Gratuito e aberto ao público, evento tem a participação do multi artista Ayan Curumim
O projeto aBarca, desenvolvido pela Escola Porto Iracema das Artes – equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) – recebe, em Maranguape, uma sessão de Desenho Vivo com Modelo Propositivo nesta sexta-feira, 01 de dezembro. O momento é realizado em parceria com a ‘Em 2 Cia. de Dança’, e nesta edição conta com a participação do multi artista Ayan Curumim que propõe paisagens sonoras para poses de médias e longas durações, guiadas pelo fio condutor da escrita de sí e das narrativas pessoais suas, e do modelo que propõe as poses. Além dele, o evento tem participação do bailarino e performer Felipe Araújo, da Em 2 Cia de Dança. O encontro ocorre na Casa CHA, às 15h. A ação é voltada para os estudantes do Percurso de Artes Visuais do projeto aBarca, e aberta ao público interessado no estudo do desenho da forma humana, do movimento e suas poéticas. Serão disponibilizados materiais e pranchetas para desenho.
Na atividade serão apresentadas poses de longas e curtas durações, em formato de solo e duo com música ao vivo. Com o intuito de desobjetificar o corpo do(a/e) modelo, colocando como protagonista aquele cuja imagem e o ofício foram apagadas da história clássica do desenho, a sessão convida o público para um momento de imersão e ebulição artística. O momento é estudo e deleite sobre o desenho e o movimento.
Sobre o projeto aBarca
É um projeto da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult) que promove a expansão de atividades de formação básica em artes para o interior do Ceará desde 2022. Financiado pelo Fundo Estadual de Combate à Pobreza (FECOP) e executado pela Escola Porto Iracema das Artes, o projeto consiste na realização de percursos formativos de iniciação às artes, nas linguagens de Artes Visuais, Audiovisual e Teatro, para jovens entre 15 e 29 anos, em situação de vulnerabilidade social, residentes nos municípios de Fortaleza (Bairros Vicente Pinzón e Curió), Caucaia, Maranguape, Maracanaú, Itapipoca, Sobral, Quixadá, Iguatu, Crato e Juazeiro do Norte, com perspectiva de expansão para outros municípios.
Sobre a Em 2 Cia. de Dança
A Em 2 Cia. de Dança realiza estudos aplicados em dança e performance desde 2004. Idealizada por Felipe Araújo, bailarino, pesquisador do movimento e das representações do corpo nas artes visuais, vem atuando de forma híbrida entre as linguagens, participando ativamente da programação cultural em mostras de dança e artes, em parceria com diversos artistas da cidade e do mundo. Atualmente tem tratado as questões do(a) modelo vivo propositivo, e a desobjetificação do corpo do(a) modelo, estudo das narrativas gestuais entre a pausa e a microdança.
Sobre Ayan Curumim
Artista do corpo e pesquisadore do movimento, experimentando na dança contemporânea os caminhos para uma corporeidade própria. Bailarine iniciade em modalidades de dança, teatro musical e circo nos primeiros momentos da sua pesquisa artística. Hoje também permeia outras áreas de experimentação, desde o som até a performance, dentre outras veias artísticas
Sobre a Escola
A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há dez anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.
Serviço
O quê: Projeto aBarca em Maranguape recebe sessão de Desenho Vivo com Modelo Propositivo
Onde: Casa CHA (Rua Mundica Paula 418, Centro- Maranguape)
Quando: sexta-feira, 01 de dezembro
Horário: 15h
Gratuito e aberto ao público