Escola de Formação e Criação do Ceará

Fotos-Micaela_Menezes-066 (1) (1)

Projeto “Performances de Pole Dance: Mulher Negra e Empoderamento” se apresenta no Teatro Dragão do Mar no Dia Internacional da Mulher

Fotos Micaela Menezes 066 1 1 1

Criado por Tayana Tavares, “Performances de Pole Dance” se apresenta no dia 8 de março, às 19h, no Teatro Dragão do Mar

Integrando a programação da 11ª Mostra de Artes Porto Iracema (MOPI 11), o projeto “Performances de Pole Dance: Mulher Negra e Empoderamento” se apresenta no dia 8 de março, às 19h, no Teatro Dragão do Mar, data em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher. Desenvolvido pelas artistas Tayana Tavares, Thamira Reis, Mara Nívea e Loriz Severino no Laboratório de Dança da Escola Porto Iracema das Artes – equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) –, o projeto tem investigado o corpo da mulher negra em performances artísticas de pole dance.

“Nosso corpo é ponto de partida e elemento performativo de composição dramatúrgica em dança dentro dessa categoria. Desejávamos abrir possibilidades de diálogos com a contemporaneidade, investigando elementos de potencial artístico na elaboração de expressões de subjetividades, empoderamento e resistência pensando alguns marcadores sociais da diferença, dentro de uma criação cênica” destaca Tayana Tavares, que idealizou o projeto a partir de sua pesquisa de mestrado em artes no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE).

Tendo se apresentado nas Rotas de Criação, Tayana relata que a experiência alavancou suas ideias para a composição de cenas e movimentos à cada performer de maneira individual, citando a abertura de processo como um momento muito especial. “Foi lindo ver minhas parceiras no  pole, chorei de fato. A conversa com o público que aconteceu após a apresentação foi muito rica. De alguma forma isso contribui para a quebra do estigma social  que o pole carrega, fazendo do público (talvez) uma parte do processo criativo desenvolvendo um  senso de conexão entre elus e nós. Foi uma das coisas mais preciosas desse momento de Rotas  de Criação”.  

Agora, performando-se ao lado de suas parceiras na MOPI 11, Tayana destaca a importância do evento que ocorre, justamente, no Dia Internacional da Mulher:

“Estar em cena dia 8 de março, para nós do coletivo  ABAYOMI, que somos mulheres negras conscientes de todo o percurso histórico intrínseco ao Dia da Mulher, é uma oportunidade crucial para destacar as interseccionalidades em nossas  experiências enquanto mulheres negras na sociedade. Reconhecendo as múltiplas formas de  discriminação que enfrentamos com base em gênero e raça, e outras formas de opressão como: classe social, orientação sexual, identidade de gênero, racismo, sexismo, misoginia e muitas  outras.  Desejamos sensibilizar o público sobre as questões que nos afetam e quem sabe assim, mobilizar apoio para a mudança e progresso em direção à igualdade de gênero.

Sobre os Laboratórios de Criação

São espaços de experimentação, pesquisa e desenvolvimento de projetos culturais em cinco linguagens: Artes Visuais, Cinema, Dança, Música e Teatro. Funcionam em regime de imersão, por meio de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno das propostas previamente selecionadas. Os artistas recebem orientação de tutores e tutoras, que conduzem à qualificação dos projetos por meio de orientações individuais, além de oficinas, palestras e masterclasses pelo período de sete meses. Os laboratórios funcionam em regime de imersão, através de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno de propostas previamente selecionadas. Durante esse tempo, os artistas selecionados recebem ajuda de custo para que possam se dedicar integralmente ao desenvolvimento de suas propostas. Ao longo de dez edições, de 2013 a 2022, 555 artistas passaram pelos Labs e 2 21 projetos foram selecionados.

Sobre a Escola Porto Iracema das Artes

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há dez anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO 

O quê: Projeto “Performances de Pole Dance: Mulher Negra e Empoderamento”

Onde: Teatro Dragão do Mar

Quando: 8 de março, sexta-feira

Horário: 19h

Gratuito e indicado para maiores de 12 anos

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Arthur Albano (estagiário) | Supervisão e Edição: Gabriela Dourado (jornalista) e Carol Danziger (jornalista) | Publicado em 06 de março de 2024