Escola de Formação e Criação do Ceará

clau aniz (1)

Projeto Mácula, desenvolvido por Clau Aniz, participante da 11ª edição do Laboratório de Música da Escola Porto Iracema das Artes, se apresenta no Cine Teatro São Luiz durante a Mostra de Artes – MOPI 11

clau aniz 1

Gratuito e aberto ao público, o espetáculo “Mácula”, ocorre nesta quinta-feira (07/03), às 19h, no Cineteatro São Luiz, com a participação de Yuri Costa presença do tutor do projeto, Negro Leo

Como parte das atrações da Mostra de Artes da Escola Porto Iracema (MOPI11), o Cine Teatro São Luiz abre espaço para as experimentações sonoras, mescladas com canções e instrumentos diversos, incluindo “esculturas sonoras”, do Projeto Mácula,  de autoria de Clau Aniz, realizado no Laboratório de Música da Escola Porto Iracema das Artes – equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM).

Clau desenvolve seu novo espetáculo com dez composições autorais que estarão no próximo álbum da artista. Contando com fortes interseções entre linguagens, ela cria diálogos entre canções, experimentações e performances, com dramaturgia de autoria dos colaboradores, Loreta Dialla e os multinstrumentistas, Tuan Roque Fernandes e Yuri Costa, além da presença de Negro Léo, tutor do projeto.

Para a coordenadora do laboratório de cinema da Escola Porto Iracema das Artes, Mona Gadelha, o projeto Mácula é uma verdadeira alquimia de encontros musicais. 

“É muito interessante ver a reunião desses artistas, dentro de uma nova possibilidade da experimentação de outras sonoridades. Eles fazem parte de um núcleo que circula o projeto “Vacilante” que já esteve presente no Lab Música em 2020 e que seguem produzindo e descobrindo novas criações na cena musical.”

O show acontece nesta quinta-feira, 07 de março, às 19h, no Cineteatro São Luiz, às 19h, com acesso gratuito e aberto ao público.

Sobre o Laboratório de Música

O Laboratório de Música é voltado para o desenvolvimento de projetos musicais contemplando os aspectos da composição, execução, interpretação, arranjo, performance e produção. As propostas são orientadas na perspectiva de criação e montagem de show com qualidades técnica e conceitual, capaz de seguir um circuito de apresentações públicas.

Sobre os Laboratórios de Criação

São espaços de experimentação, pesquisa e desenvolvimento de projetos culturais em cinco linguagens: Artes Visuais, Cinema, Dança, Música e Teatro. Funcionam em regime de imersão, por meio de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno das propostas previamente selecionadas. Os artistas recebem orientação de tutores e tutoras, que conduzem à qualificação dos projetos por meio de orientações individuais, além de oficinas, palestras e masterclasses pelo período de sete meses. Durante esse tempo, os artistas selecionados recebem ajuda de custo para que possam se dedicar integralmente ao desenvolvimento de suas propostas.

Sobre a Escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há dez anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

O quê: Projeto Mácula por Clau Aniz

Onde: Cine Teatro São Luiz (R. Major Facundo, 500 – Centro)

Quando: quinta, 07 de março

Horário: 19h

Gratuito e aberto ao público