Foto: Divulgação
Criada e roteirizada por Luciana Vieira, Victor Costa Lopes e Wislan Esmeraldo, “Se Avexe Não” terá pré-estreia no dia 27 de fevereiro, às 19h, no Cineteatro São Luiz
Composta por um elenco 100% cearense, a série de comédia “Se Avexe Não” tem pré-estreia confirmada para o dia 27 de fevereiro, às 19h, no Cineteatro São Luiz. Criada por Luciana Vieira, Victor Costa Lopes e Wislan Esmeraldo, ex-integrantes do Lab Cena 15, a série conta o cotidiano de uma família cearense em plena crise econômica.
“Se Avexe Não” acompanha a trajetória de Selma, que finalmente está colocando sua vida nos trilhos quando, de repente, sua casa vira refúgio para os integrantes da sua família que vivem em eterna pindaíba. São eles: Divina, mãe de Selma, uma senhora espirituosa e afobada, que acabou perdendo a casa em um golpe, e Valdisney e seus dois filhos, que deixaram uma dívida de aluguel de dar inveja ao Seu Madruga.
Valdisney é um evangélico dramático e cheio de crises existenciais, ao contrário dos filhos, Silvanya, uma estudante de filosofia aplicada, com bom senso em excesso e extremamente julgadora, e Enzo, uma jovem aspirante a influencer. Apesar da escassez de espaço, a família Nobre se vira, ao longo da temporada, do jeito que pode. Frente à nova situação, a família se vê obrigada a se aventurar nas mais variadas atividades profissionais a fim de driblar a crise financeira que se instaura. Divina volta a trabalhar, agora como motorista de aplicativo, e Valdisney tenta voltar a atuar como chefe de cozinha, inclusive se arriscando como caçador de caranguejos em pleno mangue. No meio de tudo isso, acompanhamos o confuso cotidiano de Selma que se vira nos trinta para dar conta da sua complicada família, do seu novo relacionamento com Érica, da sua necessidade de aprender inglês para não perder o emprego e das suas atividades como atendente de uma pousada mixuruca que, para além de uma chefe francesa cheia de contradições, parece ter um chama para hóspedes pra lá de peculiares
A série conta com diversos ex-integrantes do Laboratório de Cinema da Escola Porto Iracema das Artes – equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerido pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) – na sua produção, a começar pelo trio de criadores. Luciana Vieira e Victor Costa Lopes fizeram parte da 3ª edição do Lab Cena 15, assinando o roteiro de “Natan”. Luciana também passou a exercer o cargo de consultora do laboratório a partir de 2018. Já Wislan Esmeraldo escreveu o roteiro de “O Rio” para a 2ª edição do projeto no ano de 2014.
Além de roteiristas, Luciana e Wislan também dividiram a direção dos episódios, que foram montados em conjunto por Victor Costa e Mariana Nunes Gomes, co-roteirista de “O Rio”. Outros participantes da 2ª edição do Lab Cena 15 integram a equipe, como Breno Baptista, roteirista de “Save the Date”, na função de 1º Assistente de Direção e Tarcísio Rocha Filho, roteirista de “Clandestinos”, como Diretor de Arte. A coordenadora do Laboratório de Dança da Porto, Bilica Léo, também participa da série integrando o elenco da produção.
“É muito significativo notar que a equipe da série Se Avexe Não é composta por vários profissionais que tiveram suas trajetórias marcadas pela passagem pelo Laboratório de Cinema. É quando comprovamos a relevância de uma política pública que investe com seriedade em formação para o audiovisual. Esses investimentos retornam em forma de obras consistentes, impulsionando a cadeia produtiva local”, reflete Manoela Ziggiatti, coordenadora do Lab Cena 15.
Produzida pela Orla Filmes, “Se Avexe Não” terá 10 episódios que serão exibidos semanalmente na TV Brasil (EBC) a partir de 6 de março, sempre às quartas-feiras, às 21h.
Via Lei Federal de Incentivo à Cultura, os Laboratórios de Criação da Porto Iracema das Artes contam com o Patrocínio Master da Solar Coca-Cola.
Sobre os Laboratórios de Criação
São espaços de experimentação, pesquisa e desenvolvimento de projetos culturais em cinco linguagens: Artes Visuais, Cinema, Dança, Música e Teatro. Funcionam em regime de imersão, por meio de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno das propostas previamente selecionadas. Os artistas recebem orientação de tutores e tutoras, que conduzem à qualificação dos projetos por meio de orientações individuais, além de oficinas, palestras e masterclasses pelo período de sete meses. Os laboratórios funcionam em regime de imersão, através de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno de propostas previamente selecionadas. Durante esse tempo, os artistas selecionados recebem ajuda de custo para que possam se dedicar integralmente ao desenvolvimento de suas propostas. Ao longo de dez edições, de 2013 a 2022, 555 artistas passaram pelos Labs e 2 21 projetos foram selecionados.
Sobre a Escola Porto Iracema das Artes
A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há dez anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.
SERVIÇO
O quê: Pré-estreia da série “Se Avexe Não”
Onde: Cineteatro São Luiz
Quando: 27 de Fevereiro
Horário: 19h
Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Arthur Albano (estagiário) | Supervisão e Edição: Gabriela Dourado (jornalista) | Publicado em 19 de fevereiro de 2024