Escola de Formação e Criação do Ceará

mostra-retrospectiva

Confira os selecionados para a oficina “Crítica Cinematográfica” na 3º Mostra Expectativa / Retrospectiva

mostra-retrospectiva

As salas de cinema do Dragão do Mar promovem a terceira Mostra Expectativa/Retrospectiva (2017/2016) , onde para o delírio dos cinéfilos, serão exibidos 87 filmes reunindo destaques do audiovisual do ano passado e antecipando lançamentos desse ano.

Os amantes da linguagem do audiovisual além de aproveitar a mostra, poderão se inscrever em oficinas relacionadas a esse universo. As oficinas “Festivais de cinema – produção e curadoria” com Eduardo Valente e Crítica Cinematográfica com Luiz Joaquim integraram a programação  e vão  acontecer no Porto Iracema das Artes.

Confira abaixo os dias e horários (vagas limitadas) 

Festivais de cinema – produção e curadoria – Confira abaixo os selecionados

Allan Gomes Menezes
Bruno Almeida Silva

Camila Beatriz Saldanha Maia
Camila Fernanda Costa Barbosa
Camila Vieira da Silva
Camilla Osório de Castro Cartaxo de Arruda
Caroline Louise Eliano de Souza
Carolinne Vieira da Silva
Elvio Franklin Menezes Teles Filho
Fátima Regina Portela de Menezes
Felipe Saraiva Freire
Francisco Fabricio da Cunha Alves
Francisco Josenildo Ferreira do Nascimento
Francisco Marcio Firmiano da Silva
Francisco Lucas Inocêncio Ferreira Leite
João Paulo Pinho Freitas
Jose Adriano Lima
Kennya Mendes
Lucas Negreiros Gomes
Maíra Suspiro
Marcos Antônio da Silva Ferreira
Maria Gislândia Barros de Paulo
Maria Helenita Aparecida Matos Marques
Natasha Pereira da Silva
Paulo Bernardo Benevides Costa
Pedro Emílio Themotheo Guilhon e Sá
Priscila Lima de Castro
Rafael de Jesus Gonçalves da Silva
Regiane Celia Pereira da Silva
Virginia Pinho

Facilitador: Eduardo Valente

Local: Auditório Porto Iracema das Artes

Dias: 12 ,13  e 14  de janeiro de 2017

Horários: Quinta e sexta: 9h às 12h e 14h às 18h / Sábado: 9h às 13h

Carga Horária – 12h

Vagas Ofertadas: 20 participantes

Resultado da seleção: dia 11

Ementa

Abordará noções gerais do trabalho de produção, curadoria e programação de filmes em eventos de Festival e Mostra de Cinema, discutindo tanto os desafios práticos como de formação e conteúdo envolvidos nas distintas funções profissionais exercidas nessa área bastante específica dentro do setor audiovisual.

Eduardo Valente

Cineasta, crítico e curador de cinema, formado em cinema pela UFF, com mestrado na USP. Dirigiu três curtas e um longa-metragem, todos exibidos em distintas mostras do Festival de Cannes, entre outros. Foi editor das revistas de crítica Contracampo (1998-2005) e Cinética(2006-2011). Fundador da Semana dos Realizadores (2009), fez curadoria para vários festivais do Brasil, entre eles o de Brasília em 2016. Entre 2011 e 2016 trabalhou como Assessor Internacional da Ancine. Atualmente é o delegado para o Brasil do Festival de Berlim.

Crítica Cinematográfica – Confira abaixo os selecionados

Camila Maraschin Medeiros

Cândido Matos Moreira Melo

Isadora Meneses Rodrigues

João Gabriel de Abreu Tréz

Gabriel Amora

Maria Emilly Guilherme Pinto de Melo Lopes

Mariana Araújo de Oliveira

Túlio de Oliveira Vasconcelos

Facilitador: Luiz Joaquim

Local Auditório Porto Iracema das Artes

Dias: 16 e 17 de janeiro de 2017

Horário: 13h30 às 17h30

Carga Horária 8h

Vagas ofertadas 8 participantes

Resultado da seleção: dia 15 de janeiro

Ementa

A oficina tem o objetivo de incentivar o pensamento crítico sobre o audiovisual a partir de aulas com o jornalista Luiz Joaquim, que abordará ideias e conceitos do universo da crítica cinematográfica, promovendo reflexões teóricas e exercícios práticos. Além dos encontros teóricos com o crítico, os selecionados irão vivenciar a prática da crítica cinematográfica durante a retrospectiva/expectativa. Os participantes terão entrada gratuita nas sessões da mostra para produzir críticas que serão veiculadas em blog do evento”.

Luiz Joaquim

Coordenador das salas de cinema da Fundação Joaquim Nabuco (Recife), jornalista e mestre em comunicação. Atuou como crítico de cinema para o Jornal do Commercio (2001) e Folha de Pernambuco de (2004 a 2016), além de editar o site que criou em 2007: www.cinemaescrito.com. Leciona na pós-graduação da Universidade Católica de Pernambuco desde 2006. Realizou, ainda, os curtas-metragens Eiffel (2008) e a animação O Homem Dela (2010). É jornalista formado pela Universidade Católica de Pernambuco. Atuou como repórter do caderno de cultura do Jornal do Commercio (Recife) entre 1999 e 2001. Ainda em 2001 passou a coordenar as salas de cinema da Fundação Joaquim Nabuco, onde atua até hoje.

Em 2004 defendeu mestrado em comunicação pela Universidade Federal de Pernambuco sobre a crítica de cinema no Brasil e no mesmo ano foi convidado a trabalhar na Folha de Pernambuco, onde permaneceu até 2016. Colaborou para outros jornais além de revistas como a Filme Cultura, Revista Nossa América (do Memorial da América Latina) e Continente entre outras. Leciona, desde 2006, na especialização da pós-graduação da Universidade Católica de Pernambuco no curso ‘Estudos Cinematográficos’.

Em 2007 criou o Site CinemaEscrito.com. pelo qual ainda publica sua produção crítica. Dirigiu seu primeiro curta-metragem – Eiffel – em 2008 quando expôs seu ponto de vista quanto a situação urbanística no Recife. Em 2010 rodou o segundo curta, O Homem Dela: uma animação a partir da obra de Edward Hopper e da música de Billie Holiday. Publicou artigos nos livros 100 melhores filmes brasileiros (2016); O Cinema Brasileiro Hoje – Ensaios (2015); Cinema Sem Fronteiras:15 anos da Mostra de Cinema de Tiradentes. Reflexões sobre o Cinema Brasileiro 1998-2012 (2012); Os Filmes que Sonhamos Vol. 1 (2011).