Escola de Formação e Criação do Ceará

Fotos-Micaela_Menezes-041

Porto Iracema divulga resultado de processo seletivo da residência Travessias de Criação Porto-Central 2025

Fotos Micaela Menezes 041

A seleção utilizou critérios como capacidade de invenção e relevância da ideia, trajetória artística do proponente e pertinência da proposta pessoal de travessia para definir resultado (Foto: Micaela Menezes)

A Porto Iracema das Artes — equipamento da Rede Pública de Equipamentos Culturais (RECE) da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult CE), gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) — divulga, nesta segunda-feira (08), o resultado do processo seletivo para a residência internacional Travessias de Criação Porto-Central 2025. A iniciativa, voltada para participantes e egressos dos Laboratórios de Dança e Teatro da Escola, é realizada em parceria com a Central Elétrica do Porto (CRL).

Nesta edição, uma equipe da CRL, sob supervisão da Porto Iracema, selecionou os projetos “Clemente”, de Andreia Pires, e “Maldita”, de Maria Epinefrina. A escolha ocorreu a partir de critérios como capacidade de invenção e relevância da ideia, trajetória artística do proponente e pertinência da proposta pessoal de travessia.

VEJA O RESULTADO AQUI

SAIBA MAIS SOBRE OS PROJETOS SELECIONADOS

“Clemente”, de Andreia Pires

Resumo: A partir da morte de Ivoneide Clemente, mãe de Andreia, nasce o desejo de retomar, ativar, ficcionalizar a relação que existe entre seu corpo e a terra, entre a história de suas tias, que ainda vivem na roça, e o feminino, entre as mulheres que já não estão presentes e o tempo, ou a invenção que se constrói sobre ele. 

Sobre a artista: Andreia Pires é mestre em Artes pela Universidade Federal do Ceará, graduada em Artes Cênicas pelo IFCE, formada pelo Curso Técnico em Dança do CCDM. Pesquisa Performance, Dramaturgias e as suas relações com a história do corpo e da cena.

“Maldita”, de Maria Epinefrina

Resumo: É um projeto em dança que investiga um corpo cobra, de sereia, monstruoso, erótico, através de uma pesquisa de movimento ligada às danças sensuais e de alguns mitos e lendas que revelam mulheridades divinas, insurgentes e pecadoras, em uma composição coreográfica que reflita a herança da culpa, do castigo e do monstro que a figura feminina historicamente carrega no ocidente.

Sobre a artista: Maria Epinefrina é bailarina interdisciplinar, coreógrafa formada em dança pela Universidade Federal do Ceará e produtora cultural com produções autorais voltadas, em sua maioria, para a desenvoltura de espetáculos cênicos de dança e performance.

VIAGEM PARA PORTUGAL

Durante o período de realização da residência, entre 1 e 15 de novembro, as aprovadas viajarão para Portugal e desenvolverão, na sede da Central Elétrica do Porto, as obras solo propostas durante o processo seletivo. 

As passagens de ida e volta das artistas selecionadas e as hospedagens na cidade do Porto são garantidas pelo programa, assim como uma ajuda de custo no valor total de R$ 6.500 por pessoa. 

É importante reforçar que as selecionadas devem apresentar, até o dia 22 de setembro, uma cópia do passaporte válido à Porto Iracema das Artes. O não cumprimento desse prazo implicará na convocação dos suplentes ou, na ausência destes, dos candidatos subsequentes na lista de classificação, que deverão entregar a cópia do passaporte em até cinco dias corridos, contados a partir da convocação.

SOBRE A CRL – CENTRAL ELÉTRICA

A CRL – Central Elétrica é um centro de residências e criação artística instalado na antiga central termoelétrica do Freixo, em Porto (Portugal), que busca ressignificar este espaço industrial desativado, gerando novas formas de energia artística. Gerido pela companhia Circolando, o espaço funciona como um laboratório permanente, aberto à investigação, experimentação, criação e partilha, reunindo artistas de diferentes gerações, origens e linguagens. As artes performativas, do corpo e do movimento, são o foco principal, mas também há espaço para pensamento, música e cinema, sempre valorizando os cruzamentos disciplinares. A CRL-Central Elétrica desenvolve ações como criações, co-produções, residências, ciclos de programação, encontros, workshops e o Festival Volts, mantendo colaborações regulares com instituições culturais em Portugal e presença internacional em mais de 20 países.

SOBRE A PORTO IRACEMA DAS ARTES

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há nove anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

 

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Isabella Rifane (jornalista)  |  Supervisão e Edição: Gabriela Dourado (jornalista) |  Publicado em 8 de setembro de 2025