Escola de Formação e Criação do Ceará

220312_Mulheres em cena_Nutrir  a seiva da corpa_©Luiz Alves

Porto Iracema das Artes realiza Aula Aberta “Sampleando Dançares Ancestrais”, com Pedra Silva

A Escola Porto Iracema das Artes — instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult), gerida em parceria com o Instituto Dragão do Mar (IDM) — realiza a aula aberta “Sampleando dançares ancestrais”, com a artista e tutora da 10ª edição do Laboratório de Dança, Pedra Silva. A atividade ocorre na segunda-feira, 13 de Março, das 18h30 às 21h30, na Sala de Dança Wládia Torres, na Porto Iracema das Artes. São disponibilizadas 20 vagas a serem preenchidas por ordem de chegada.

O momento é um convite ao mergulho em metodologias de criação que foram pesquisadas dentro de “Eaí População!?”, projeto desenvolvido durante a 10ª edição do Laboratório de Dança da Escola. Tudo parte do questionamento de quantas populações moram na sua dança.

Neste sentido, a aula aberta “Sampleando Dançares Ancestrais” traz uma proposta de aprofundamento nas investigações que a artista e pesquisadora Pedra Silva vem realizando a partir da trança corpo-tecnologia-arquivo. A atividade pretende estudar, de forma compartilhada, os estados corporais, a composição de célula coreográfica e a improvisação por meio da ética dos terreiros e das manifestações populares.

Pedra Silva detalha a atividade. “Vamos estudar um tanto a relação de como os gestos dentro das manifestações negras e das expressões de culto afrobrasileiro religiosa, como eles podem se ligar, se intercruzar. E pensar essa relação de encruzilhada dessas danças, a partir da força vital, do axé delas e de gestos semelhantes que se repetem; seja o espirar, o rodar, o tremer, a descaída, a disritmia. Vamos estudar um tanto de como essas danças se costuram. E se costuram porque existe um corpo, que é o corpo negro, que é esse corpo território que consegue se correlacionar diante do tempo”, conclui.

 

SOBRE PEDRA SILVA

É uma travesti em retomada ancestral, macumbeira, artista, arte-educadora e pesquisadora das encruzilhadas. Yaô confirmada de Iemanjá no Abassá de Omolu e Ilê Iansã. Transita entre as artes da corpa e as sensitividades performáticas, o estudo das aparições e o processo de expansão espiralar da memória na presença em migração. Foi Guia de Travessia do Percurso Básico de Teatro Negro (PBTN). É brincante do Boi Canarinho. Coordena a Res. Art. Memórias Negre-Natives(3° ed) em parceria com o Ateliê Casa Mata. Graduanda do curso Lic. em Teatro do IFCE e integrante da Coletiva NEGRADA onde intercala estudos sobre arte, aparições e tecnologias.

 

SOBRE O PROJETO EAÍ POPULAÇÃO

“Eaí, população: teimosias, saberes e dançares” é sobre considerar a possibilidade de outros modos de criação em/com a dança. Do que a dança pode ser, ao invés do que a dança é. Através de procedimentos, numa pesquisa de movimento no Reggae, Funk, Hip hop dance, coco entre outras manifestações populares. Considerando uma produção de saberes, dizeres e dançares que tem como ponto partida corporeidades e materialidades periféricas.

 

SOBRE OS LABORATÓRIOS DE CRIAÇÃO

São espaços de experimentação, pesquisa e desenvolvimento de projetos culturais em cinco linguagens: Artes Visuais, Cinema, Dança, Música e Teatro. Funcionam em regime de imersão, por meio de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno das propostas previamente selecionadas. Os artistas recebem orientação de tutores e tutoras, que conduzem à qualificação dos projetos por meio de orientações individuais, além de oficinas, palestras e masterclasses pelo período de sete meses. Os laboratórios funcionam em regime de imersão, através de processos formativos de excelência, desenvolvidos em torno de propostas previamente selecionadas. Durante esse tempo, os artistas selecionados recebem ajuda de custo para que possam se dedicar integralmente ao desenvolvimento de suas propostas. Ao longo de dez edições, de 2013 a 2022, 555 artistas passaram pelos Labs e 221 projetos foram selecionados.

 

SOBRE A ESCOLA

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há nove anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

 

SERVIÇO

O quê: Aula Aberta “Sampleando dançares ancestrais”, com Pedra Silva

Quando: 13 de março, segunda-feira, 18h30 às 21h30

Onde: Sala de Dança Wládia Torres na Escola Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160, Praia de Iracema).

Público-alvo: artistas do corpo e pessoas interessadas nos estudos do corpo (+16)

Vagas: até 20 vagas a serem preenchidas por ordem de chegada

 

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Romã Salviano (estagiária) com supervisão e edição de Marina Solon (jornalista) | Publicado em 09 de março de 2023