Escola de Formação e Criação do Ceará

WhatsApp Image 2025-06-27 at 15.50.53

Roteiristas Heitor Lorega e Murilo Hauser, tutor do Lab Cena 15, são convidados a se tornarem membros votantes do Oscar

WhatsApp Image 2025 06 27 at 15.50.53

(Imagem: Ana Raquel Santiago)

Lorega e Hauser são, respectivamente, membro da comissão de seleção e tutor do Lab Cena 15, laboratório de Cinema da Porto Iracema

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, responsável pelo Oscar, convidou os roteiristas Heitor Lorega e Murilo Hauser a tornarem-se membros votantes da premiação. Parte da seleta lista de 10 brasileiros convidados pela entidade neste ano, os artistas são, respectivamente, membro da comissão de seleção e tutor do Lab Cena 15, laboratório de Cinema da Escola Porto Iracema – equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará, gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM).

Conforme lista divulgada pela Academia nessa quinta-feira (26), a dupla foi convidada junto a outros importantes nomes do audiovisual nacional, como a atriz Fernanda Torres, o ator e diretor Daniel Filho e a diretora Daniela Thomas. Ao aceitar o convite, Lorega e Hauser se juntam ao diretor Karim Aïnouz, mentor do Lab Cena 15, no quadro de membros votantes do Oscar. 

Responsáveis pelo roteiro do sucesso “Ainda Estou Aqui”, ganhador do Oscar de “Melhor Filme Internacional”, os roteiristas participaram do projeto “Anatomia do Filme”, na Mostra de Artes da Porto Iracema (MOPI), em março. Durante o evento, a dupla acompanhou uma exibição especial do longa aberta ao público e conversou sobre o processo de adaptação e construção da narrativa.

Ainda na MOPI, os artistas também participaram do Pitching de Roteiros do Lab Cena 15, momento que reúne grandes nomes do audiovisual brasileiro e apresenta os roteiros desenvolvidos por participantes do laboratório.

Na semana passada, Lorega e Hauser foram indicados ao prêmio Grande Otelo, na categoria de “Melhor Roteiro Adaptado” pelo trabalho em “Ainda Estou Aqui”. A premiação é a mais importante do cinema nacional.

SOBRE O LAB CENA 15

O Lab Cena 15 é um laboratório de desenvolvimento de roteiros de longas-metragens e séries de ficção criado em 2013 pelos cineastas Karim Aïnouz, Marcelo Gomes e Sérgio Machado em parceria com a Escola Porto Iracema das Artes. Tem como proposta geral contribuir com o desenvolvimento do campo audiovisual regional, favorecendo a qualificação profissional de roteiristas, por meio de um intenso programa de formação prático e conceitual, com ênfase no desenvolvimento da escrita dramatúrgica de projetos de longa-metragem e séries de ficção para televisão. Com prioridade para projetos do Ceará e das regiões Norte e Nordeste do país, o programa prevê um processo imersivo de sete meses, que inclui tutorias, oficinas, aulas abertas e outras atividades formativas.

Ao final de cada edição, o Lab Cena 15 promove uma apresentação pública dos projetos a importantes produtores e produtoras do Brasil e do mundo, num evento público chamado Pitching de Roteiros, no qual os projetos concorrem a prêmios frutos de parcerias com instituições relevantes na cena audiovisual, como Projeto Paradiso, FRAPA – Festival de Roteiro Audiovisual de Porto Alegre, Ventana Sur, Cinema do Dragão, centro cultural b_arco e, mais recentemente, Final Draft e Sol Film Lab.

SOBRE A PORTO IRACEMA DAS ARTES

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há dez anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

 

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Isabella Rifane (jornalista)  | Supervisão e Edição: Gabriela Dourado (jornalista) | Publicado em 27 de junho de 2025