Escola de Formação e Criação do Ceará

bsbindígena

Porto Iracema recebe seminário sobre pensamento indígena e desconstrução da colonialidade

tribosce
Foto: Iago Barreto Soares

A atividade gratuita e aberta acontece nesta quinta-feira, 28 de novembro, e contará com roda de Toré e realização de pinturas corporais com jenipapo

O Porto Iracema das Artes recebe, na próxima quinta-feira (28), o seminário “Cosmopolíticas indígenas: desconstrução da colonialidade”, que promove o debate entre cientistas, filósofos, pensadores indígenas e indigenistas. O seminário será aberto às 17h com uma roda de Toré, no pátio da Escola. As discussões acontecerão na sequência, no Estúdio de Audiovisual, às 18h.

O encontro discutirá as diferentes formas de sentir e compreender o mundo por meio da reunião de saberes da Academia e da floresta. Partindo do exercício da decolonialidade do pensamento, o seminário fará uma relação entre os saberes tradicionais e acadêmicos com a intenção de borrar as fronteiras e as hierarquias epistêmicas estabelecidas pela modernidade. Quem e o que podem compor o mundo comum dos povos ameríndios? Este questionamento, e muitos outros, serão tratados de modo criativo nas palestras.

Na programação, a antropóloga Rute Anacé apresentará o trabalho “Tabas, Roças e Lugares de Encantos: Construção e Reconstrução Anacé em Matões Caucaia – Ceará”, trazendo a rica história do seu povo. O cacique Roberto Ytaysaba Anacé abordará a espiritualidade indígena a partir da fala “Espiritualidade indígena Anacé: O sonho do cacique Antônio”. A artesã e escritora Telma Tremembé fará um relato a partir do tema “Resistência indígena Tremembé através do artesanato e da literatura”.

bsbindigena
Foto: Iago Barreto Soares

O evento contará, também, com palestras dos filósofos Emiliano Aquino e Henrique Azevedo, ambos professores são do Curso de Filosofia da Universidade Estadual do Ceará (UECE). O primeiro falará a partir do tema “Ailton Krenak e Walter Benjamin: crítica do progresso”; já o segundo docente discutirá “A visão subalterna sobre o índio: iluminismo e racismo em Kant”.

Além das palestras, artistas indígenas também estarão realizando pinturas corporais com jenipapo gratuitamente, mas com contribuição aberta.

Sobre Cosmopolítica
A Cosmopolítica, termo que nomeia o seminário, é uma expressão cunhada pela filósofa Isabelle Stengers que alude à ideia de que fazer ciência e fazer política é “criar mundos”. Portanto, é sobre os “mundos ameríndios” dos povos indígenas que o seminário designa seu plano de articulação e reflexão, visando reabilitar o conceito de cosmo ou cosmovisão em sua potência de variação.

Sobre a Escola
O Porto Iracema das Artes é uma instituição da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará, sob gestão do Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há seis anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

Serviço

O quê: Porto Iracema recebe seminário sobre pensamento indígena e desconstrução da colonialidade
Quando: Abertura a partir das 17h. Palestras às 18h.

Onde: Pátio e Estúdio de Audiovisual do Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, nº 160 – Praia de Iracema)
GRATUITO

 

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Rafaela Leite

Publicado em 25/11/2019