O mês de outubro, no Porto Iracema das Artes, é de continuidade das Rotas de Criação 2018. O evento reúne uma série de apresentações dos artistas dos Laboratórios de Artes Visuais, Teatro e Música que estão desenvolvidos projetos de criação na Escola este ano. É o momento de compartilhar os trabalhos em andamento com outros artistas, tutores e profissionais das respectivas linguagens, além do público em geral. Ao todo, dez processos artísticos serão apresentados em Fortaleza. Toda a programação é gratuita e aberta ao público.
Nos próximos dias 03 e 04 de outubro, os artistas-pesquisadores do Laboratório de Artes Visuais iniciam a programação. No dia 03, às 19h, serão apresentados os projetos “Zona de Pressão” e “Manual de Identificação e Proteção de OVNIS”. No dia seguinte, 04, será a vez de conhecer o estado da arte dos projetos “Arqueologia de uma paisagem” e “Vegetocracia e a exuberância dos dias comuns”. Todas as apresentações vão acontecer no auditório da Escola, a partir das 19h.
A segunda semana do mês inicia com as apresentações do Laboratório de Teatro. Na segunda-feira, dia 8, os artistas do projeto “Dramaturgias da Água e da Seca” mostram suas pesquisas no Estúdio de Audiovisual do Porto, às 19h. O projeto “Boca Amordaçada” será apresentado no dia 09, terça-feira, na sala de dança do Porto, a partir das 19h30. Finalizando as apresentações do Teatro, no dia 10 de outubro, às 19h, a sala de Teatro da Escola recebe o projeto “Inventário para Poéticas Futuras”.
Já os projetos do Laboratório de Música serão apresentados nos dias 09 e 10 de outubro. Na terça-feira, dia 09, o projeto “Cenas de Ópera” se apresenta na sala de Música do Porto, com a presença da tutora, a cantora e atriz Doriana Mendes. No dia 10 de outubro, às 19h, será a vez do projeto “Horizonte Aparente” – que também contará com a presença do tutor, o pianista Benjamim Taubkin – mostrar sua pesquisa no Estúdio de Audiovisual do Porto. Um pouco mais tarde, no mesmo dia, às 20h, “Arquelano: ainda sou um ponto” se apresenta na Sala de Música da Escola, com a tutora Mahmundi presente.
Sobre o Rotas de Criação
O Rotas de Criação funciona como um momento de partilha dos processos de formação da Escola, uma etapa em que os proponentes apresentam seus trabalhos ao público e a outros profissionais da área. Os artistas-pesquisadores apresentam o estado processual das investigações desenvolvidas durante o laboratório e refletem acerca da condução e das próximas etapas até a finalização, em dezembro, na Mostra de Artes do Porto Iracema das Artes (MOPI). Em setembro, já aconteceram as Rotas de Criação do Laboratório de Dança e de um dos projetos do Lab. Teatro, Expresso Sonho Azul, no Crato.
Conheça abaixo as pesquisas que integram a edição 2018 dos Laboratórios de Música com os respectivos artistas e tutores.
LABORATÓRIO DE ARTES VISUAIS
Projeto: Zona de Pressão
Artistas/pesquisadores: Tiago Alves e Roberto Cavalcante Borges
Tutores: O Grivo – Marcos M. e Nelson Soares
Numa abordagem que se aproxima da arquitetura sonora, o projeto propõe elaborar uma instalação em que o vento-fantasma possa invadir o ambiente proposto com sua presença sonora instável, que entre brechas, rachaduras e demais intervenções se amplifica acusticamente e/ou eletroacusticamente no espaço e em nossa percepção.
Projeto: Arqueologia de uma paisagem
Artista/pesquisadora: Mariana Smith
Tutora: Ana Pato
A pesquisa propõe observar a paisagem do litoral cearense a partir das muitas camadas de tempo e discursos que emergem dos campos de dunas da região. O mapeamento dessas camadas deve ser matéria para a realização de trabalhos que aproximam ficção, ciência e dados cotidianos na constituição de uma paisagem híbrida.
Projeto: Vegetocracia e a exuberência dos dias comuns
Artistas/pesquisadores: Jared Domício e Vania Freitas
Tutora: Lisette Lagnado
Ao elaborar uma analogia entre jardim e cidade, o projeto realiza a inserção de uma flora baldia (marginal) em jardins urbanos e cria possibilidades de coabitação entre espécies, no intuito de gerar ideias sobre as formas de organização entre indivíduos. O processo é baseado nas ações do jardineiro George Sinclair (início do séc. XIX) em seu jardim experimental e deve gerar desenhos, fotografias e instalações.
Projeto: Manual de Identificação e Proteção de Objetos Voadores Não Identificados
Artistas/pesquisadores: Helenita Matos
Tutor: Alexandre Sequeira
O projeto evidencia narrativas de aparições de disco-voadores e situações de abduções relatadas pela população das cidades de Quixadá e Quixeramobim. Por meio de fotografias, e outros recursos gráficos, a artista propõe elaborar um manual que reconstrói os acontecimentos, a partir da oralidade, do imaginário e do saber popular da região.
LABORATÓRIO DE TEATRO
Projeto: Boca Amordaçada
Artistas/pesquisadores: Vanéssia Gomes, Herê Aquino, Vera Araújo, Juliana Santana e Isabele Teixeira
Tutora: Ana Correa
Processo de criação teatral articulando dramaturgia feminina e ativismo em cena A pesquisa de criação teatral busca articular elementos que integrem atuação, dramaturgia e espaço urbano para composições cênicas. Buscamos vivenciar um processo artístico que dispare pensamentos, performances e cenas teatrais destacando a arte pública, o ativismo, as comunidades temporárias, o feminismo, a política, o teatro de invasão e a teatralidade. Nosso norte são questões relacionadas ao teatro latino-americano.
Projeto: Dramaturgias da Água e da Seca
Artistas/pesquisadores: Nelson Albuquerque, Denise Costa, Silvianne Lima, Jota Júnior Santos, Eliel Carvalho, Alessandra Eugênio e Beethoven Cavalcante
Tutor: Miguel Velhinho
Inspirados na crise hídrica cearense e tendo como mote a obra O Quinze, de Rachel de Queiróz, o Pavilhão da Magnólia aproxima o debate científico da criação artística numa abordagem contemporânea. O projeto envereda por uma pesquisa de ator-manipulador e objeto-boneco, até então, não experimentada pelo grupo.
Projeto: Inventário para Poéticas Futuras
Artistas/pesquisadores: Rafael Martins, Ricardo Tabosa, Tatiana Amorim e Yuri Yamamoto
Tutor: Alexandre Dal Farra
Pesquisa, escrita e montagem do próximo espetáculo do Grupo Bagaceira, em parceria com o dramaturgo e diretor Alexandre Dal Farra, o projeto é motivado pela possibilidade do grupo acabar, após 18 anos de atuação. Para ressignificar a ideia da morte no palco, estabelece um paralelo com o caos político do país, renovando a energia criativa e a existência do grupo.
LABORATÓRIO DE MÚSICA
Projeto: Arquelano: ainda sou ponto
Artistas/pesquisadores: Benjamin Arquelano, Théo Fonseca Torres e Emília Schramm.
Tutora: Mahmundi
Arquelano é um projeto de música eletrônica experimental criado em 2014 por Benjamin Arquelano (vocal, sintetizadores e programação) e com recentes contribuições de Théo Fonseca (guitarras) e Emília Schramm (voz). Explora sonoridades minimalistas a partir da poesia oriunda da vivência de Arquelano, jovem negro, costurados em conceitos de um elemento da imagem: o ponto.
Projeto: Cenas de Ópera
Artistas/pesquisadores: Antônio Souza, Liana Fonteles e Giorgi Gelashvili.
Tutora: Doriana Mendes
O projeto propõe montar fragmentos de peças operísticas de compositores e períodos históricos variados para apresentações em teatros e espaços não convencionais. Os artistas têm experiência com música de concerto e pretendem desenvolver habilidades relacionadas à produção operística, que engloba música, teatro e dança, criando oportunidades de execução e apreciação deste tipo de arte.
Projeto: Horizonte Aparente
Artistas/pesquisadores: Ayrton Bob Pessoa, Jônatas Gaudêncio e Raí Santorini.
Tutor: Benjamim Taubkin
Idealizado pelo compositor Ayrton Pessoa, a proposta é de uma investigação musical em que “dois artistas viajam por lugares, metrópoles desabitadas, desertos e oceanos, com sons, geografias imaginárias e formas de habitar”. Essa criação musical é uma parceria com o clarinetista Jônatas Gaudêncio e Raí Santorini no desenho de luz.
SERVIÇO
O quê: Rotas de Criação 2018 dos Laboratórios de Artes Visuais, Teatro e Música
Quando: 03, 04, 08, 09 e 10 de outubro
Onde: Porto Iracema das Artes e CENA 15
Gratuito
O quê: Rotas de Criação 2018 – Laboratório de Artes Visuais – projetos “Zona de Pressão” e “Manual de Identificação e Proteção de OVNIS”
Quando: 03 de outubro, às 19h
Onde: Auditório do Porto Iracema (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
Gratuito
O quê: Rotas de Criação 2018 – Laboratório de Artes Visuais – projetos “Arqueologia de uma paisagem” e “Vegetocracia e a exuberância dos dias comuns”
Quando: 04 de outubro, às 19h
Onde: Auditório do Porto Iracema (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
Gratuito
O quê: Rotas de Criação 2018 – Laboratório de Teatro – Projeto “Dramaturgias da Água e da Seca”
Quando: 08 de outubro, às 19h
Onde: Estúdio de Audiovisual do Porto Iracema (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
Gratuito
O quê: Rotas de Criação 2018 – Laboratório de Teatro – Projeto “Boca Amordaçada”
Quando:09 de outubro, às 19h30
Onde: Sala de dança do Porto (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
Gratuito
O quê: Rotas de Criação 2018 – Laboratório de Teatro – Projeto “Inventário para Poéticas Futuras”
Quando: 10 de outubro, às 19h
Onde: Sala de Teatro do Porto Iracema (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
Gratuito
O quê: Rotas de Criação 2018 – Laboratório de Música – Projeto “Cenas de Ópera”, com a tutora Doriana Mendes
Quando: 09 de outubro, às 19h
Onde: Sala de Música do Porto Iracema (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
Gratuito
O quê: Rotas de Criação 2018 Projeto “Horizonte Aparente”, com o tutor Benjamim Taubkin
Quando: 10 de outubro, a partir das 19h
Onde: Estúdio de Audiovisual do Porto Iracema (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
Gratuito
O quê: Rotas de Criação 2018 Projeto “Arquelano: ainda sou um ponto”, com a tutora Mahmundi
Quando: 10 de outubro, às 20h
Onde: Sala de Música do Porto Iracema (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema)
Gratuito