(Imagens: Micaela Menezes; Micaela Menezes; Analice Diniz)
Em clima de celebração, Porto Iracema promove aulão de funk, sessões de desenho com modelo vivo e feira de produtos produzidos por artistas locais
Fundada em 2013, a Porto Iracema das Artes – equipamento da Secretaria de Cultura do Estado (Secult CE), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) – celebra, em agosto, 12 anos de trajetória como um dos mais importantes espaços de formação e criação artística do Ceará. Para comemorar a marca, a Escola promoverá, ao longo do mês, uma série de atividades culturais relacionadas às linguagens trabalhadas no equipamento.
Na dança, um dos destaques é o aulão de funk “Lab Afrofunk”, ministrado pela carioca Taísa Machado, no dia 8, a partir das 19h. Durante o evento, a “Chefona”, como a bailarina é conhecida, convida o público a explorar os elementos que compõem a linguagem funkeira na dança a partir de jogos de improviso, criação dramatúrgica e desenvolvimento coreográfico.
Já para os apaixonados por artes visuais, a proposta é liberar a criatividade em sessões do projeto de desenho com modelo vivo “Com Figura”. Marcados para os dias 13, 20 e 27, às 19h, os encontros incentivam os participantes a criarem de forma livre, independentemente das técnicas e do nível de conhecimento em desenho de cada um. A atividade é voltada para maiores de 18 anos.
Quem se interessa por audiovisual e quer saber mais sobre o processo de desenvolvimento de uma grande produção não pode perder o bate-papo com os criadores da comédia cearense “Se Avexe Não”, sucesso na Netflix, realizado no dia 14, a partir das 19h. Na ação, os diretores Luciana Vieira e Victor Costa Lopes conversam, junto à atriz Bilica Léo, sobre os bastidores da série, comentando o processo de preparação e as gravações do seriado.
A cantora Mona Gadelha também compartilha detalhes sobre seu modo de criação na atividade de música “Anatomia do Disco”, marcada para 28 de agosto, às 19h. Durante o evento, a artista cearense fala sobre o desenvolvimento do disco de sucesso “Tudo Se Move”.
Entre as celebrações de aniversário da Porto Iracema, o público também pode conferir a vivência “Caminhos ocultos: criação de rotas para celebrar”, realizada no dia 20, a partir das 14h. Unindo literatura e performance, a atividade de teatro é voltada para pessoas trans e travestis, artistas ou não, e propõe um momento de escuta, criação e troca, ativando memórias, presenças e saberes que atravessam corpos e espiritualidades.
A programação ainda conta com a aula “História, estética e novas tecnologias da teleperformance”, ministrada pelo palestrante canadense Nicolas Berzi e por Armando Menicacci, professor do Departamento de Dança da Universidade de Québec, no Canadá, além da exibição do curta-metragem “Dionísio, um Mestre”, com a presença da diretora Carmen Luz.
Por fim, encerrando o ciclo de comemorações, a Porto Iracema promove a X Feira do Mar, das 15h às 20h, no dia 29. O evento expõe obras e peças produzidas por artistas locais, fortalecendo e dando visibilidade à cena cultural cearense.
SAIBA MAIS SOBRE A PROGRAMAÇÃO
07/08
[DANÇA] Aula “História, estética e novas tecnologias da teleperformance”, com Armando Menicacci e Nicolas Berzi (Canadá)
Sobre a atividade: Uma conversa que considera as grandes mudanças socioculturais em relação à urgência de criação de novos modelos estéticos alternativos e acessíveis da criação artística, desde a concepção difusão de obras cênicas no contexto da teleperformance.
Horário: 19h
Local: Auditório da Porto Iracema das Artes
Classificação indicativa: Livre
Gratuito e aberto ao público
08/08
[DANÇA] Aulão “Lab Afrofunk”, com Taísa Machado (Chefonamermo)
Sobre a atividade: O aulão “Lab Afrofunk” é um encontro de pesquisa teórica e coreográfica que busca mergulhar no universo do Funk Carioca e seus pares. Através de jogos de improviso, construção dramatúrgica e desenvolvimento coreográfico convidando o participante não apenas a pensar os elementos coreográficos que compõem a linguagem funkeira, mas também abrindo diálogos para pensar novas possibilidades para o mercado da dança dentro do circuito do funk.
Horário: 19h
Local: Pátio aberto da Porto Iracema das Artes
Classificação indicativa: Livre
Gratuito e aberto ao público
13, 20, 27/08
[ARTES VISUAIS] Com Figura – Desenho com Modelo Vivo, com Daniel Chastinet e Flávia Rodrigues
Sobre a atividade: O “Com Figura” é um projeto de desenho com modelo vivo, que estimula a expressão artística por meio de sessões abertas e gratuitas, em que os participantes podem criar livremente, independentemente do nível de experiência.
Horário: 19h
Local: Pátio
Classificação indicativa: +18
Gratuito e aberto ao público
14/08
[AUDIOVISUAL] Anatomia da Série “Se Avexe Não”, com Luciana Vieira, Victor Costa Lopes e Bilica Léo
Sobre a atividade: Os diretores Luciana Vieira e Victor Costa Lopes, criadores da série “Se Avexe Não”, e a atriz Bilica Léo, intérprete da personagem “Madame Céline”, participam de bastidores sobre o processo de produção e gravação da comédia cearense.
Horário: 19h
Local: Auditório da Porto Iracema das Artes
Classificação indicativa: Livre
Gratuito e aberto ao público
19/08
[CINEMA] Sessão Especial: Motel Destino, com a presença da produtora Janaína Bernardes
Sobre a atividade: Exibição especial do sucesso cearense “Motel Destino”, indicado à Palma de Ouro no Festival de Cannes 2024. Após a sessão, o público pode acompanhar um bate-papo com Janaína Bernardes, produtora do longa.
Horário: 19h40
Local: Sala 1 do Cinema do Dragão
Classificação indicativa: +18
Gratuito e aberto ao público.
19, 21, 22, 26 e 28/08
[TEATRO] Oficina “Bufonicas: entre rasgos e gritos”, com Maruska Ribeiro
Sobre a atividade: A proposta pretende abordar a bufonaria numa perspectiva de gênero e mulheridades. Partindo da pesquisa de Maruska Ribeiro em bufonaria e de sua relação como mulher parda e periférica, adentrando também na etariedade dos corpos. Maruska Ribeiro, é artista multilíngue, produtora cultural e Iluminadora cênica. Graduanda em Licenciatura em Teatro (IFCE). Pesquisa a bufonaria, performance e iluminação cênica. Idealizadora do PerFortaleza e do projeto Noda: Cidade que germinam e do Sarau das Mulheres, Encontros Bufonicas e Bafônicos.
Horário: 14h às 18h
Local: Sala de Teatro Sidney Souto
Classificação indicativa: +18
Gratuito. Necessário realizar inscrição.
20/08
[TEATRO] Vivência “Caminhos ocultos: criação de rotas para celebrar”, com Aurora Arcana, Jean Jirau e Maya Vic
Sobre a atividade: Esta ação propõe uma vivência artística e sensível, que entrelaça experimentações nas linguagens visuais, literárias e cênicas. Guiadas pelo tema que norteia a pesquisa de Aurora Arcana, Jean Jirau e Maya Vic — a invocação da espiritualidade transvestigenere — o evento busca criar um espaço de escuta, criação e partilha. Trata-se de um convite à comunidade trans e travesti de Fortaleza, artistas e não artistas, para se conectar com as investigações cultivadas ao longo dos meses de laboratório, ativando memórias, presenças e saberes que atravessam nossos corpos e espiritualidades.
Horário: 14h às 18h
Local: Sala Wilemara Barros da Porto Iracema das Artes
Classificação indicativa:
Gratuito e aberto ao público
22/08
[DANÇA] Exibição do curta-metragem “Dionísio, um Mestre”, com a presença da diretora Carmen Luz
Sobre a atividade: Exibição do curta-metragem “Dionísio, um Mestre”, com a presença da diretora carioca Carmen Luz. Após a exibição, Carmen ainda participa de uma roda de conversa sobre a produção.
Horário: 11h
Local: Auditório da Porto Iracema das Artes
Classificação indicativa: Livre
Gratuito e aberto ao público
28/08
[MÚSICA] Anatomia do Disco “Tudo Se Move”, com Mona Gadelha
Sobre a atividade: O projeto “Anatomia do Disco” faz uma análise completa do processo criativo e de produção de um álbum. Nesta edição, teremos a abordagem do álbum “Tudo se Move”, de Mona Gadelha, com a presença da própria cantora e compositora, que co-produziu o disco com outros seis produtores.
Horário: 19h
Local: Auditório da Porto Iracema das Artes
Classificação indicativa: Livre
Gratuito e aberto ao público
29/08
[ARTES VISUAIS] X Feira do Mar
Sobre a atividade: Realizada desde 2015, a tradicional Feira do Mar reúne obras e peças produzidas por artistas locais, fortalecendo e dando visibilidade à cena cultural cearense.
Horário: 15h às 20h
Local: Pátio da Porto Iracema das Artes
Classificação indicativa: Livre
Gratuito e aberto ao público
POÉTICAS DE TERRITÓRIOS
A programação de aniversário da Porto Iracema das Artes não apenas celebra os 12 anos da Escola, mas também reafirma o compromisso da instituição com a fomentação da cena cultural local e com a democratização do acesso a atividades culturais, em sintonia com o eixo curatorial “Poéticas de Territórios”, que norteia as ações da Porto Iracema neste ano.
SOBRE A PORTO IRACEMA DAS ARTES
A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há nove anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.
Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Isabella Rifane (jornalista) | Supervisão e edição: Gabriela Dourado (jornalista)