A 6ª edição do Baião Ilustrado acontece na próxima semana, entre os dias 25 a 28 de março, na Escola Porto Iracema das Artes. O encontro de ilustração é realizado em Fortaleza desde 2009, promovendo trocas de saberes sobre diversos processos de ilustrações, linguagens e suportes. O Baião Ilustrado chega à Escola como parte do programa Portos do Conhecimento.
A exposição “Cadernos do Artista” abre o evento no dia 25, a partir das 17h. Dividida entre o pátio interno e o laboratório de informática, a mostra reúne sketchbooks, ou cadernos de esboços, de quinze ilustradores. Já no dia 26, acontece a oficina “Escultura e desenvolvimento de personagem (toy art)”, com Assis Filho, que foi um dos finalistas a bolsa de estudos na The Florence Academy of Art, em Florença na Itália.
No dia 27, Julião Jr., do Estúdio Mono, conduz o workshop “Encadernação Artística”, e o chargista Thyago Cabral ministra a oficina “Charge, cartum e caricatura”. No mesmo dia, o quadrinista e animador Rafael Coutinho realiza a palestra “Quadrinhos e crowfunding: novos negócios”.
O encerramento do VI Baião ocorre na sexta-feira, dia 28, com a Oficina de “Criação de quadrinhos experimental”, ministrada por Rafael Coutinho (SP). Logo mais a noite, às 19h, realiza-se a II Batalha de Ilustradores, na qual oito artistas receberão tema, materiais e tempo específicos para colocar a imaginação no papel. Quem decide o vencedor da batalha é o público presente.
As peças produzidas na Batalha, juntamente com obras cedidas pelos artistas convidados, farão parte do Leilão da Solidariedade. Através da página do Baião Ilustrado no Facebook, os interessados podem dar seus lances com base em unidades de livros infantis. Ao final, os livros serão doados para escolas da rede pública de ensino.
Para mais informações sobre dias e horários das oficinas e palestras do VI Baião Ilustrado, confira a programação abaixo.