Escola de Formação e Criação do Ceará

EXPO-Preamar-Artes-visuais-capa-site

Porto Iracema das Artes realiza a exposição CORPO-TERRITÓRIO: Vivências Paralelas

portoiracemadasartes.org.br porto iracema das artes realiza a exposicao corpo territorio vivencias paralelas expo preamar artes visuais capa site

A atividade faz parte do processo de criação de participantes da edição de 2021 dos Cursos Básicos de Artes Visuais

Na Porto Iracema das Artes — Instituição da Secretaria da Cultura do Ceará (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM), o termo “Preamar” se refere ao processo de criação artística que ocorre com objetivo de aprofundar os estudos desenvolvidos no Programa de Formação Básica da Escola, em referência ao período de maior turbulência das águas do mar. Nesta fase do percurso formativo estudantes vivem intensas experiências, singulares e coletivas, de produção do que foi anteriormente aprendido. Dentro das atividades do Preamar, no dia 5 de julho, às 18h, a turma de 2021 do Curso Básico em Artes Visuais realiza a exposição “CORPO-TERRITÓRIO: Vivências Paralelas”. A exposição segue aberta para visitação até o dia 05 de setembro.

A exposição, que será feita no Pátio e na Galeria Leonilson, ambos na Porto Iracema, contará com diferentes linguagens artísticas, mas em sua maioria haverá aproximações com a Fotografia. Participarão da exibição as seguintes pessoas artistas:

Caio Carlos – Fotografia – “Frívolo: O vazio in.visível”
Cauê Henrique – Instalação fotográfica – “Mural menina-macho: remontando memórias do corpo”.
Érika Nogueira – Fotografia, intervenção fotográfica e performance – “Encasulada” e “Memórias de um corpo-casa”.
Julia Catharina – Colagem, desenho e pintura – “Violentia Sacra“
Leh ( Letícia Sousa ) – Desenho digital – “UMBRA”
Lívia Emanuellen – Pintura digital “Os cãozinhos”, “Mainha de um cão”, “A pequena cão”, “Sentimentos de cão”, “Solidão de um cão” e “No colo de mainha”
Lívia Oliveira – Colagem – “Mapa Autocuidado”
Lucas Casemiro – Pintura e impressão sobre tecido – “CARTOGRAFIAS DO QUE RESTOU”.
Miguel Yiara – Desenho, Pintura e Instalação Fotográfica – “Presença da memória: no dançar pedras miúdas se transformam em montanhas”.
Mikael Agostinho – Fotografia – “QUANDO TE VEJO”
Samuel Lima – Fotografia – “Ninho”
Sandy Albuquerque – Fotografia – lambe – “Adianto”
Tilly Cassiano – Instalação fotográfica – “FotopaisArte”
Vitória Pereira – Fotografia – Fotografia “Ponto de Partida”
Wallison Azevedo – Fotografia com instalação – “ECO: As batidas que transformam o corpo!”

A abertura do evento será feita com falas das professoras Marília Oliveira, Linga Acácio e Eliana Amorim. Haverá ainda performance de Erika Nogueira, artista da exposição.

Para Caio Carlos, aluno do Percurso Básico de Artes Visuais, participar do Preamar e da exposição está sendo muito desafiador e, ao mesmo tempo, libertador, uma vez que a turma teve a oportunidade de materializar todos os desejos, anseios, sensações e emoções pessoais e coletivas. O artista reforça ainda que espera que outras pessoas possam vivenciar esse momento, que para ele está sendo único e transformador.

“A experiência de organização da exposição é algo novo e único para mim. Viver, aprender e concretizar essa ideia é dar voz e ouvidos a tudo aquilo que vivenciamos no decorrer dessa jornada, tendo em vista a longa imersão criativa e artística que o Preamar proporcionou. Com isso posso dizer que conseguimos levar a nossa arte, através de várias linguagens, para um outro lugar de realização. Um lugar único e primoroso” reforça Carlos.

SOBRE A ESCOLA

A Porto Iracema das Artes é a escola de formação e criação em artes do Governo do Estado do Ceará, instituição da Secretaria da Cultura (Secult) gerida pelo Instituto Dragão do Mar (IDM). Criada em 29 de agosto de 2013, há oito anos desenvolve processos formativos nas áreas de Música, Dança, Artes Visuais, Cinema e Teatro, com a oferta de Cursos Básicos e Técnicos, além de Laboratórios de Criação. Todas as ações oferecidas são gratuitas.

SERVIÇO

O quê: Porto Iracema das Artes realiza a exposição “CORPO-TERRITÓRIO: Vivências Paralelas”

Quando: terça-feira, 5 de julho, às 18h

Onde: Pátio e Galeria Leonilson, na Porto Iracema das Artes (Rua Dragão do Mar, 160 – Praia de Iracema)

Gratuito e aberto ao público

Assessoria de Comunicação Porto Iracema das Artes | Texto: Gabriela Moraes (estagiária) com supervisão e edição de Marina Solon (jornalista) | Publicado em 28 de junho de 2022