Nesta quarta-feira (26), em mais uma noite do 2º PIER, a Escola Porto Iracema das Artes recebeu o dramaturgo e professor Marcos Barbosa. A Master Class “Narrativa, dramaturgia e contemporaneidade: questões do trabalho do dramaturgo” foi realizada no auditório da Escola, às 19h30.
O tema do evento teve como objetivo refletir sobre questões éticas e estéticas da contemporaneidade, tanto do dramaturgo, quanto do espectador, principalmente no que diz respeito ao consumo e à produção de histórias e de que forma isso dialoga com a arte.
Barbosa, que é doutor em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia, enfatizou a importância da Master Class para os alunos da Porto Iracema, como uma oportunidade de confronto de ideias. “Vamos tentar investigar uma certa política, uma certa sociologia, uma certa história do trabalho do dramaturgo, para entendermos quem somos nós agora e o que devemos fazer como artistas”, afirmou.
Rute Barbosa, formada em Belas Artes pela Universidade de Fortaleza, acompanhou a debate e considerou o tema da palestra importante para o conhecimento da área e a lapidação profissional. “É importante o contato com pessoas de outras áreas, com outros olhares, outros modos da dramaturgia contemporânea”, explicou.
Além da palestra, Marcos Barbosa também ministra a oficina “A construção do personagem e do enredo da dramaturgia, até sexta-feira (28), pela tarde, para os alunos dos cursos básicos e do Projeto Irradiar.
Fotos do evento