Escola de Formação e Criação do Ceará

labs22-rotas-de-criacao-LABTEATRO-procura-se-marly-capa-site

Projeto Procura-se Marly realiza abertura de processo nas Rotas de Criação do Laboratório de Teatro

portoiracemadasartes.org.br projeto procura se marly se apresenta nas rotas de criacao do laboratorio de teatro labs22 rotas de criacao labteatro procura se marly capa site

Atividade, gratuita e aberta ao publico, ocorre no dia 9 de dezembro, às 19h, em Redenção

A Escola Porto Iracema das Artes – instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) – realiza a abertura de processo “TODA BUSCA TRAÇA UM MAPA: RASTROS DE APAVORAÇÃO EM PROCURA-SE MARLY”. O evento, que faz parte das Rotas de Criação do projeto Procura-se Marly, integrante da 10ª edição do Laboratório de Teatro, é gratuito e aberto ao público. Ocorre na sexta-feira, 09 de dezembro, às 19h, no Auditório do Campus da Liberdade – UNILAB (Redenção).

As Rotas de Criação são momentos de partilha pública dos processos e pesquisas desenvolvidos nos Laboratórios de Criação da Porto Iracema das Artes. Neste evento, o Procura-se Marly abre o seu processo criativo por meio de uma mostra de vídeos filmados por vyna garcy durante as Apavorações ocorridas nos municípios de Guaramiranga, Fortaleza e Redenção entre os meses de setembro e novembro de 2022.

“Apavoração” é uma saga em que corpos-carta em estado de festa e daravy buscam por respostas pelas ruas e encruzilhadas, clamando sempre por um mesmo nome: Marly. A metodologia para cada Apavoração consiste no traçado de um mapa do trajeto onde será desenvolvida a ação itinerante em grupo. Nesse caminho, são distribuídas cartas escritas à punho para revitalizar a afetação que o encontro com a carta de Marly, escrita em 1957 e achada na rua, provoca até os dias de hoje.

O projeto “Procura-se Marly” é feito pelos/as artistas Rosana Braga Reis, Wilame Jr (Jovem Ésu), vyna garcy, Anderson Marques, Kalea Dara, Borboleta Raielly, Rodrigo Paulino, Cisco Moura e Angel Black. Integrante do Laboratório de Teatro 2022, o grupo tem tutoria de Tieta Macau.

O Programa de Laboratórios de Criação da Porto Iracema das Artes tem o apoio da Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), e das empresas Dass, Democrata Calçados e Neorubber e Termaco, com Parceria da BG Soluções Sociais, via Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo.

SOBRE O PROJETO PROCURA-SE MARLY

PROCURA-SE MARLY é disparada por uma carta de amor escrita em 1957 e achada em uma rua de Fortaleza. A proposta é criar dramaturgias para corpos-carta afetados pela saudade e pelo desejo do encontro, encruzilhando teatro, audiovisual e aparições. A pesquisa será realizada em dois eixos: “Fortaleza” (pesquisa documental e cartográfica) e “Unilab”, nos municípios de Redenção e Acarape (arqueologia dos corpos e fantasmagorias nas festas de uma universidade que evoca afetos além-mar).

SOBRE TIETA MACAU

Artista transdisciplinar, filhe da serpente, criadore de macumbarias cênicas e outras espirais. Tieta Macau é interessada em processos de criação, produção cênica afroreferenciada, poéticas populares e afrodiaspórica, historiografia da arte, escrita em dança entre outras encruzas. Ume das criadores do Coletivo DiBando, atua em colaboração com vários artistas e grupos entre o Maranhão , Ceará e Bahia como Grupo Afrôs, Brecha Coletiva, LABORARTE, Viramundo entre outros. Foi aprovade na edição 2020/2021 dos Laboratórios de Criação do Porto Iracema das Artes (CE) com o projeto Lança de Cabocla. Com o projeto Assombros e Trincheiras teve aprovação na categoria criação do Panorama Raft, em coprodução com o Festival Panorama(RJ). Ume das artistas convidada a colaborar na Plataforma EhCHo edição 2021, plataforma de fomento e difusão internacional idealizada por Denise Ferreira da Silva e outros artistas e pesquisadores. Premiade melhor atriz em curta metragem no 49° Festival de Cinema de Gramado e em longa como melhor atriz coadjuvante no 43° Guarnicê de Cinema. Atualmente está participando do programa de bolsas de pesquisa e criação do PACT ZOLVERREIN (ALE). É licenciada em Teatro pela UFMA (MA), cursa o bacharelado em Dança e o mestrado em História Social na UFC (CE).

 

SERVIÇO

O quê: Apresentação “TODA BUSCA TRAÇA UM MAPA: RASTROS DE APAVORAÇÃO EM PROCURA-SE MARLY”

Quando: 09 de dezembro, sexta-feira, às 19h

Onde: Auditório do Campus da Liberdade – UNILAB (Av. da Abolição, 3 – Centro, Redenção – CE)

Gratuito e aberto ao público