Foto: Micaela Menezes
Produções criadas no Laboratório de Criação integram a programação do Festival Internacional Gestos de América, na Bahia
Espetáculos teatrais desenvolvidos e impulsionados nos Laboratórios de Criação da Porto Iracema das Artes – Escola de Formação e Criação do Ceará, que integra a Rede Pública de Equipamentos da Secretaria de Cultura do Estado (Rece), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) – foram selecionados para participar do Festival Internacional Gestos de América (FIGA).
Entre as companhias cearenses selecionadas estão o tradicional Grupo Bagaceira de Teatro, com o espetáculo “Inacabado” e as atrizes Andreia Pires, Larissa Góes e Soul Moufer, com a peça “Medalha de Ouro”, ambos idealizados nas 12ª e 11ª edições do Laboratório de Teatro, respectivamente.
O evento será realizado em Salvador (BA), entre os dias 1º e 14 de setembro, e selecionou cinco espetáculos teatrais para representar o Ceará.
Com tutoria do dramaturgo Márcio Abreu, a peça “Inacabado: Bagaceira 25 anos” celebra o aniversário do grupo teatral. Por meio do espetáculo a obra revisita a trajetória da companhia através de cenas curtas que combinam elementos visuais, sonoros e performativos. A proposta convida o público a refletir sobre o inacabado, o improviso e o inesperado como aspectos presentes tanto na arte quanto na vida.
Foto: Micaela Menezes
Já em “Medalha de Ouro”, espetáculo anteriormente intitulado “Ao cansaço, segue-se o sonho”, a apresentação reúne atrizes de diferentes gerações, contextos sociais e trajetórias. A peça parte de suas experiências reais para discutir os desafios de se manter ativa e presente na profissão. São explorados os limites, os afetos e a resistência que atravessam a atuação feminina no teatro atual.
Sobre o festival
O Festival Internacional Gestos de América (FIGA) se consolidou como um dos principais encontros das artes cênicas na América Latina. Em sua trajetória, o festival amplia seu escopo e reafirma o compromisso com a valorização das expressões artísticas e culturais do continente latino-americano.
A iniciativa tem como objetivo fortalecer e impulsionar a produção teatral do Nordeste brasileiro, possibilitando que os espetáculos da região sejam comercializados para programadores e curadores nacionais e internacionais. A edição de 2025 traz uma novidade: é a primeira vez que um evento dessa magnitude abre espaço para que produções das artes da cena nordestina sejam apresentadas e negociadas diretamente com o mercado local e de outros países.
Sobre os Laboratórios de Criação
São espaços de experimentação, pesquisa e desenvolvimento de projetos culturais em cinco linguagens: Artes Visuais, Cinema, Dança, Música e Teatro.
Os Laboratórios funcionam em regime de imersão, por meio de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno das propostas previamente selecionadas, que devem partir de artistas com trajetórias prévias.
Os artistas recebem orientação de tutores, que conduzem a qualificação dos projetos com orientações individuais, oficinas, palestras e aulas abertas pelo período de sete meses. Durante os Laboratórios, os artistas selecionados recebem uma ajuda de custo mensal como incentivo ao desenvolvimento de seus projetos.
Sobre a Porto Iracema das Artes
A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há nove anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.
Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Mayra Carvalho (estagiária) | Supervisão e edição: Gabriela Dourado (jornalista)