A iniciativa realiza oficinas de produção de música eletrônica durante o mês de janeiro, ampliando a oferta de formações e estudos sobre o gênero e suas vertentes no Ceará

As atividades acontecem de 12 a 28 de janeiro e são abertas ao público (Foto: Divulgação)
Ao longo do mês de janeiro, a Porto Iracema das Artes – equipamento da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult CE), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) – se transforma em um laboratório de sons, ritmos e experimentações por meio do projeto “Plânctons – Núcleo de Formação em Música Eletrônica”. O programa reúne artistas e produtores musicais em oficinas gratuitas de música eletrônica, abordando desde os princípios do gênero até a criação de faixas em suas diferentes vertentes, como o piseiro e o techno.
A programação especial começa nesta segunda-feira (12), com a Oficina de Produção de Piseiro, ministrada pelo produtor Diija, de 16h às 21h. O encontro explora as raízes do ritmo e suas características técnicas.
Já nos dias 14 e 15 de janeiro, o som assume novas camadas na Oficina de Produção de Música Eletrônica com Ableton Live, ministrada pelo músico Paulo Wom, de 14h às 19h. A formação aborda o processo de produção de música eletrônica e hip hop por meio do uso do software Ableton Live, permitindo que jovens artistas, produtores e DJs desenvolvam autonomia criativa e dominem técnicas utilizadas nos principais polos culturais do mundo.
A programação segue nos dias 26, 27 e 28 de janeiro, das 14h às 17h20, com a Oficina de Produção de Música Techno, conduzida pelo produtor Leonardo Luna. O objetivo da atividade é desenvolver uma escuta analítica e habilidades práticas de criação, aplicando conceitos de sintaxe, arranjo, sound design e composição para a construção de loops e faixas de techno.
Para encerrar o ciclo formativo, o DJ e produtor Everon conduz a Oficina de Produção de Música Eletrônica nos dias 29 e 30 de janeiro, das 14h às 18h. A formação aborda os princípios básicos do gênero e o uso de softwares no desenvolvimento das faixas.
Gratuitas e abertas ao público, todas as atividades acontecem na Sala de Música da Escola e são destinadas a artistas, profissionais da área e pessoas interessadas em aprender mais sobre o universo da música eletrônica. Cada formação oferta 10 vagas, garantidas por ordem de chegada. Não é necessário levar equipamentos ou materiais, mas é recomendado portar notebook para a realização de exercícios.
SAIBA MAIS SOBRE AS OFICINAS
Oficina “Produção de Piseiro”, com Diija
Datas: 12 e 13 de janeiro
Horário: 16h às 21h
Local: Sala de música da Porto Iracema das Artes
Sobre a atividade: A oficina visa introduzir os participantes à produção musical no estilo Piseiro, abordando desde seus fundamentos culturais até as etapas práticas de criação. Dividida em três etapas, a atividade inicia com uma introdução ao gênero, apresentando suas origens, rítmicas e características estéticas. Na segunda etapa, será demonstrado o processo de produção de uma faixa de Piseiro utilizando o computador, explorando ferramentas e técnicas digitais. Por fim, a terceira etapa aborda o mercado musical do gênero, além de noções básicas de mixagem e pós-produção, oferecendo aos participantes uma visão completa do processo criativo e técnico por trás do piseiro.
Sobre: Natural de Fortaleza, Djair “Diija” L. Ferreira é produtor musical, compositor e empresário. Possui experiência em produção e composição de canções nos gêneros: forró, gospel, reggaeton, sertanejo, trap e funk. Diija já produziu músicas para artistas como Henry Freitas, Kadu Martins e Pedro Padilha. O músico também participou do processo de produção da música “Ela pirou na Dodge Ran”, de Luan Pereira e Ryan SP, que alcançou o TOP 50 do Spotify.
Gratuito e aberto ao público (10 vagas, conforme ordem de chegada)
Oficina “Produção Musical com Ableton Live”, com Paulo Wom
Datas: 14 e 15 de janeiro
Horário: 14h às 19h
Local: Sala de música da Porto Iracema das Artes
Sobre a atividade: A oficina apresenta os fundamentos e processos da produção de faixas do gênero eletrônico por meio do uso do software Ableton Live. Em um contexto de crescente profissionalização da música independente, a atividade democratiza o acesso a ferramentas contemporâneas de criação, permitindo que jovens artistas, produtores e DJs desenvolvam autonomia criativa e dominem técnicas utilizadas nos principais polos culturais do mundo.
Sobre Paulo: Paulo Wom é produtor musical, compositor e diretor criativo do projeto Wide Open Mind, com mais de 20 anos de trajetória unindo som, imagem e emoção. Seu trabalho transita entre beats, dub, música eletrônica e experimental, com influências que vão do universo urbano ao orgânico, sempre explorando texturas, camadas e atmosferas.
Classificação indicativa: Livre
Gratuito e aberto ao público (10 vagas, por ordem de chegada)
Oficina “House Dance”, com Rafael Lima
Datas: 26, 27, 28, 29 e 30 de janeiro
Horário: 18h30 às 20h30
Local: Sala Wilemara Barros
Sobre a atividade: Estudo aprofundado da House Dance a partir de suas bases, fundamentos e nomenclaturas. Investigação das relações entre música, corpo e movimento. Desenvolvimento do aprendizado autônomo por meio da organização de processos individuais, escuta corporal, improvisação e prática consciente dentro da cultura House e Club. Reconhecimento da House Dance como linguagem afro-diaspórica, social e coletiva.
Sobre Rafael: Rafael Lima é dançarino, dj e pesquisador das Danças de Rua e de suas diásporas. Iniciou sua trajetória na dança em 2010 a partir do Popping, transitando pelo Hip Hop Dance e, atualmente, desenvolve sua pesquisa e vivência na cultura House, a partir da música e dança.
Classificação indicativa: Livre
Gratuito e aberto ao público (25 vagas, por ordem de chegada)
Oficina “Produção de Música Techno”, com Leonardo Luna
Datas: 26, 27 e 28 de janeiro
Horário: 14h às 17h20
Local: Sala de música da Porto Iracema das Artes
Sobre a atividade: A oficina explora a estrutura linguística da música techno por meio de aulas criativas e práticas, compreendendo o gênero como um sistema sintático composto por elementos sonoros com funções específicas. Ao longo do curso, os participantes desenvolverão uma escuta analítica e habilidades práticas de criação, aplicando conceitos de sintaxe, arranjo, sound design e composição para a construção de loops e faixas de techno
Sobre Leonardo: Leonardo Luna é professor de Arquitetura e Urbanismo, músico e produtor de música eletrônica com o projeto LunaUMBRA. Atua há mais de 10 anos na interseção entre arte, cultura e tecnologia, explorando linguagens que mesclam o contemporâneo digital com referências locais e populares. Sua prática se estrutura em experimentações sonoras e visuais que buscam ressignificar símbolos, estéticas e narrativas por meio de abordagem experimental, sintética e sensorial.
Classificação indicativa: Livre
Gratuito e aberto ao público (10 vagas, por ordem de chegada)
PROJETO PLÂNCTONS
Atenta ao crescimento do gênero eletrônico e à necessidade de formações relacionadas ao ritmo em Fortaleza, a Porto Iracema das Artes retomou o programa “Plânctons – Núcleo de Formação em Música Eletrônica”, criado em 2019 pelo Laboratório de Música da Escola. A iniciativa realiza diversas ações formativas gratuitas relacionadas à música eletrônica, ampliando a oferta de formações e estudos sobre o gênero e suas vertentes no Ceará
“O programa Plânctons, da Porto Iracema das Artes, tem grande importância para o campo da música eletrônica no nosso Estado, pois cria um espaço fundamental de experimentação e aprendizado. A expectativa para os frutos desse projeto é grande, não apenas em termos de obras, mas de encontros, aprendizados e caminhos que cada artista vai desdobrar a partir daqui”, afirma Rebeca Câmara, coordenadora do Laboratório de Música da Porto Iracema.
SOBRE O LABORATÓRIO DE MÚSICA
O Laboratório de Música é voltado para o desenvolvimento de projetos musicais, contemplando os aspectos da composição, execução, interpretação, arranjo, performance e produção. As propostas são orientadas na perspectiva de criação e montagem de show com qualidades técnica e conceitual, capazes de seguir um circuito de apresentações públicas.
SOBRE A PORTO IRACEMA DAS ARTES
A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há nove anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.
Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Mayra Carvalho (estagiária) | Edição e Supervisão: Isabella Rifane (jornalista) | Publicado em 12 de janeiro de 2026