Search
Close this search box.

Escola de Formação e Criação do Ceará

Search
Close this search box.

Projeto Anatomia do Filme debate o longa-metragem “Quando Eu Me Encontrar”, na Escola Porto Iracema das Artes

WhatsApp Image 2024 10 24 at 16.27.25

Foto: Divulgação

Com presença de uma das diretoras da obra, Amanda Pontes, o encontro gratuito e aberto ao público ocorre dia 30 de outubro, às 19h, no Auditório da Escola Porto Iracema das Artes

Promovendo a possibilidade de aprofundar os conhecimentos no âmbito do Cinema, a Escola Porto Iracema das Artes – Escola de Formação e Criação do Ceará que integra a Rede Pública de Equipamentos da Secretaria de Cultura do Ceará (Rece), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar –, realiza, nesta quarta-feira (30), mais uma edição do projeto Anatomia do Filme. O encontro, gratuito e aberto ao público, ocorre às 19h, no Auditório da Porto Iracema das Artes. Na ocasião, o longa “Quando Eu Me Encontrar”, das diretoras Amanda Pontes e Michelline Helena, será debatido entre os presentes.

A iniciativa terá a participação de Amanda Pontes, acompanhada por integrantes da equipe de produção e do elenco da obra. A atividade será mediada pelo coordenador do Programa de Formação Básica da Porto Iracema das Artes, Edilberto Mendes. A atual edição do projeto é uma realização do Laboratório Cena 15 da Porto, em parceria com os Cursos Básicos da Escola. 

DPP 0033 1 scaled 1

Foto: Divulgação

O projeto “Anatomia do Filme” propõe olhar e escuta atentos ao filme, discutindo sua concepção, de forma global, do roteiro e dramaturgia às questões técnicas e formais, como fotografia, desenho de som e montagem. A análise procura recuperar também materiais e documentos referentes ao processo de criação, estimulando uma reflexão em torno das escolhas e decisões artísticas.

A obra “Quando Eu Me Encontrar”, narra a partida de Dayane, que se desenrola na vida daqueles que ela deixou para trás. Sua mãe, Marluce, faz de tudo para não demonstrar o choque que a partida da filha lhe causou. A irmã mais nova de Dayane, Mariana, enfrenta alguns problemas na nova escola onde está estudando. Antônio, noivo de Dayane, se vê num vazio diante da partida dela e busca obsessivamente por respostas.

O longa teve sua primeira exibição realizada em 2023, no Festival Olhar do Cinema, realizado em Curitiba. Durante o evento, o filme foi premiado nas categorias de “Melhor Filme” e “Melhor Roteiro”, pelo Júri da Crítica. A obra estreou nos cinemas brasileiros no dia 19 de setembro deste ano e permanece em cartaz no Cinema do Dragão.

Sobre Amanda Pontes e Michelline Helena:

Amanda Pontes formou-se na Escola de Audiovisual de Fortaleza – Vila das Artes e é graduada em Letras pela Universidade estadual do Ceará. É realizadora, roteirista, produtora e editora. Michelline Helena formou-se no Instituto Dragão do Mar em Dramaturgia e Audiovisual. Atua no audiovisual há mais de 20 anos como roteirista, realizadora, produtora e assistente de direção. Atualmente as duas compõem a produtora Filmes de Janeiro e fazem parte do grupo Marrevolto. Juntas, dirigiram o curta “Do Que Se Faz de Conta” (2016), o documentário “Topofilia” (2017) e o curta “Oceano” (2018). “Quando Eu Me Encontrar” é o primeiro longa-metragem dirigido pela dupla.

Sobre Edilberto Mendes 

Edilberto Mendes é dramaturgo, pesquisador e educador. Doutor em Artes Cênicas pela UFBA, com um trajeto de pesquisa e criação sobre as relações entre imaginário, ficcionalização e identidade cultural. Formado pelo Colégio de Dramaturgia do Instituto Dragão do Mar, participou da 15a. edição da Royal Court Residency for Playwrights, em Londres. Desenvolveu diversos trabalhos como artista-mediador na criação cênica em processos colaborativos com comunidades nos bairros de Vila Velha e Vicente Pinzón, em Fortaleza. Atuou também na crítica de Artes Cênicas com uma coluna no jornal O Povo (2004/2005). Tem experiências em educação básica e superior como professor, tutor EAD em arte-educação, coordenador de curso, e no desenvolvimento de livros didáticos. Desde 2014, coordena o Programa de Formação Básica da Porto Iracema das Artes.

Sobre a Escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há onze anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO

O quê: Projeto Anatomia do Filme debate o longa-metragem “Quando Eu Me Encontrar”, na Escola Porto Iracema das Artes

Quando: 30 de outubro, quarta-feira, às 19h

Onde: Auditório da Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema).

Gratuito e aberto ao público

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Liv de Moraes (estagiária) | Supervisão e Edição: Gabriela Dourado (jornalista) | Publicado em 24 de outubro de 2024