Escola de Formação e Criação do Ceará

ABISSAL_FotoDiretor_ArthurLeite (2)

Roteiro do Laboratório de Cinema é selecionado em Festival Internacional de Documentários

ABISSAL_FotoDiretor_ArthurLeite (2)

Roteiro do Laboratório de Cinema do Porto Iracema vira filme e é selecionado no Festival Internacional de Documentários – É Tudo Verdade

Entre os dias 7 e 17 de abril, será realizado, em São Paulo e no Rio de Janeiro, o 21º É Tudo Verdade – Festival Internacional de Documentários, o maior festival de documentários da América Latina. O filme Abissal, do cearense Arthur Leite, foi um dos nove (09) selecionados na categoria Mostra Competitiva de Curtas. “É um privilégio apresentarmos uma safra tão excepcional, tanto da produção brasileira, quanto internacional, com a marca muito expressiva de 22 estreias mundiais. Foi um processo de seleção particularmente difícil, devido à alta qualidade e ao recorde de inscrições, superando 1,7 mil títulos dos cinco continentes”, declarou Amir Labaki, o fundador e diretor do festival.

Abissal foi a única produção cearense selecionada e teve seu roteiro desenvolvido na 1º edição do Laboratório de Audiovisual para TV do Porto Iracema das Artes, que tem como tutores os cineastas Karim Ainouz, Sérgio Machado e Marcelo Gomes. Finalizado em 2016, o documentário desenvolve-se em torno da busca do autor por um um avô que nunca conheceu. O cineasta cearense Arthur Leite mergulha na história da família e, quanto mais ele pesquisa mais se afasta da ideia original do filme. No processo, é a avó Rosa que vira personagem central, quando, diante da câmera, dispõe-se a fazer revelações inesperadas sobre esse passado desconhecido.
“Esse era para ser um filme sobre o meu avô, que eu nunca conheci. Não sei se ele ainda está vivo. Ninguém sabe. Mas, à medida que fui me aprofundando nessa história percebi que não era sobre ele. Minha própria avó, aquela mulher sempre próxima a mim, revelou-se outra pessoa. Ela, Rosa, era a verdadeira desconhecida. Depois de 40 anos, diante de uma câmera ligada, ela decidiu contar a mim todos os segredos e verdades, ou parte deles” afirma Arthur.
Abissal_FotoDivulgacaoOficial (2)

O filme tornou-se o Trabalho de Conclusão de Curso de Audiovisual e Novas Mídias de Artur Leite, que graduou-se na Universidade de Fortaleza (UNIFOR), em 2015. A equipe é de produção ainda reuniu Bárbara Cariry como produtora executiva e Danielle Rotholi na Assistência de Direção. Ambas foram as parceiras de Arthur Leite no LabTV do Porto Iracema e colegas do diretor na Universidade. O curta cearense terá sua estreia mundial dia 9 de abril no cinema CineArte, na Av. Paulista e, em seguida, dia 10, no Espaço Itaú de Cinema, na Praia de Botafogo. As demais exibições de Abissal ocorrerão no IMS – Instituto Moreira Salles no Rio e no Centro Cultural São Paulo. Os vencedores do festival É Tudo Verdade estarão automaticamente inscritos para concorrer a uma vaga no OSCAR de Melhor Documentário em 2017; este é o único festival brasileiro parceiro da Academia de Ciências Cinematográficas Americana a indicar diretamente um concorrente.

Arthur Leite é um realizador cearense, de 24 anos. Nascido em Quixeré formou-se em Audiovisual e Novas Mídias pela Universidade de Fortaleza – UNIFOR. Arthur, apesar de jovem, tem um consistente trabalho na área cinematográfica. Aos 19 anos, realizou seu primeiro filme, que foi selecionado no Projeto Revelando os Brasis, o curta-metragem Mato Alto – Pedra Por Pedra, um dos documentários mais premiados em 2011. Além de atuar com diretor e roteirista Arthur também produz e, há dois anos, exerce a função de curador e diretor de produção em dois festivais de cinema: CINE JARDIM – Festival Internacional de Cinema de Belo Jardim, em sua 2ª edição que acontece em Pernambuco de 17 a 21 de maio de 2016; e na MOSTRA CURTA VAZANTES – Cinema em Comunidade, em sua 3ª edição e que acontece no interior do Ceará, na última semana de junho. Arthur Leite assina a codireção no documentário musical OS VIZINHO DE TRÁS, gravado em Niterói e estrelado pelo cantor e compositor Luís Capucho e dirigido pelo carioca Rafael Saar. Arthur realizou, também, o premiado documentário TUBARÃO de Leo Tabosa atuando como diretor assistente. Atualmente o realizador se dedica a realização de seu próximo projeto: a minissérie CAMINHO DE VOLTA. Desenvolvida dentro do Laboratório de Audiovisual do Porto Iracema das Artes, em parceria com nomes como Karim Ainouz, Marcelo Gomes e Sérgio Machado, terá a Produção de Bárbara Cariry. Um novo documentário, FERRUGEM, já está gravado e breve estará em processo de montagem. O lançamento está previsto para 2017.

 

Acompanhe a programação completa no site do É Tudo Verdade:

http://etudoverdade.com.br/br/filme/41083-Abissal

Link para Trailer Oficial: https://vimeo.com/158192580

Arthur Leite – arthurleite13@gmail.com / 85.99747-5300