Search
Close this search box.

Escola de Formação e Criação do Ceará

Search
Close this search box.
Fotos-Micaela_Menezes-52

Porto Iracema das Artes recebe Seminário Ceará Filmes

Fotos Micaela Menezes 52

(Foto: Micaela Menezes)

Evento reuniu profissionais do setor audiovisual para conversar sobre a construção da Ceará Filmes

A Porto Iracema das Artes – Escola de Formação e Criação do Ceará que integra a Rede Pública de Equipamentos da Secretaria de Cultura do Ceará (Rece), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar – recebeu, nessa terça-feira (19), o Seminário Ceará Filmes, promovido pela Secretaria de Cultura do Estado (Secult). Durante o evento, a entidade pôde discutir, junto à profissionais do audiovisual cearense, as bases e diretrizes para a construção da Ceará Filmes, projeto cujo objetivo é estimular o desenvolvimento do setor audiovisual no território cearense.

Consultor da iniciativa, o cineasta Alfredo Manevy foi o responsável por iniciar o encontro, conduzindo uma apresentação sobre a metologia do seminário e o processo de criação da Ceará Filmes.

“Estamos começando [no evento] um processo de discussão dos diagnósticos e das diretrizes que vão justificar a criação dessa nova entidade. Vamos discutir a dimensão econômica da atividade e a geração de emprego e renda, além da dimensão artística, [que inclui] a formação de roteiristas, fotógrafos e da mão de obra técnica, que também é fundamental”, explicou ele.

Após a introdução, os profissionais presentes dividiram-se em três grupos de discussão: “desenvolvimento econômico”, “desenvolvimento artístico, acesso e inovação”, e “integração regional, internacionalização e transversalidade”. Os pontos levantados durante os debates contribuíram para a realização de um diagnóstico-base, que auxiliará na elaboração do projeto de diretrizes.

Para Manevy, os diálogos promovidos pelo seminário têm um papel significativo na construção da Ceará Filmes: “A gente tá discutindo com representantes de todo o Estado, de vários elos da cadeia criativa e produtiva do audiovisual cearense. Essa discussão é muito importante para que a Secult lidere o processo, dentro do governo do Ceará, de tramitação e envio do projeto de lei para a criação dessa futura entidade”, destacou o cineasta.

Além do encontro na Porto Iracema das Artes, o seminário também realizou, na segunda-feira (18), debates relacionados ao desenvolvimento da entidade no Museu da Imagem e do Som (MIS). 

A Ceará Filmes é um projeto estruturante pensado a partir de diretrizes e objetivos do  Programa Ceará Filmes, criado pela Lei n.º 17.857/2021, que institui o Programa Estadual de Desenvolvimento do Cinema e Audiovisual. O objetivo do programa o fortalecer os arranjos criativos e produtivos do setor, como meio de desenvolvimento econômico e da produção audiovisual do Estado, na cena nacional e internacional.

Dividido em sete eixos – Produção, Distribuição, Exibição, Preservação, Formação, Rede Institucional e Legislação -, a iniciativa é fruto de uma construção social e coletiva, das contribuições da sociedade civil, sobretudo da Câmara Setorial do Audiovisual vinculada à Adece, do Fórum Cearense de Cinema e Vídeo, entre outras instituições.

Lançado em 2017, o programa Ceará Filmes congrega o Edital Ceará de Cinema e Vídeo, a instalação de cinemas em dez municípios cearenses e o lançamento do edital TVC Ceará Inédito, em parceria entre Agência Nacional do Cinema (Ancine) e o Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult).

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Isabella Rifane | Supervisão e Edição: Gabriela Dourado (jornalista) | Publicado em 20 de novembro de 2024