Search
Close this search box.

Escola de Formação e Criação do Ceará

Search
Close this search box.
Foto Alan Sousa-41 (1)

Projeto “Inacabado: Bagaceira 25 anos”, desenvolvido no Laboratório de Teatro da Porto Iracema das Artes, é apresentado em festival nacional em Recife

Foto Alan Sousa 41 1 scaled e1732734132584

(Foto: Alan Sousa)

“Inacabado: Bagaceira 25 anos” é um dos projetos selecionados para a 12ª edição dos Laboratórios de Criação da Porto Iracema das Artes

Desenvolvido no Laboratório de Teatro da Porto Iracema das Artes – Escola de Formação e Criação do Ceará que integra a Rede Pública de Equipamentos da Secretaria de Cultura do Ceará (Rece), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar -, o projeto “Inacabado: Bagaceira 25 anos” é uma das atrações da 23ª edição do Festival Recife do Teatro Nacional. A apresentação, montada pelo grupo Bagaceira, acontece na sexta-feira (29) e no sábado (30), na capital pernambucana.

Com tutoria do dramaturgo Márcio Abreu, “Inacabado: Bagaceira 25 anos” celebra os 25 anos do grupo teatral, mergulhando em suas memórias e vivências. Durante a apresentação, os artistas utilizam elementos visuais, sonoros e performativos em cenas curtas, que levam o público a refletir sobre a incompletude e o inesperado como partes da vida.

A mostra ocorre no Teatro Luiz Mendonça, no bairro Boa Viagem, a partir das 20h. Os interessados em prestigiar a montagem devem doar 1 kg de alimento não perecível para adquirir um ingresso, que pode ser retirado até uma hora antes na bilheteria do local.

Compondo o quadro de projetos selecionados para a 12ª edição dos Laboratórios de Criação da Porto Iracema das Artes, “Inacabado: Bagaceira 25 anos” foi apresentado pela primeira vez no dia 18 de novembro, durante evento da partilha pública Rotas de Criação. O evento promove um primeiro contato entre os trabalhos desenvolvidos nos Laboratórios da Escola e o público. Via Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet), os Laboratórios de Criação da Porto Iracema das Artes contam com patrocínio master da Nubank e patrocínio da Cagece.

SOBRE OS LABORATÓRIOS DE CRIAÇÃO

São espaços de experimentação, pesquisa e desenvolvimento de projetos culturais em cinco linguagens: Artes Visuais, Audiovisual, Dança, Música e Teatro. Funcionam em regime de imersão, por meio de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno das propostas previamente selecionadas. Os artistas recebem orientação de tutores e tutoras, que conduzem à qualificação dos projetos por meio de orientações individuais, além de oficinas, palestras e masterclasses pelo período de sete meses. Os laboratórios funcionam em regime de imersão, através de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno de propostas previamente selecionadas. Durante esse tempo, os artistas selecionados recebem ajuda de custo para que possam se dedicar integralmente ao desenvolvimento de suas propostas. Ao longo de onze edições, de 2013 a 2024, 699 artistas passaram pelos Labs e 285 projetos foram selecionados.

SOBRE A ESCOLA

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há onze anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Isabella Rifane | Supervisão e Edição: Gabriela Dourado (jornalista) | Publicado em 27 de novembro de 2024