Search
Close this search box.

Escola de Formação e Criação do Ceará

Search
Close this search box.
Fotos-Micaela_Menezes-075

Porto Iracema das Artes recebe show de Mulher Barbada

portoiracemadasartes.org.br fotos micaela menezes 075

Evento gratuito e aberto ao público ocorre na sexta-feira, 25 de agosto, às 19h, no Pátio da Escola; programação celebra os 10 anos de atividades da Escola

A Escola Porto Iracema das Artes – equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) – recebe o show “Bárbara!”, de Mulher Barbada e banda, na sexta-feira, 25 de agosto, às 19h, no Pátio da Escola. O evento, gratuito e aberto ao público, integra a extensa programação em celebração aos 10 anos da Porto Iracema que movimenta as atividades da Escola até o final do mês de agosto.

O show traz repertório produzido pela artista Mulher Barbada, que integrou a 10ª edição do Laboratório de Música em 2022 e teve tutoria do produtor musical Guilherme Kastrup. Drag queen, atriz e cantora, Mulher Barbada traz uma apresentação influenciada pela Nova MPB, dentro do estilo “drag music”. Flertando também com a Tropicália em mistura de rock, samba, bossa nova e psicodelia.

A banda de Mulher Barbada é formada ainda pelos músicos Caio Castelo, que também integrou a 2ª edição do Laboratório de Música em 2014 com o projeto “Dois Olhos”, Dândara Marquês, Vládya Mendes e Joana Lima. A apresentação traz composições que abordam questões de gênero, sexualidade e representatividade

“A experiência do projeto no Laboratório Música consolidou a proposta – ousada e corajosa – de interpretar canções de autores cearenses, que fogem do óbvio e revela o cuidado de Rodrigo – Mulher Barbada – em construir seu repertório. O trabalho, dividido com uma banda praticamente feminina, de grande instrumentistas (Vládya, Joana e Dândara), sob a direção do talentoso Caio Castelo, culminou na tutoria transformada em verdadeira parceria com o grande músico e produtor Guilherme Kastrup”, explica Mona Gadelha, coordenadora do Laboratório de Música da Porto Iracema, sobre a experiência que deu origem ao show.

Via Lei Federal de Incentivo à Cultura, da Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, os Laboratórios de Criação da Porto Iracema das Artes contam com o Patrocínio Master da Solar Coca-Cola.

SOBRE OS LABORATÓRIOS DE CRIAÇÃO

São espaços de experimentação, pesquisa e desenvolvimento de projetos culturais em cinco linguagens: Artes Visuais, Cinema, Dança, Música e Teatro. Funcionam em regime de imersão, por meio de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno das propostas previamente selecionadas. Os artistas recebem orientação de tutores e tutoras, que conduzem à qualificação dos projetos por meio de orientações individuais, além de oficinas, palestras e masterclasses pelo período de sete meses. Os laboratórios funcionam em regime de imersão, através de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno de propostas previamente selecionadas. Durante esse tempo, os artistas selecionados recebem ajuda de custo para que possam se dedicar integralmente ao desenvolvimento de suas propostas. Ao longo de dez edições, de 2013 a 2022, 555 artistas passaram pelos Labs e 221 projetos foram selecionados.

Sobre a Escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há dez anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO

O quê: Porto Iracema das Artes recebe show de Mulher Barbada

Onde: Pátio da Escola (Rua Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema)

Quando: 25 de agosto de 2023 (sexta-feira)

Horário: 19h

Gratuito e aberto ao público

 

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Liv de Moraes (estagiária) | Supervisão e Edição: Marina Solon (jornalista) | Publicado em 11 de agosto de 2023