinha no escuro quando ocorre uma queda de energia no seu prédio. No Benfica, Leona reencontra seu ex-namorado em uma ocupação contra o projeto Mara Hope. No Siqueira, após fugir de casa, Layssa procura seu irmão, com o qual não mantém contato há anos. Na Messejana, Gia, uma pescadora, após ser removida da orla da cidade, finaliza a mudança para sua nova moradia ao transportar o seu antigo instrumento de trabalho: uma canoa. No Antônio Bezerra, Jerome foge do abrigo em que mora em busca de reencontrar seu filho e o caminho de sua antiga casa.
Rota de Fuga (de Vinicius Moraes e Geovana Nunes) – Ceará
Dércio, biscateiro e ladrão de quinta categoria, precisa ajudar Paula, sua amiga prostituta e parceira de trambiques, a abortar o feto que cresce em sua barriga. Vivendo nas ruas do Centro da cidade de Fortaleza, conseguem dinheiro às custas de pequenos golpes e de prostituição, economizando para se adiantarem em novecentos reais e investir no Citotec, remédio que promete fazer Paula se livrar do bucho em que se meteu. Quando o dinheiro para o aborto já está “raso”, ou seja, quando falta muito pouco dinheiro, a gravidez de Paula já vai adiantada. Dércio, então, rouba a pessoa errada e roda na mão de uma galera da pesada, que lhe bate e leva toda a grana das economias. Sem dinheiro, sem casa e com uma bomba relógio crescendo na barriga de Paula, um ato desesperado muda a sorte da dupla, que agora pode fazer a festa do aborto e nela planejar como serão suas vidas daqui pra frente.
Madrinha de Guerra (de Samarkandra Pimentel e Fernando Pimentel) – Ceará
Fortaleza, 2016. Celina (71) e Ana Clara (42) são mãe e filha que levam uma vida conflituosa sob o mesmo teto. Após descobrir sofrer de um mal cardíaco, Celina decide viajar para Portugal com a filha, sob o pretexto de pagar uma promessa, quando, na verdade, busca encontrar Amaro, seu amor de juventude, um antigo combatente da guerra colonial, tendo como única pista sua última carta enviada há mais de 50 anos. Nas complicações da busca, mãe e filha se acertam, mas dão rumos inesperados a suas vidas.
Assuntos Inacabados (de Hugo Damasceno e César Augusto) – Ceará
Atormentado pela culpa de ter saído impune de um crime que não queria cometer, um dedicado policial militar precisa lidar com a gravidez de risco de sua esposa enquanto é arrastado para um caminho de violência por um inescrupuloso empresário.
O Enterro de Neide (de Rodrigo Luna e Pedro Perazzo) – Bahia
Marcela, uma mulher negra, decide levar as cinzas de sua mãe, Neide, para despejar nas águas de uma represa em Rio de Contas, Chapada Diamantina. As águas inundaram a comunidade em que a família delas vivia. Uma viagem que força Marcela a confrontar sua própria história e acertar as contas com aqueles que se aproveitaram de sua desgraça.
Trevosas da Tijuca (de Rodrigo Almeida) – Pernambuco
Num mundo em que o sol parou de brilhar, mergulhado na indiferença entre realidade e espetáculo, Will, Luciana e Felipe/Samira, três bichas góticas, buscam o sucesso num obscuro e performático processo seletivo promovido pela Mama Trevas, uma antiga atriz de filmes de horror pornográfico. Após fracassarem sucessivas vezes, as trevosas meteoricamente se tornam famosas por acaso, quando é viralizado um vídeo em que aparecem confrontando a LUZ, uma enigmática e polêmica figura repressiva, capaz de transformar pessoas “desconstruídas” em reacionárias. No entanto, diante do risco iminente de voltarem ao anonimato, as bichas sequestram a famosa e idolatrada atriz Suzete Viana. Nasce, assim, um cativeiro delirante, numa mescla de obsessão midiática profunda com um rarefeito desejo político de conter a crescente força conservadora de um mundo afundado na escuridão.
Mostra de Artes do Porto Iracema
A 4ª MOPI – Mostra de Artes do Porto Iracema reúne os trabalhos desenvolvidos durante todo o ano de 2016, nos diversos processos formativos da escola. Neste mês de dezembro, serão apresentados os 22 projetos elaborados nos cinco Laboratórios de Criação da escola (teatro, música, artes visuais, dança e audiovisual), além dos trabalhos realizados no Programa de Formação Básica nas linguagens de artes cênicas, artes visuais, multimídia e cinema.
Durante todo o mês de dezembro serão apresentados espetáculos de teatro, dança, exposições de artes visuais, exibição de curtas, shows musicais e apresentações dos roteiros de cinema. A Escola Porto Iracema das Artes, que é instituição responsável por estas atividades, tem ocupado uma posição única no panorama da formação artística no Ceará. O Laboratório de Audiovisual é uma plataforma de lançamento exclusivo para novos projetos de cinema. Além de um importante espaço de encontro para profissionais de todas as áreas e partes do mundo, a Escola é um inestimável local de encontro e de debate, com capacidade de se tomar o pulso de novas tendências artísticas e para a abertura de um novo terreno de criação para a arte contemporânea brasileira.
SERVIÇO:
Apresentação dos Roteiros do Laboratório de Audiovisual
Com a presença de convidados
Local: Cinema do Dragão
Hora: às 9h