Escola de Formação e Criação do Ceará

portoiracema_iked-01

Porto Iracema realiza nesta sexta-feira (4) lançamento de livro com debate sobre Políticas Públicas para o Audiovisual

Capa Cinema brasileiro - Marcelo Ikeda - ALTA

 

 

O Porto Iracema das Artes recebe, nesta sexta-feira (4), às 19h, a mesa de debates As Políticas Públicas para o Audiovisual, com entrada gratuita. A mesa terá como debatedores Alfredo Manevy (SP Cine), Paulo Linhares (Dragão do Mar) e Marcelo Ikeda (Câmara Setorial do Audiovisual). Com a proposta de também refletir sobre as possíveis parcerias entre a ANCINE e os governos locais, o evento tem como maior objetivo reconhecer e estimular o potencial econômico e criativo do audiovisual paulista e seu impacto em âmbito cultural e social. Apóso debate, haverá o lançamento do livro O cinema brasileiro a partir da retomada: aspectos econômicos e políticos, de Marcelo Ikeda.

A mesa de debate fará uma análise sobre o atual cenário do mercado e das políticas públicas que contemplam o audiovisual brasileiro, especialmente sobre as possíveis sinergias entre as políticas federais e regionais. Um dos cases que será abordado é o da SP Cine, que atua como um escritório de desenvolvimento, financiamento e implementação de programas e políticas para os setores de cinema, tv, games e web. A empresa é uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e o Ministério da Cultura, por meio da ANCINE (Agência Nacional do Cinema). Assim, o debate fará uma reflexão sobre as possibilidades da política audiovisual no estado do Ceará, envolvendo uma aproximação das associações de classe da sociedade civil, como exemplo o Fórum do Audiovisual e Câmara Setorial do Audiovisual, com o governo do Estado, além da perspectiva de projetos como o Programa Especial de Fomento (PEF) e a criação da Ceará Filmes.

O Fundo Setorial do Audiovisual (FSA), administrado pela Agência Nacional do Cinema (ANCINE), inaugurou um novo momento na política audiovisual, através do fomento direto e do investimento integrado na cadeia produtiva do audiovisual, movimentando cerca de R$600 milhões por ano. As políticas regionais são um complemento necessário a uma política de apoio federal. Assim, os estados e municípios de todo o país têm despertado iniciativas de apoio ao setor audiovisual. O FSA/ANCINE possui uma política de apoio às políticas regionais, com a complementação dos recursos dos investimentos locais.

Logo após o debate, haverá o lançamento do livro “Cinema brasileiro a partir da retomada: aspectos econômicos e políticos”, de Marcelo Ikeda. O livro traça um panorama das políticas públicas- sobretudo as cinematográficas- para o setor audiovisual brasileiro, compreendendo uma fase que vai de 1990 a 2014. A obra busca relacionar a mudança nas políticas culturais com as próprias transformações pelo Estado brasileiro. O livro é destinado a estudantes de Comunicação, Cinema e Audiovisual, assim como profissionais da área, estudiosos e quem tenha interesse na área.

 

Marcelo Ikeda

É professor do curso de Cinema e Audiovisual da Universidade Federal do Ceará (UFC). Mestre em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense 9UFF), sua dissertação, que originou esta obra, recebeu em 2012, o Prêmio Economia Criativa- Apoio s Estudos e Pesquisas, concedido pelo Ministério da Cultura. Marcelo também é cineasta, crítico de Cinema e curador de mostras e festivais de Cinema.

 

SERVIÇO:

As Políticas Públicas para o Audiovisual + Lançamento do livro: O cinema brasileiro a partir da retomada: aspectos econômicos e políticos de Marcelo Ikeda.

Quando: 04 de setembro, às 19h

Onde: Estúdio de Audiovisual do Porto Iracema das Artes

ENTRADA GRATUITA