Escola de Formação e Criação do Ceará

Foto_Ronaldo Junior

Porto Iracema das Artes realiza live “A Materialidade Sonora da Língua”, com Loreta Dialla e Ronaldo Júnior

Parceria com o Projeto Língua e Rumor, momento gratuito proporciona troca de conhecimento entre público e artistas-pesquisadores

A Escola Porto Iracema das Artes — instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) — realiza, junto ao Projeto Língua e Rumor, a live “A Materialidade Sonora da Língua”. A atividade ocorre nesta quinta-feira, 04 de maio, no formato online e tem início às 16h, no Youtube da Escola. Na ocasião, o professor e pesquisador Ronaldo Júnior, apresentará alguns dos principais parâmetros acústicos da fala, explorando implicações para a percepção de sons. Acessível em libras, a live fica disponível no Youtube durante 30 dias após a realização.  Acesse o canal em: https://www.youtube.com/@PortoIracemaDasArtes

Esta edição encerra uma série de três lives e busca abordar temáticas sobre a comunicação humana – mais especificamente, sobre a viagem do som entre a boca e o ouvido, um meio caminho entre a origem sonora na articulação do falante e seu ponto de chegada na interpretação do ouvinte.

A primeira live da série, “O texto tem que dar sede – A palavra polifônica”, com Loreta Dialla e Inês Terra, foi realizada no dia 8 de março. A segunda, “Esculpir a Voz”, com Loreta Dialla e Priscilla Menezes, foi realizada dia 29 de março e ficou disponível até o dia 29 de abril. A terceira, e última, fica disponível até dia 4 de junho.

 

SOBRE LORETA DIALLA

Atriz, performer, artista sonora e pesquisadora. Desde 1997 atua de modo transversal nas linguagens do teatro, performance, audiovisual e arte sonora. É mestranda em artes pelo Programa de Pós-graduação em Artes (ICA-UFC). Possui graduação em Teatro pelo (IFCE) e formação técnica pelo Curso de Arte Dramática (UFC). Nos últimos anos tem colaborado em projetos e produções de coletivos e artistas multidisciplinares. Desde 2010, integra o grupo Teatro Máquina. Participou de eventos e mostras em território nacional e internacional. Seus projetos e criações artísticas transitam entre os formatos de espetáculos cênicos, live performances, vídeos, álbuns e instalações sonoras. Das suas produções mais recentes estão as obras: Lacrimal, instalação sonora-visual realizada em parceria com o artista Sérgio Gurgel; Rarazu, paisagem sonora desenvolvida junto ao músico Ayrton Bob Pessoa; Trégua da Espécie e Conjunto Todo, vídeo-performances realizados em parceria com Alejandro Ahmed; e Lonsdaleita, álbum gravado juntos aos artistas sonoros Clau Aniz e Cozilos Vitor, lançado pela Suburbana.com. Atualmente integra o “Traceafera”, trio de música eletrônica, noise music e live code; e é co-idealizadora do Aterra Flecha – movimento de investigação em artes sonoras femininas.

SOBRE RONALDO JÚNIOR

Professor e pesquisador da UFC, bolsista de produtividade do CNPq, é doutor em Linguística pela Universidade de Brasília, com pós-doutorado pela Universidade Federal de São Carlos. Atua no Programa de Pós-Graduação em Linguística (PPGLin), e é o atual coordenador do GT de Fonética e Fonologia da ANPOLL (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Letras e Linguística). Tem experiência nas áreas de Linguística e Linguística Aplicada, com ênfase em Fonética e Fonologia, atuando principalmente nos seguintes temas: fonética acústica, aquisição fonológica, aquisição de segunda língua, e análise quantitativa de dados.

SOBRE O PROJETO LÍNGUA E RUMOR

LÍNGUA E RUMOR é um projeto de pesquisa, formação e publicação interessado nas poéticas, performatividades e metodologias de investigação do corpo-voz e suas interfaces com os campos sonoro-acústico, dramatúrgico e linguístico desenvolvido pela artista Loreta Dialla. Com uma dimensão laboratorial, o projeto apresenta um conjunto de ações que se definem por estudos práticos, ações formativas, publicação virtual e interlocuções artísticas junto a parcerias de artistas e pesquisadores das áreas da performance vocal; da linguística, com ênfase na fonética acústica; e da escrita, com o interesse em dramaturgias e textualidades para a cena. O projeto foi contemplado no XII Edital de Incentivo às Artes com apoio da Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. Lei no 18.012 de 1o de abril de 2022.

SOBRE A ESCOLA

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há nove anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO

O quê: Live “A Materialidade Sonora da Língua”, com Loreta Dialla e Ronaldo Júnior
Quando: 4 de Maio, quinta-feira, às 16h
Onde: no Canal do YouTube da Escola Porto Iracema das Artes
Gratuito e aberto ao público

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Beatriz Acioli (estagiária) com supervisão e edição de (jornalista) | Publicado em 03 de maio de 2023