Escola de Formação e Criação do Ceará

Design sem nome - 1

Romance desenvolvido no ateliê de escrita dramática da Porto Iracema é lançado em Fortaleza

Design sem nome 1

Livro “Terramar”, da escritora Monique Cordeiro, é apresentado ao público na quarta-feira (03) (Imagem: divulgação Editora Patuá no Instagram)

Nascido no ateliê de escrita dramática de 2019 da Escola Porto Iracema das Artes  – equipamento da Secretaria da Cultura do Estado (Secult CE), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) – o livro “Terramar”, de Monique Cordeiro, conta a história de Nina, uma jovem mulher de quase 30 anos, que perdeu a mãe e tem que lidar com o luto. Em sua busca por paz interior, Nina sai do sertão do Ceará em direção ao litoral para descobrir mais sobre a história de sua mãe e, consequentemente, descobrir mais sobre a própria história. 

A ideia desta prosa poética nasceu no projeto “Escotilha: ateliê de escrita dramática” que aconteceu entre 2018 e 2019, orientado por Edilberto Mendes. A Escotilha teve como foco os processos de criação desenvolvidos no âmbito das esferas formativas da escola Porto Iracema das Artes. Os participantes estudaram os elementos do gênero dramático e desenvolveram projetos individuais para teatro e/ou cinema, com orientação de especialistas. 

Monique relata que a experiência de produção do romance passou por desenvolver questões pessoais. “Na ocasião [do projeto Escotilha], eu tinha que produzir uma dramaturgia. E a ideia que eu quis desenvolver surgiu quando eu fiz uma viagem ao interior do Ceará para resolver uma questão pessoal e lá eu tive uma experiência de liberdade, eu tive uma sensação de liberdade muito grande e eu quis traduzir esse sentimento em palavras”, relembra.

O romance será lançado nesta quarta-feira (3), às 18h30, em evento gratuito e aberto ao público no bairro Meireles, em Fortaleza.

SOBRE MONIQUE CORDEIRO

Monique Cordeiro nasceu em Fortaleza, em 1986. É professora da rede estadual de ensino do Ceará, mediadora de leitura, especialista em Escrita e Criação (UNIFOR) e Mestra em Linguística Aplicada (UECE). Promove clubes de leitura e oficinas de escrita criativa. Recebeu menção honrosa na categoria prosa no I Concurso Literário Demócrito Rocha (2024). Participou da coletânea de contos “Fraturas” (2022) e de outras publicações com textos ficcionais, “Terramar” é seu primeiro livro.

SOBRE A PORTO IRACEMA DAS ARTES

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há 12 anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO

Porto Iracema das Artes – Lançamento do livro “Terramar” da artista Monique Cordeiro

Data: 3 de setembro de 2025 (quarta-feira)

Horário: 18h30

Local: Bruta Flor, Rua Antônio Augusto, 806 – Meireles, Fortaleza – CE

Evento gratuito e aberto ao público 

 

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Conan Peixoto (estagiário) | Supervisão: Gabriela Dourado (jornalista) | Publicado em 03 de setembro de 2025