Escola de Formação e Criação do Ceará

WhatsApp Image 2024-12-10 at 10.40.49

Projeto desenvolvido no Laboratório Cena 15, “Trabalho Fantasma” é premiado nos Pitchings Abertos do 57º Festival de Brasília

 

WhatsApp Image 2024 12 10 at 10.40.49 1

Com roteiro de Fábio Baldo e Leonardo da Rosa, “Trabalho Fantasma” conquistou os prêmios Stone Milk e Melhor Ficção em pitching aberto realizado no Cine Brasília

Escrito por Fábio Baldo e Leonardo da Rosa, o roteiro de “Trabalho Fantasma”, integrante da atual edição do Laboratório Cena 15 – Cinema da Escola Porto Iracema das Artes – Escola de Formação e Criação do Ceará integra a Rede Pública de Equipamentos da Secretaria de Cultura do Ceará (Rece), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar,  – foi selecionado para participar dos Pitchings Abertos do 57º Festival de Brasília, conquistando os prêmios Stone Milk e Melhor Ficção em evento realizado no Cine Brasília na última quarta-feira (4).

O projeto recebeu mentoria sobre desenvolvimento de pitchings de vendas, conduzida pelo diretor e produtor Victor Lopes, e foi avaliado por uma banca composta por representantes do Canal Brasil (Camila Lamha), Globoplay (Marina Reginato), Embaúba Filmes (Daniel Queiroz), Gullane (Daniel Aun) e Boutique Filmes (Tiago Melo). Com o prêmio, “Trabalho Fantasma” garantiu serviços de pós-produção oferecidos pelo Estúdio Stone Milk. 

Nos Pitchings Abertos, o projeto foi representado pela produtora Luciana Druzina e o diretor Fábio Baldo,  que, ao ser premiado, destacou ainda estar aprendendo muito sobre o filme.  e disse que a“A atual versão do projeto é bem menos experimental, se alinhando com a narrativa clássica trabalhada no Laboratório Cena 15”, reforçou. Em 2025, o projeto será apresentado publicamente por Fábio e Leonardo da Rosa no Pitching de Roteiros promovido pela Escola.

“Trabalho Fantasma” é uma produção da Plano B Filmes, Druzina Content, Lazuli Filmes e Filmes da Gruta e ainda tem como produtores Bruno Bini, Andy Malafaia e Amanda Ruano. A distribuição é da Vitrine Filmes. O longa conta a história de Alda, tratorista para uma usina de cana-de-açúcar em uma isolada região agrícola no interior do Brasil. Seu mundo começa a desmoronar quando recebe a notícia de que seu trator será substituído por uma versão autônoma que dispensa operador.

SOBRE OS LABORATÓRIOS DE CRIAÇÃO

São espaços de experimentação, pesquisa e desenvolvimento de projetos culturais em cinco linguagens: Artes Visuais, Audiovisual, Dança, Música e Teatro. Funcionam em regime de imersão, por meio de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno das propostas previamente selecionadas. Os artistas recebem orientação de tutores e tutoras, que conduzem à qualificação dos projetos por meio de orientações individuais, além de oficinas, palestras e masterclasses pelo período de sete meses. Os laboratórios funcionam em regime de imersão, através depor meio de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno de propostas previamente selecionadas. Durante esse tempo, os artistas selecionados recebem ajuda de custo para que possam se dedicar integralmente ao desenvolvimento de suas propostas. Ao longo de onze edições, de 2013 a 2024, 699 artistas passaram pelos Labs e 285 projetos foram selecionados.

Sobre a Escola Porto Iracema das Artes

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há onze anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Arthur Albano (estagiário) | Supervisão e Edição: Gabriela Dourado (jornalista) | Publicado em 10 de dezembro de 2024