Rotas de Criação 2018 – Laboratório de Teatro

Nos dias 25 e 28 de setembro e 08 e 10 de outubro, os artistas-pesquisadores do Laboratório de Teatro apresentarão suas pesquisas em andamento no Rotas de Criação 2018, que acontece em Fortaleza e no Crato. O acesso é gratuito e aberto ao público.

O projeto que abre as Rotas de Criação é o “Expresso Sonho Azul”, na terça-feira, 25 deste mês, que se apresenta na Casa Ninho, às 19h, na cidade de Crato. Já na sexta-feira, 28 de setembro, será a vez do público acompanhar o trabalho do “Boca Amordaçada”, que será apresentado às 10h, no Centro de Narrativas Audiovisuais (CENA 15) do Porto, em Fortaleza. Em outubro, será a vez dos projetos “Dramaturgias da Água e da Seca”, no dia 08, e “Inventário para poéticas futuras”, no dia 10, que serão apresentados às 19h na Sala de Teatro da Escola.

O Rotas de Criação funciona como um momento de partilha dos processos de formação da Escola, uma etapa em que os proponentes mostram seus trabalhos ao público e a outros profissionais da área. Os artistas-pesquisadores apresentam o estado processual das investigações desenvolvidas durante o laboratório e refletem acerca da condução e das próximas etapas até a finalização, em dezembro, na Mostra de Artes do Porto Iracema das Artes (MOPI).

Conheça abaixo as pesquisas que integram a edição 2018 do Laboratório de Teatro, com os respectivos artistas e tutores.

Projeto: Boca Amordaçada

Artistas/pesquisadores: Vanéssia Gomes, Herê Aquino, Vera Araujo, Juliana Santana e Isabele Teixeira.

O projeto “Boca Amordaçada” se caracteriza como um processo de criação teatral articulando dramaturgia feminina e ativismo em cena. A pesquisa de criação teatral busca articular elementos que integrem atuação, dramaturgia e espaço urbano para composições cênicas. Questões relacionadas ao teatro latino-americano são o norte do grupo.

Projeto: Dramaturgias da Água e da Seca

Artistas/pesquisadores: Nelson Albuquerque, Denise Costa, Silvianne Lima, Jota Júnior Santos, Eliel Carvalho, Alessandra Eugênio e Beethoven Cavalcante.

O projeto “Dramaturgias da Água e da Seca” envereda por uma pesquisa de ator-manipulador e objeto-boneco, até então, não experimentada pelo grupo. Inspirados na crise hídrica cearense e tendo como mote a obra O Quinze, de Rachel de Queiróz, o Pavilhão da Magnólia aproxima o debate científico da criação artística numa abordagem contemporânea.

Projeto: Expresso Sonho Azul – uma Manada em trânsito

Artistas/pesquisadores: Jânio Tavares, Juliana Veras, Monique Cardoso e Murilo Ramos

Pesquisa histórico-documental-afetiva acerca das chegadas e partidas do Sonho Azul, trem que cruzava o Ceará (década de 1970), do sertão do Cariri a Fortaleza, e foi responsável pelo surgimento de várias cidades do Estado. A partir dessas memórias, o Manada Teatro inicia a construção de uma dramaturgia e de uma encenação para sua nova montagem. Reunindo artistas/pesquisadores do Cariri e de Fortaleza, a pesquisa do projeto “Expresso Sonho Azul – uma Manada em trânsito” se propõe a transitar por esses dois lugares e por outras cidades nas quais o Sonho Azul passava.

Projeto: Inventário para poéticas futuras

Artistas/pesquisadores: Rafael Martins, Ricardo Tabosa, Tatiana Amorim e Yuri Yamamoto

Pesquisa, escrita e montagem do próximo espetáculo do Grupo Bagaceira, em parceria com o dramaturgo e diretor Alexandre Dal Farra, o projeto “Inventário para poéticas futuras” é motivado pela possibilidade do grupo acabar, após 18 anos de atuação. Para ressignificar a ideia da morte no palco, estabelece um paralelo com o caos político do país, renovando a energia criativa e a existência do grupo.

Serviço

O quê: Rotas de Criação 2018 – Teatro com Projeto “Expresso sonho azul”

Quando: 25 de setembro, às 19h

Onde: Casa Ninho (Rua Ratisbona, 266, Centro do Crato)

Gratuito

O quê: Rotas de Criação 2018 – Teatro com Projeto “Boca Amordaçada”

Quando: 28 de setembro, às 10h

Onde: CENA 15 (Rua José Avelino, 495, Praia de Iracema)

Gratuito

O quê: Rotas de Criação 2018 – Teatro com Projeto “Dramaturgias da Água e da Seca”

Quando: 08 de outubro, às 19h

Onde: Sala de Teatro do Porto (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)

Gratuito

O quê: Rotas de Criação 2018 – Teatro com Projeto “Inventário para poéticas futuras”

Quando: 10 de outubro, às 19h

Onde: Sala de Teatro do Porto (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)

Gratuito