Escola de Formação e Criação do Ceará

still-103

Projeto “Anatomia do Filme” debate sobre o longa-metragem “A Filha do Palhaço”

portoiracemadasartes.org.br projeto anatomia do filme debate sobre o longa metragem a filha do palhaco filha do palhaco 01 12 2021 still 10

O evento tem a presença do diretor Pedro Diógenes e das roteiristas Amanda Pontes e Michelline Helena

A Escola Porto Iracema das Artes — instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) — realiza mais uma edição do Projeto “Anatomia do Filme”, desta vez sobre o longa metragem “A Filha do Palhaço”. Cenas do filme serão exibidas, e em seguida haverá um debate com o diretor Pedro Diógenes e as roteiristas Amanda Pontes e Michelline Helena. O objetivo da atividade é, a partir de diálogos com os realizadores, conhecer os processos de criação da obra cinematográfica. O evento, gratuito e aberto ao público, ocorre nesta quinta-feira, 13 de abril, às 19h, no auditório da Escola. 

O filme “A Filha do Palhaço” traz a história de Joana, uma adolescente de 14 anos, que aparece para passar uma semana com o pai, Renato, um humorista que faz shows em churrascarias, bares e casas noturnas de Fortaleza interpretando a personagem Silvanelly. Apesar de mal se conhecerem, pai e filha convivem durante essa semana, passando por novas experiências e experimentando novos sentimentos nesse tempo juntos que transforma profundamente a vida dos dois.

O diretor do longa-metragem, Pedro Diógenes, conta que a narrativa da obra “se concentra na evolução, delicada e firme, dessa relação nascente. O filme retrata o impacto de um na vida do outro através do amor e da convivência, dos pequenos gestos passados de pai para filha e nas lições tomadas pelo Renato através da Joana. O desejo é mostrar a influência que uma filha pode exercer, num caminho supostamente inverso, sobre um pai também ainda em processo de formação e descoberta, apesar de sua idade e experiência.”, afirma.

 

SOBRE PEDRO DIÓGENES – diretor

Pedro Diógenes dirigiu e roteirizou 8 longas-metragens, realizou 11 curtas e trabalhou como técnico de som em mais 60 filmes. Seus longas foram distribuídos nas salas de cinema do Brasil, além de terem sido exibidos e premiados em importantes festivais. Pedro dirigiu os longas: A Filha Do Palhaço (2022), Pajeú (2020), Inferninho (2018), O Ultimo Trago (2016), Com Os Punhos Cerrados (2014), No Lugar Errado (2011), Os Monstros (2011)  e Estrada Para Ythaca (2010). Pedro Diogenes se formou na primeira turma da Escola de Audiovisual de Fortaleza em 2008, integrou o coletivo Alumbramento entre 2010 e 2016 e atualmente faz parte do grupo Marrevolto Filme.

 

SOBRE AMANDA PONTES – roteirista

Amanda Pontes é realizadora, roteirista, montadora e produtora audiovisual. É formada pelo Curso de Realização em Audiovisual da Escola Pública de Audiovisual da Vila das Artes – EAV (2011) e graduada em Letras pela Universidade Estadual do Ceará. Trabalhou de 2010 a 2016 como produtora na Alumbramento Filmes. Atualmente faz parte do grupo Marrevolto e da produtora Filmes de Janeiro.

 

SOBRE MICHELLINE HELENA – roteirista

Michelline Helena, é natural de Aracati – CE e reside em Fortaleza, é roteirista e realizadora audiovisual, tendo a maior parte de sua formação no Colégio de Dramaturgia e no Curso de Realização em Cinema e Tv  ambos realizados pelo Instituto Dragão do Mar. Vem atuando na área do audiovisual desde 2001, tendo participado de curtas e longas metragens nas funções de Direção, Roteiro, Assistência de Direção e Produção. Seus mais recentes trabalhos de direção percorreram diversos festivais são os curtas “Oceano” e “Pequenas Considerações sobre o espaço-tempo”. Co-dirigiu com Amanda Pontes o longa “Quando eu me encontrar” , a estreiar. Faz parte da Produtora Filmes de Janeiro e da Marrevolto Filmes.

 

SOBRE A ESCOLA

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há nove anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

 

SERVIÇO

O quê: Projeto “Anatomia do Filme” debate sobre o longa-metragem A Filha do Palhaço

Quando: 13 de Abril, quinta-feira, às 19h

Onde: Auditório da Porto Iracema das Artes  (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema).

Gratuito e aberto ao público

 

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Romã Salviano (estagiária) com supervisão e edição de Marina Solon (jornalista) | Publicado em 11 de abril de 2023