Apresentação, gratuita e aberta ao público, ocorre na terça-feira (21), às 19h na Sala de Teatro; tutor do projeto, Negro Leo, estará presente
Dialogando canções, experimentações e performances, o projeto Mácula, em desenvolvimento no Laboratório de Música da Porto Iracema das Artes – equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) – realiza apresentação gratuita e aberta ao público nesta terça-feira, 21 de novembro, às 19h, na Sala de Teatro da Escola. De autoria da cantora e compositora clau aniz, acompanhada por Loreta Dialla e Tuan Roque Fernandes, o evento terá ainda a presença do tutor Negro Leo e do artista Yuri Costa.
O projeto Mácula tem centralidade na artista clau diniz, que trabalha no LabMúsica dez composições autorais. Contando com fortes interseções entre linguagens, ela cria diálogos entre canções, experimentações e performances, agora ao lado dos artistas Loreta Dialla e Tuan Roque Fernandes. Após o lançamento do elogiado álbum “Filha de mil mulheres (2018)”, Clau dá continuidade a sua pesquisa explorando novos dispositivos e métodos dentro da arte sonora.
As Rotas de Criação são momentos de partilha pública dos processos e pesquisas desenvolvidos nos Laboratórios de Criação da Porto Iracema das Artes. O projeto Mácula convida pessoas interessadas para um momento de descoberta e imersão musical.
“A pesquisa da clau encontra o lirismo de belas letras com uma inventividade sonora afeita ao improviso e às experimentações. A parceria com Loreta coloca o projeto além da música, abrindo espaço para a performance”, detalha Mona Gadelha, coordenadora do Laboratório de Música da Porto Iracema.
Via Lei Federal de Incentivo à Cultura, os Laboratórios de Criação da Porto Iracema das Artes contam com o Patrocínio Master da Solar Coca-Cola.
Sobre o projeto Mácula
Clau desenvolve seu novo espetáculo com dez composições autorais que estarão no próximo álbum da artista. Contando com fortes interseções entre linguagens, ela cria diálogos entre canções, experimentações e performances, ao lado dos(as) colaboradores(as) Loreta Dialla e Tuan Roque Fernandes. Após o lançamento do elogiado álbum “Filha de mil mulheres (2018)”, Clau dá continuidade a sua pesquisa explorando novos dispositivos e métodos dentro da arte sonora.
Sobre os Laboratórios de Criação
São espaços de experimentação, pesquisa e desenvolvimento de projetos culturais em cinco linguagens: Artes Visuais, Cinema, Dança, Música e Teatro. Funcionam em regime de imersão, por meio de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno das propostas previamente selecionadas. Os artistas recebem orientação de tutores e tutoras, que conduzem à qualificação dos projetos por meio de orientações individuais, além de oficinas, palestras e masterclasses pelo período de sete meses. Durante esse tempo, os artistas selecionados recebem ajuda de custo para que possam se dedicar integralmente ao desenvolvimento de suas propostas.
Sobre a Escola
A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há dez anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.
Serviço
O quê: Projeto Mácula, em desenvolvimento no Laboratório de Música, se apresenta durante as Rotas de Criação da Porto Iracema das Artes
Onde: Sala de Teatro da Porto Iracema (Rua Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema)
Quando: terça-feira, 21 de novembro
Horário: 19h
Gratuito e aberto ao público
Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Liv de Moraes (estagiária) | Supervisão e Edição: Marina Solon (jornalista) | Publicado em 17 de novembro de 2023