(Foto: Isadora Ellery)
Exposição convida o público a refletir sobre as memórias e resistências presentes no “não-dito”
A Porto Iracema das Artes – Escola de Formação e Criação do Ceará, que integra a Rede Pública de Equipamentos da Secretaria de Cultura do Estado (Rece), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM – realiza, no dia 14 de fevereiro, às 19h, a abertura da exposição fotográfica “Territórios do não-dito”, instalação que convida o público a refletir sobre sutileza e resistência. O trabalho faz parte do Preamar – Fotografia, ação de encerramento do Programa de Formação Básica em Artes Visuais da Escola.
Gratuita e aberta ao público, a atividade propõe um passeio por memórias e resistências que habitam os espaços imaginários onde a palavra não chega. Na exposição, o não-dito se apresenta como potência, transformando-se em criações.
Por meio da combinação das fotografias com instalações feitas de diferentes materiais, as obras tecem narrativas relacionadas à ancestralidade, corpo e território. A abordagem permite que o público possa realizar interpretações próprias sobre os trabalhos, imaginando e completando o que não foi dito.
(Foto: Aracy Frutuoso)
“Territórios do não-dito” reúne obras do coletivo formado por Amaris Viera, Aracy Frutuoso, Brenda Miranda, Duda Rocha, Isadora Ellery, Monã Esú e Teo Aquino, jovens artistas que participaram do Programa de Formação Básica em Artes Visuais da Porto Iracema das Artes, passando pelo Preamar e pelo percurso “Fotografia e suas Artesanias”.
Durante o desenvolvimento do trabalho, o grupo teve tutoria em “Processos Criativos” com Fernando Maia da Cunha, “Arte Contemporânea” com Júnior Pimenta, “Expografia” com M. Dias Preto e Santiago Ridmuim, e “Montagem” com Edson Filho (Oggin). A turma ainda trocou conhecimentos com os artistas Beatriz Souza, Celeste, Iris Helena, Fernando Jorge, Jane Batista, Jean dos Anjos, Leo Silva, Mestre Júlio Santos, Sabrina Moura e Viviane Siade.
Os registros de “Territórios do não-dito” seguem expostos na Galeria Leonilson, na Porto Iracema das Artes, até o dia 7 de março.
SOBRE OS CURSOS BÁSICOS
O Programa de Formação Básica da Porto Iracema das Artes tem como objetivo a iniciação no mundo das artes. Está estruturado em percursos formativos nas áreas de Artes Cênicas, Artes Visuais e Audiovisual. O Programa de Formação Básica é destinado, prioritariamente, a pessoas entre 15 e 29 de idade, estudantes ou egressos da rede pública, com ensino fundamental concluído. Cada percurso das diferentes áreas oferece, em média, 25 vagas.
SOBRE A ESCOLA
A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, equipamento da Rede de Rede Pública de Equipamentos Culturais da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult Ceará), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há dez anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.
SERVIÇO
Exposição “Territórios do não-dito”
Quando: de 14/01/2025 a 07/03/2025
Onde: Galeria Leonilson, na Porto Iracema das Artes
Gratuito e aberto ao público
Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Isabella Rifane | Supervisão e Edição: Gabriela Dourado (jornalista) | Publicado em 05 de fevereiro de 2025