Escola de Formação e Criação do Ceará

Um Corpo cheio de Som: Canções que navegam nas águas do tempo

Projeto musical originado na Porto Iracema das Artes abre lançamento do 20º Festival Mi – Música na Ibiapaba

O lançamento oficial do 20º Festival Mi acontece neste sábado, 5 de julho, a partir das 18h, na Estação das Artes, em Fortaleza, com entrada gratuita. A abertura da noite será com o projeto musical “Um corpo cheio de som: canções que navegam nas águas do tempo”, originado no Laboratório de Música da Escola Porto Iracema das Artes, seguida do show da banda pernambucana Mombojó.

Desenvolvido durante a 11ª edição do Laboratório de Música da Porto — equipamento da Rede Pública de Espaços e Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) —, o projeto é uma pesquisa sonora e performativa a partir das composições da artista cearense Letícia Muniz, natural de Viçosa do Ceará. A iniciativa explora as paisagens sonoras do encontro entre o mar, a serra e o sertão, atravessando memórias, deslocamentos e identidades, refletindo as vivências da artista como mulher, nordestina e brasileira.

Com idealização e execução de Jéssica Cisne, Gegê Teófilo e Thamires Coimbra, o trabalho foi desenvolvido com tutoria da cantora e atriz Juliana Linhares, e teve participação ativa de Leticia em toda a concepção

thamirescoimbra 406496794 18388798804067588 6231674175092924799 n e1701886387562
Um Corpo cheio de Som: Canções que navegam nas águas do tempo

A pesquisa resultou na criação de um primeiro álbum autoral, além de experimentações performáticas, cênicas e musicais que integram a linguagem do projeto.

A apresentação do projeto no lançamento do Festival Mi integra um momento importante da programação, que destaca a produção cultural local e o desenvolvimento de projetos artísticos emergentes. Além do show da banda Mombojó, reconhecida nacionalmente pela sua musicalidade inovadora, o evento promete abrir as festividades que, de 20 a 26 de julho, transformarão a cidade de Viçosa do Ceará em um grande palco de música, arte e cultura.

O projeto “Um corpo cheio de som: canções que navegam nas águas do tempo” representa uma expressão artística potente, que alia pesquisa musical e cênica para ampliar as fronteiras da música autoral contemporânea no Ceará. Sua relação com as composições de Letícia Muniz traz um olhar sensível e plural sobre a cultura regional, reforçando o papel dos laboratórios de criação como espaços fundamentais para o desenvolvimento da produção cultural e artística do estado.

O Festival Mi é uma realização do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult), da Estação das Artes e do Hub Cultural Porto Dragão, com gestão dos Institutos Dragão do Mar e Mirante. Conta ainda com a parceria da Secretaria da Educação (Seduc), da Prefeitura de Viçosa do Ceará, do Sebrae e do Sesc Ceará.

Serviço

Lançamento do 20º Festival Mi – Música na Ibiapaba
Data: Sábado, 5 de julho de 2025
Horário: A partir das 18h
Local: Estação das Artes, Fortaleza – CE
Entrada: Gratuita
Programação: Apresentação do projeto musical “Um corpo cheio de som: canções que navegam nas águas do tempo” e show da banda Mombojó.
Informações: https://festivalmi.com.br/