Escola de Formação e Criação do Ceará

Porto Iracema das Artes recebe o II Chora Iracema – Circuito de Choro de Fortaleza

choro

 

O Dia Nacional do Choro é comemorado aos 23 de abril, em homenagem à data de nascimento de Pixinguinha, um dos responsáveis pela consolidação do Choro enquanto gênero musical. Pixinguinha foi instrumentista, compositor, maestro e arranjador, e alguns críticos o consideram como criador do que conhecemos atualmente como Música Popular Brasileira.

O II Chora, Iracema – Circuito de Choro de Fortaleza acontece nos dias 23 e 24 de abril,  como oportunidade de consolidar uma iniciativa que fortalece o gênero, valorizar os músicos cearenses que contribuem com a cena local e dialogar com as tribos urbanas (juventudes, movimentos, mulheres, gerações várias) na perspectiva do direito à cidade e do direito à cultura, além de promover processos de educação estética informal nas quais o direito à arte é vivenciado de maneira dinâmica e inclusiva.

A Escola Porto Iracema das Artes agora é um dos parceiros do projeto juntamente com o Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura/CDMAC, Centro Cultural Bom Jardim/CCBJ e Cine Teatro São Luís. O II Chora Iracema – Circuito de Choro de Fortaleza propõe uma programação rica e múltipla, a qual durante os dias 23 e 24 de Abril de 2016 fará soar o Choro nos mais variados recantos da cidade das 9h da manhã às 23h, com apresentações e vivências musicais nos bairros da Praia de Iracema, do Centro da cidade e do Bom Jardim.

Em 2016, a proposta é justamente uma homenagem à velha guarda do Choro cearense, aqui representada por Macaúba do Bandolim, Tarcísio Sardinha e Paulinho do Pandeiro, em diálogo com processos formativos em que a toda a ação de 2016 consolide a ambiência cultural necessária para que o Chora Iracema se expanda ainda mais nos anos vindouros.

O II Chora Iracema – Circuito de Choro de Fortaleza em homenagem à velha guarda do Choro cearense tem curadoria de Tauí Castro e Alfredo Barros e conta com a adesão de músicos, grupos e do público cearense pela qualidade apresentada desde o primeiro Chora, Iracema.

 

Mai informações aqui.