Escola de Formação e Criação do Ceará

Porto Iracema das Artes realiza as audições do Laboratório de Música 2016 nos dias 26 e 27 de Abril

audicoes_flyer dia 1 audicoes_flyer dia 2

Nos próximos dias 26 e 27 (terça e quarta), a Escola Porto Iracema das Artes realiza, no anfiteatro do Dragão do Mar, as audições públicas dos 12 (doze) projetos classificados para a última fase do processo seletivo 2016 do Laboratório de Música. O evento é gratuito, aberto ao público e começa a partir das 19h.

A comissão de seleção, formada pela jornalista e produtora cultural Fabiana Batistela, o contrabaixista Jorge Helder e o jornalista especializado em música popular Lauro Lisboa Garcia classificou 12 projetos de 69 inscritos. Durante as audições, a comissão estará presente para avaliar e terão até o dia 28 de abril para definir os quatro (04) projetos que serão selecionados para formar a edição 2016 do Laboratório de Música.

Os projetos selecionados foram Àgua de Quartinha (Jorge Vasconcelos), Bob em pessoa (Ayrton Pessoa), Bendito Som das Quadras (Erivan Sales), Mad Monkees (Felipe Cazaux), Nayra Costa (Nayra Costa), O Banzo (Gustavo Portela), Procurando Kalu (José Carlos Filho), Poeira (Caio Gabriel), Rivera – Tritões (Bruno Santos), Regionalcontemporâneo (Andréa Santos), Sopro nas Escolas (Emerson Oliveira) e Tocata Livre (Raimundo Nonato). “Vale ressaltar a diversidade musical dos projetos inscritos, o que mostra um momento vigoroso da música cearense, na sua capacidade criativa de expandir influências de gêneros que perpassam da MPB ao jazz, do rock ao rap, do blues ao experimentalismo, entre muitos outros. O Laboratório de Música do Porto traduz essa diversidade, colaborando decisivamente para o desenvolvimento de carreiras artísticas, e chamando atenção para essa identidade musical cearense, que é a multiplicidade de talentos”, declara Mona Gadelha, coordenadora do Laboratório de Música.

Os Laboratórios de Criação da escola, além da música, também abrangem o teatro, a dança, as artes visuais e o audiovisual. A exemplo dos anos anteriores, os Laboratórios trabalham como espaços de criação, experimentação, pesquisa e desenvolvimento de projetos culturais nessas linguagens e funcionam em regime de imersão, através de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno das propostas previamente selecionadas. Os alunos recebem orientação de consultores/tutores, que conduzem a qualificação dos projetos, através de orientações individuais, oficinas, palestras e master class. Os Laboratórios de Criação, que realiza sua quarta edição, já desenvolveu 60 projetos entre roteiros para cinema, peças de teatro, shows musicais e cds, espetáculos de dança e exposições envolvendo mais de 180 artistas.

COMISSÃO DE SELEÇÃO

Fabiana Batistela – Formada em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing e começou sua vida profissional como repórter da Revista Bizz. Em 2002, fundou a Inker Agência Cultural, empresa especializada em assessoria de comunicação para artistas e eventos de música, assim como consultoria, idealização e produção de projetos. Com um currículo vasto, a agência já realizou diversos eventos e projetos dedicados à nova produção musical brasileira e inúmeras turnês de bandas internacionais no Brasil. Fabiana também é diretora geral da Semana Internacional de Música de São Paulo (SIM São Paulo/www.simsaopaulo.com).

Jorge Helder – Músico contrabaixista cearense, ingressou na música aos 9 anos de idade, tendo como professores seu pai com o bandolim e sua tia no violão. Ainda morando em Fortaleza, aos 16 anos, entra para o grupo musical do colégio em que estudava, iniciando sua carreira como baixista. Nesse mesmo período teve a oportunidade de acompanhar diversos artistas cearenses, como Teti e Rodger, Calé Alencar e Mona Gadelha, entre outros. Em 1982 muda-se para Brasília e ingressa na Escola de Música de Brasília (EMB), onde estudou contrabaixo acústico erudito. No período em que morou no Distrito Federal, acompanhou Rosa Passos, Cassia Eller, Zélia Duncan, Marco Pereira e muitos outros grandes músicos locais. Em 1986 muda-se para o Rio de Janeiro para acompanhar a cantora Sandra de Sá, Marcos Valle e continuar seus estudos de contrabaixo erudito com o mestre Sandrino Santoro. Nos anos seguintes, Jorge Helder tem oportunidade de participar em shows e gravações de CDs de grandes artistas nacionais e internacionais: Maria Bethânia, Nana Caymmi, Gal Costa, Edu Lobo, Francis Híme, Adriana Calcanhoto e Chico Buarque, de quem se tornou parceiro de algumas músicas.

Lauro Lisboa Garcia – Jornalista especializado em música popular, formado pela Universidade de Mogi das Cruzes desde 1980. Foi editor-assistente, repórter e crítico dos jornais O Estado de S.Paulo e Jornal da Tarde e das revistas Época, IstoÉ e Visão, entre outras publicações sediadas em São Paulo. Como curador, consultor e jurado participou de projetos ligados a instituições e gravadoras, como Universal Music, Sesc SP, Funarte, TV Cultura, Natura Musical e Prêmio Sharp. Colaborou para diversos livros sobre música brasileira, além de séries de fascículos com CDs da Publifolha, como as de Tom Jobim, Elis Regina, Grandes Vozes, Soul & Blues. Atualmente é colaborador do jornal O Estado de S.Paulo, jurado do Prêmio da Música Brasileira, fotógrafo e produtor de shows.

 

SERVIÇO:

Audições – Laboratório de Música

Data: 26 e 27 de abril (Terça e Quarta)

Horário: 19h

Local: Anfiteatro do Centro Dragão do mar de Arte e Cultura

Mais Informações: 3219.5842