Momento ocorre de forma gratuita e aberta ao público, na próxima terça-feira (19), às 17h, com ponto de encontro na Escola
Em continuidade à temporada de apresentações artísticas, promovida pelas Rotas de Criação da Escola Porto Iracema das Artes – Escola de Formação e Criação do Ceará que integra a Rede Pública de Equipamentos da Secretaria de Cultura do Ceará (Rece), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar –, o projeto, “O Sinal: uma ação artivista circense”, desenvolvido pelos artistas Gleilton Silva, Raquel Pereira, Wesley Lobo e Carlos Coreano, realiza sua apresentação na próxima terça-feira (19). O encontro, marcado para às 17h com ponto de encontro na Escola, é gratuito e aberto ao público.
Integrante do Laboratório de Criação em Teatro da Porto Iracema, o projeto conta com a tutoria da artista Sâmia Bittencourt, a qual também se faz presente na performance da produção.
Explorando as diversas possibilidades do cenário urbano, o projeto “O Sinal: uma ação artivista circense”, se utiliza de elementos artísticos variados – que dialogam com estímulos visuais, sonoros e táteis – em sua construção. O ponto de partida da produção é a rua, local onde os artistas se fazem presentes para expressar e criar arte.
“Partimos para ação, figurinos no corpo, instrumentos, cores e adereços nas mãos, investigação na rua está sobretudo o ser no fazer, o corpo artivista em estado presente, em movimento, buscando um diálogo com os fluxos urbanos. É nela que expressamos e criamos nossas primeiras lembranças de liberdade, e é na rua que nós estamos. A porta da rua é a serventia da casa, malabaristas brincantes na faixa.
Um dossiê artivista a fim de experimentar possibilidades e novos olhares para a criação no espaço urbano, teatro nos cruzamentos com semáforos.”
SOBRE AS ROTAS DE CRIAÇÃO
As Rotas de Criação são momentos de partilha pública dos projetos de pesquisa em seu estágio intermediário, em condição processual e experimental, cujo formato é aberto à especificidade de cada projeto (ensaio aberto, experimento cênico, exposição, palestra, roda de conversa, etc).
SOBRE OS LABORATÓRIOS DE CRIAÇÃO
São espaços de experimentação, pesquisa e desenvolvimento de projetos culturais em cinco linguagens: Artes Visuais, Audiovisual, Dança, Música e Teatro. Funcionam em regime de imersão, por meio de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno das propostas previamente selecionadas. Os artistas recebem orientação de tutores e tutoras, que conduzem à qualificação dos projetos por meio de orientações individuais, além de oficinas, palestras e masterclasses pelo período de sete meses. Os laboratórios funcionam em regime de imersão, através de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno de propostas previamente selecionadas. Durante esse tempo, os artistas selecionados recebem ajuda de custo para que possam se dedicar integralmente ao desenvolvimento de suas propostas. Ao longo de onze edições, de 2013 a 2024, 699 artistas passaram pelos Labs e 285 projetos foram selecionados.
SOBRE A ESCOLA
A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há onze anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.
Serviço
O quê: Projeto “O Sinal: uma ação artivista circense”, integrante do Lab Teatro, performa nas Rotas de Criação da Porto Iracema das Artes
Quando: Terça-feira, 19 de novembro
Horário: 17h
Onde: Ponto de encontro na Escola
Gratuito e aberto ao público
Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Liv de Moraes (estagiária) | Supervisão e Edição: Gabriela Dourado (jornalista) | Publicado em 19 de novembro de 2024