Escola de Formação e Criação do Ceará

Foto

Porto Iracema das Artes realiza oficina virtual “Corpas Gordas / Corpas Marginais: práticas de auto amor e movência dançante”

portoiracemadasartes.org.br labdanca22 corpas gordas marginais capa site

As inscrições seguem até o dia 16 de fevereiro, por meio de formulário online, e são ofertadas 12 vagas

Nos dias 22, 23 e 24 de fevereiro, a Escola Porto Iracema das Artes — instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM) — realiza a oficina “Corpas Gordas/Corpas Marginais: práticas de auto amor e movência dançante”, com a atriz e arte educadora paulista Gal Martins. A atividade é gratuita e as inscrições seguem abertas até o próximo dia 16.

As aulas acontecerão em formato virtual, pela plataforma Zoom, das 18h às 20h, com carga horária total de 6 horas/ aula. Ao todo, serão ofertadas 12 vagas. Qualquer pessoa interessada na temática pode participar, basta realizar a inscrição no formulário disponível AQUI. O resultado final será divulgado no dia 18 de fevereiro.

A proposta dos encontros parte da necessidade de se pensar um processo de diálogo entre a “corpa” marginal, gorda e feminina e os espaços simbólicos que ela ocupa no que diz respeito às suas potências e anseios no contexto da pandemia da Covid-19. Na oficina, participantes vão vivenciar exercícios de respiração, torção, tônus corporal, exercícios de criação, técnicas de glossolalia, entre outras possibilidades de estudos cênicos.

A ação acontece no âmbito do projeto “Gordanças”, das artistas Leidiane Pereira, Fátima Gomes e Cecília Maria, de Juazeiro do Norte. A pesquisa está sendo desenvolvida na 9ª edição do Laboratório de Criação em Dança.

Sobre a professora

portoiracemadasartes.org.br porto iracema das artes realiza oficina virtual corpas gordas corpas marginais praticas de auto amor e movencia dancante foto

Gal Martins é paulista, pensadora em dança, atriz, arte educadora, gestora cultural e cientista social. Em 2002 criou a Cia Sansacroma, grupo paulistano de dança contemporânea preta. Também criou em 2016 a Zona Agbara, grupo de dança formado por mulheres negras e gordas. Criou e sistematizou a metodologia de formação em dança denominada “A Dança da Indignação”. Em 2019 atuou como curadora e assessora artística da 13ª do programa Dança Contemporânea do Sesc TV, projeto que rendeu sua indicação ao Prêmio APCA em 2020. Atualmente também atua como Supervisora Artística Pedagógica do Programa Fábricas de Cultura.

Sobre o projeto “Gordanças”

Entre conexões e referências a partir de autores que abordam a dramaturgia do corpo gordo, o projeto opera entre questões sobre o corpo gordo na dança, dramaturgia contemporânea na mobilidade e a gordofobia. Pretende-se trabalhar a partir da subjetividade de mulheres gordas e o “não” capacitismo e “não” funcionalismo de suas atuações em dança. Pretende-se, ainda, investigar a história e vivência de artistas gordas e sua autorização na criação de suas dramaturgias de movimento no mundo.

Sobre a Escola

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação do Governo do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há oito anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO

O quê: Oficina “Corpas Gordas / Corpas Marginais: práticas de auto amor e movência dançante”, com Gal Martins
Quando: 22, 23 e 24 de fevereiro
Onde: Pela plataforma Zoom
Inscrições: até 16 de fevereiro pelo formulário online disponível AQUI.
12 vagas | Resultado da seleção: 18 de fevereiro
Gratuito

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Gabriela Moraes (estagiária), com supervisão e edição de Raphaelle Batista (jornalista) | Publicado em 01/02/2022.