Search
Close this search box.

Escola de Formação e Criação do Ceará

Search
Close this search box.
Toá – eternizando memórias

Projetos “Toá – eternizando memórias” e “Escudos contra morticídios”, integrantes do Laboratório de Artes Visuais, participam das Rotas de Criação

3d e1700751322663

Os projetos “Toá – eternizando memórias” e “Escudos contra morticídios”, integrantes da atual edição do Laboratório de Artes Visuais da Escola Porto Iracema das Artes – equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) – participam, na terça-feira, 28 de novembro, às 19h, das Rotas de Criação. O momento, gratuito e aberto ao público, será uma roda de conversa com Ziel Karapató, Moisés Tremembé e kulumym–açu sobre o tema “Submergindo toás e arraias: a maré do mangue no princípio”. O evento ocorre no auditório da Escola.

Desenvolvido pelo artista indígena Moisés Tremembé, o projeto “Toá, eternizando memórias”, tem como objetivo a reativação e disseminação de uma antiga cultura artística do povo Tremembé, por meio de representações de lideranças indígenas, utilizando uma técnica de realismo com o uso da tinta barrenta (toá).

Já o projeto “Escudos contra morticídios”, em processo de pesquisa pelo artista kalumym açu no Lab de Artes Visuais, tem experimentado como talos de carnaúba e de bambu, palitos de coqueiro e buriti constroem organicidade do universo tátil de “Escudos contra os morticídios”, nome pelo qual o artista conduz Arraias que utilizam os palitos das palhas e talos como nervuras vegetais para criar seres cobertos por papel-seda multicor. kulumym–açu participa do Rito da Arraia há 20 anos e sempre quis voar, e vê nas arraias brinquedos que transformam o céu em mar.

Os dois projetos têm a tutoria de Ziel Karapató no desenvolvimento de suas pesquisas.

As Rotas de Criação são momentos de partilha pública dos projetos de pesquisa em seu estágio intermediário, em condição processual e experimental, cujo formato é aberto à especificidade de cada projeto (ensaio aberto, experimento cênico, exposição, palestra, roda de conversa, etc).

“A relação íntima e indissociável com a natureza, se revela nas técnicas utilizadas por Moisés Tremembé e kulumym–açu em seus trabalhos. O desenvolvimento das pesquisas de artistas indígenas são imprescindíveis para escrevermos uma outra história da arte, com a presença de quem nunca deveria ter estado ausente, e com a urgência de um mundo que vive eventos climáticos cada vez mais extremos. É sobre sonho, realização e transformação”, diz Aline Albuquerque, coordenadora do Laboratório de Artes Visuais da Porto Iracema.

Via Lei Federal de Incentivo à Cultura, os Laboratórios de Criação da Porto Iracema das Artes contam com o Patrocínio Master da Solar Coca-Cola.

Sobre os Laboratórios de Criação

São espaços de experimentação, pesquisa e desenvolvimento de projetos culturais em cinco linguagens: Artes Visuais, Cinema, Dança, Música e Teatro. Funcionam em regime de imersão, por meio de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno das propostas previamente selecionadas. Os artistas recebem orientação de tutores e tutoras, que conduzem à qualificação dos projetos por meio de orientações individuais, além de oficinas, palestras e masterclasses pelo período de sete meses. Durante esse tempo, os artistas selecionados recebem ajuda de custo para que possam se dedicar integralmente ao desenvolvimento de suas propostas.

Sobre a Escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há dez anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

O quê: Projetos “Toá – eternizando memórias” e “Escudos contra morticídios”, integrantes do Laboratório de Artes Visuais, participam das Rotas de Criação

Onde: Auditório da Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema)

Quando: terça-feira, 28 de novembro

Horário: 19h

Gratuito e aberto ao público